quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tilera anuncia processador com 100 núcleos



via
iG [Tecnologia]
Por Antonio Blanc

A Tilera Corporation, uma empresa norte-americana com sede em San Jose, na Califórnia, anunciou um novo processador voltado para os mercados de servidores, computação em nuvem, processamento multimídia e sistemas de telecomunicações. Batizado de Tile-GX100, o chip terá nada menos que 100 núcleos, todos rodando a uma velocidade de 1.5 GHz.

Os núcleos são baseados em uma variante da arquitetura MIPS (a mesma arquitetura RISC usada em vários aparelhos, entre eles toda a família PlayStation) e operam em 64 Bits. O consumo de energia deve ficar em 55 watts sob uso típico.

Segundo a Tilera, seu processador pode operar como um “cluster”, dividindo as tarefas entre os vários núcleos. Também há a possibilidade de cada núcleo rodar seu próprio sistema operacional. [Leia+]

"Infelizmente, o Tile-GX100 deve chegar ao mercado apenas em 2011. Segundo o site Good Gear Guide, o preço de cada chip, para compras em grande quantidade, deve ficar entre US$ 400 e US$ 1000. Também haverá versões com 16, 36 e 64 núcleos, que começam a chegar ao mercado um pouco antes, no final de 2010."

Nenhum comentário: