segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Angola abre regiões inexploradas aos caçadores de dinossauros

Foto: AFP


via
Yahoo! [Notícias]
LUANDA (AFP)

Angola, sinônimo de petróleo e de diamantes, oferece hoje outras riquezas inexploradas aos paleontólogos, sob a forma de raras ossadas de dinossauros, que uma longa guerra civil impediu de satisfazer a curiosidade dos cientistas.

"Angola, é o último território desconhecido para os paleontólogos", afirma Louis Jacobs, da Universidade Metodista de Dallas, Texas (EUA), membro de uma equipe internacional de caçadores de dinossauros que tem a missão de explorar esse país da África Austral.

As primeiras ossadas de dinossauros foram descobertas em Angola nos anos 1960.

A maior parte dos fragmentos de esqueletos encontrados permitiram recensear animais aquáticos - tartarugas, tubarões, plessiossauros (répteis do período Jurássico) e mosassauros (cretáceo superior), mais ligados às serpentes do que aos dinossauros, dentre eles um espécime único que foi chamado de Angolassauro. [Leia+]

"Os pesquisadores também esperam que os fósseis possam permitir a reconstituição dos movimentos das placas tectônicas e datar mais precisamente a formação do Oceano Atlântico, que separou a atual América Latina da África."


Nenhum comentário: