terça-feira, 7 de julho de 2009

Cientistas descobrem "fonte da juventude" em caverna de morcegos

via Diário da Saúde
Cody Mooneyhan

Cientistas da Universidade San Antonio, no Texas, Estados Unidos, estão estupefatos com uma nova descoberta que poderá levar a um dos avanços mais importantes na história humana - a possibilidade de aumentar o tempo de vida das pessoas.

A descoberta, que virou capa da edição de Julho do renomado The FASEB Journal, mostra que um dobramento adequado de uma proteína ao longo do tempo de vida dos morcegos explica porque esses animais vivem significativamente mais do que outros mamíferos de mesmo tamanho, como os camundongos.

'Em última instância, nós estamos tentando descobrir os mecanismos subjacentes que permitem que algumas espécies de animais tenham um tempo de vida longo, com a esperança de que possamos ser capazes de desenvolver terapias que permitam às pessoas envelhecerem mais lentamente,' disse Asish Chaudhuri, professor de bioquímica e um dos coordenadores da pesquisa.

'Talvez Juan Ponce De León não estivesse tão longe da verdade quando percorreu a Flórida em busca da Fonte da Juventude,' brinca Gerald Weissmann, editor da revista científica que publicou a descoberta. [Leia+]

"Depois de examinar as proteínas, os cientistas descobriram que as proteínas dos morcegos apresentavam menos danos do que as proteínas dos camundongos, indicando que os morcegos têm um mecanismo para manterem a estrutura adequada sob estresse extremo."

Nenhum comentário: