terça-feira, 7 de julho de 2009

Raios laser quebram molécula de água e produzem hidrogênio



via
Inovação Tecnológica
Agência Fapesp


Um grupo de pesquisadores italianos acaba de demonstrar o uso de lasers para produzir hidrogênio a partir de água sob alta pressão. Segundo os autores, o processo tem potencial para a produção de hidrogênio que pode ser usado como combustível.

O estudo será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Roberto Bini e seus colegas do Laboratório Europeu de Espectroscopia Não-linear, em Florença, estudaram misturas gasosas e usaram espectroscopia para identificar as moléculas resultantes do uso do laser.

A espectroscopia é um método para análisar substâncias a partir da interpretação de seus espectros de emissão ou absorção de radiações eletromagnéticas.

Radicais hidroxila, produzidos pela fotodissociação de moléculas de água por radiação próximo à ultravioleta, em temperatura ambiente e pressões de alguns décimos de 1 gigapascal, podem ser usados com sucesso para promover reações químicas em misturas de água com monóxido de carbono ou hidrogênio', descreveram.

A água, por si só, também não se dissocia em hidrogênio e oxigênio, provavelmente porque os radicais se recombinam muito rapidamente. Com a fotoativação das reações por meio dos lasers, as condições de pressão exigidas não são mais tão altas a ponto de serem inviáveis. [Leia+]

"Os autores destacam que a irradiação pressurizada em reatores de grande volume poderá ser usada para processos químicos sustentáveis, entre os quais a geração de hidrogênio para uso como combustível."

Nenhum comentário: