sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Componente do azeite de oliva pode prevenir e tratar Alzheimer

Diário da Saúde

O oleocantal, um composto encontrado no óleo de oliva extra virgem, e que já se sabia ter efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, altera a estrutura de proteínas neurotóxicas que contribuem para os efeitos debilitadores do Mal de Alzheimer.

Essa mudança estrutural destrói a capacidade dessas proteínas de danificar as células nervosas do cérebro. 'A descoberta vai ajudar a identificar medidas preventivas eficazes e levar a melhores tratamentos terapêuticos na luta contra o Mal de Alzheimer,' disse do Dr. Paul Breslin, do Monell Center, nos Estados Unidos.

Conhecidas como ADDLs (Amyloid Beta-Derived Diffusible Ligand), essas proteínas altamente tóxicas colocam-se entre as sinapses neurais do cérebro de pacientes de Alzheimer, impedindo o funcionamento normal das células nervosas, eventualmente levando à perda de memória, à morte da célula e à interrupção global do funcionamento cerebral.

Acredita-se que a ligação das ADDLs às sinapses nervosas é um primeiro passo crucial para o surgimento do Mal de Alzheimer. (...) O estudo contou com a participação da pesquisadora Fernanda de Felice, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. [Leia+]

" 'O oleocantal altera a estrutura da ADDL de uma forma que impede sua ligação às sinapses,' explica William L. Klein, coautor do estudo."

Nenhum comentário: