sexta-feira, 3 de julho de 2009

Hormônio da fome ajuda a entender a dependência de álcool



via
Mente e Cérebro
[Da Agência Fapesp]

Um hormônio produzido no estômago e que induz a fome parece ter um papel importante no desenvolvimento da dependência do álcool, segundo estudo que será publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Descoberta há dez anos, a grelina tem chamado a atenção de neurocientistas. Ela ajuda o organismo a controlar o peso, fazendo parte de um complexo sistema que regula a ingestão de alimentos e o consumo de energia.

Na nova pesquisa, pesquisadores da Universidade de Gotemburbo, Suécia, descrevem que a administração desse hormônio em camundongos levou a um aumento no consumo de álcool. Por outro lado, ao bloquear a ação da grelina constataram uma diminuição na ingestão da droga.

Como esses mecanismos parecem mediar a recompensa no caso da ingestão de alimentos e de bebidas alcoólicas, os pesquisadores do novo estudo estimaram que a grelina poderia mediar a dependência de álcool. [Leia+]

"Estudos anteriores haviam identificado a presença de receptores de grelina em áreas específicas do cérebro que têm papel importante no sistema responsável pela sensação de recompensa."

Nenhum comentário: