terça-feira, 14 de julho de 2009

Rússia conclui isolamento de 105 dias que recriou com sucesso missão a Marte



via
Yahoo! Notícias
MOSCOU (AFP)

Seis voluntários encerrados em Moscou desde 31 de março em uma instalação completamente isolada do mundo exterior para recriar as condições de um voo habitado ao planeta Marte concluíram nesta terça-feira sua experiência de 105 dias.

O objetivo do experimento era estudar os efeitos psicológicos e fisiológicos de um longo período de isolamento, especialmente sobre o estresse, a regulação hormonal, a imunidade, a qualidade do sono e o humor da tripulação.

Enquanto seu módulo permanecia em terra firme, no Instituto Russo para os Problemas Biomédicos (IBMP) de Moscou, o teste recriou as condições exatas de uma missão real a Marte, incluindo um pouso na superfície marciana, demoras de 20 minutos nas comunicações e situações de emergência inesperadas.

Os seis viveram estes três meses uma instalação de 550 metros cúbicos e com diminutos cômodos individuais, de um máximo de 3,2 metros quadrados. [Leia+]


"A próxima etapa, programada para o fim do ano, consistirá em fechar seis pessoas no módulo durante 520 dias, a duração total estimada de uma missão a Marte. Na melhor das hipóteses, um voo de ida e volta da Terra a Marte, que a Agência Espacial Europeia acredita que terá condições de realizar em 2030, levaria 520 dias: 250 para a ida, 30 no local e 240 para a volta."

Nenhum comentário: