sexta-feira, 3 de julho de 2009

Três novas espécies de dinossauros são descobertas na Austrália



via
G1 [Ciência e Saúde]
Da BBC

Paleontólogos australianos anunciaram a descoberta de três espécies de dinossauros cujos fósseis foram escavados na chamada formação Winton, uma região rochosa do período Cretáceo localizada no estado de Queensland, nordeste do país.

Uma das espécies, o carnívoro Australovenator wintonensis, foi descrita como um predador com três garras penetrantes em cada pata, maior e mais temível que o Velociraptor.

As outras duas espécies eram herbívoras: o Witonotitan wattsi era um animal magro e alto, semelhante a uma girafa, enquanto o Diamantinasaurus matildae tinha formas mais corpulentas, como um hipopótamo. Ambos eram titanossauros, as criaturas mais pesadas que já viveram na Terra.

Batizados em referência aos titãs da mitologia grega, foram os últimos saurópodes do período Cretáceo, cerca de 100 milhões de anos atrás.

Banjo (o Australovenator) e Matilda (o Diamantinasaurus) - possivelmente predador e presa - foram
encontrados juntos em um lago de 98 milhões de anos, afirmaram os cientistas. [Leia+]

"Uma melhor compreensão da história dos dinossauros na Austrália é crucial para entender a geografia paleontológica global do grupo dos dinossauros, incluindo grupos que anteriormente se considerava terem origem em Gondwana (o supercontinente do hemisfério sul), como os titanossauros e os carcarodontossauros."

Nenhum comentário: