segunda-feira, 13 de julho de 2009

Macaco move braço mecânico com a força do pensamento testes com seres humanos começam em 2010



via G1

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, conseguiram fazer um macaco movimentar um braço mecânico apenas com a força da mente. O projeto promete revolucionar o tratamento de milhões de pessoas paralisadas.

O animal foi adestrado e aprendeu a mandar comandos diretamente do cérebro para mexer o braço robótico. Ele conseguiu fazer diferentes movimentos com a mão mecânica - até como se estivesse girando a maçaneta de uma porta. Como recompensa ganhou um gole de água.

Os cientistas da Universidade de Pittsburgh implantaram um chip de quatro milímetros na parte do cérebro responsável pelos movimentos motores. Eles ligaram eletrodos na cabeça do macaco e fizeram um computador interpretar os sinais cerebrais enviados para movimentar o braço robótico. [Leia+]

"Os testes com humanos começam no ano que vem. Os pesquisadores querem provar que a tecnologia é segura e pode ajudar pacientes com algum tipo de paralisia a ter mais autonomia. Um outro estudo, parecido, já está em testes. Pacientes tetraplégicos conseguiram mover o cursor do computador usando apenas o cérebro."

Nenhum comentário: