sexta-feira, 24 de julho de 2009

Espanha inaugura maior telescópio infravermelho do mundo



via
Yahoo! Notícias

O Grande Telescópio das Canárias (GTC), maior telescópio ótico-infravermelho do mundo, foi inaugurado oficialmente nesta sexta-feira na ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias, pelos reis da Espanha e por representantes do México, país sócio do GTC.

O telescópio ultramoderno, situado no observatório de Roque de los Muchachos, a 2.400 metros de altura, possui um espelho circular de 10,4 metros de diâmetro que permitirá a observação de galáxias longínquas ou a busca por planetas desconhecidos no universo.

Esta é "a maior máquina do tempo do planeta", com uma "capacidade de visão insólita, equivalente a quatro milhões de pupilas humanas", segundo o promotor do projeto, o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC).

Além disso, o telescópio é "a maior infra-estrutura científica jamais construída na Espanha", que atualmente é "a nona nação científica do mundo e a oitava em astronomia", comemorou a ministra de Ciência e Inovação, Cristina Garmendia. [Leia+]


"México e Estados Unidos são parceiros da Espanha na construção e no funcionamento do GTC, que custou 104 milhões de euros - 90% deles investidos pela Espanha, ajudada por fundos europeus."

Nenhum comentário: