sábado, 10 de outubro de 2009

Finlandeses criam roupa que permite comunicação via satélite



via
Yahoo! [Notícias]
Por Luciana Alves

A empresa finlandesa Patria Aviation apresentou uma nova antena, construída usando somente tecidos e materiais flexíveis, que pode ser utilizada com eficiência para a realização de comunicações via satélite.

Segundo o site NetWorld , a tecnologia futurística, criada pela companhia com financiamento da Agência Espacial Europeia ( ESA ), lembra o sistema utilizado pelos tripulantes da nave Enterprise, do seriado Jornada da estrelas, que trocavam mensagens entre si com apenas um toque no emblema de seus uniformes.

Antenas flexíveis estão se tornando atraentes, pois os recentes desenvolvimentos na ‘computação de vestir’ abriram diversas possibilidades de integração de funções de comunicação sem fio nas roupas”, explica Rolv Midthassel, da ESA .

Na demonstração de lançamento, o protótipo da antena têxtil foi incorporado em uma insígnia da empresa costurada na manga de um uniforme, mas o dispositivo também pode ser inserido na parte interna de uma roupa qualquer, tornando-se completamente imperceptível. [Leia+]

"Em testes, a antena têxtil mostrou-se capaz de transmitir e enviar sinais de GPS e para a rede de telefones celulares via satélite Iridium, que permitem a realização de comunicações bidirecionais, tanto de voz quanto de dados. O protótipo mostrou-se totalmente funcional, mesmo em condições de flexão, embora uma dobra total diminua o rendimento da antena."

Nenhum comentário: