quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Xerox desenvolve novo meio para imprimir circuitos flexíveis
















via iG Tecnologia
Por Antonio Blanc

A Xerox anunciou, durante a conferência Printed Electronics 2009 em Dresden, na Alemanha, um meio para imprimir circuitos eletrônicos sob praticamente qualquer superfície, mesmo materiais flexíveis como filmes plásticos, o que pode revolucionar a forma como os “gadgets” são produzidos."

Segundo a empresa a técnica usa uma “tinta” condutiva à base de prata, que pode ser aplicada até mesmo com uma impressora jato-de-tinta comum.

A técnica não inclui a impressão de componentes, como resistores, transistores, capacitores ou chips, mas apenas das trilhas que os interligam. Ainda assim, poderia ser usada para imprimir, por exemplo, uma antena para celular que poderia ser embutida na manga da camisa, ou uma etiqueta de identificação RFID diretamente na contra-capa de um livro. [Leia+]

"Segundo a Xerox, a tecnologia já está disponível para avaliação por empresas interessadas, e a produção em larga escala não está longe. A descoberta abre também a possibilidade de facilitar, a médio prazo, a construção caseira de eletrônicos por inventores e entusiastas."

Nenhum comentário: