segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cern anuncia 1ª colisão de partículas no Grande Colisor de Hádrons (LHC)

via Terra
FotoThe New York Times

O primeiro choque de partículas no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o acelerador gigante do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), foi registrado na tarde desta segunda-feira.

As primeiras colisões de partículas foram observadas durante a tarde desta segunda-feira: 'É uma grande vitória por termos percorrido um longo caminho em tão pouco tempo', declarou Rolf Heuer, diretor-geral do Cern.

'Foi uma festa na sala de controle (...) todo mundo comemorou quando ocorreram as primeiras colisões!' - comentou Jurgen Schukraft, porta-voz da equipe.

O LHC, uma joia científica que custou 3,76 bilhões de euros e que deve permitir progressos sobre o conhecimento da matéria e a origem do universo, teve sucessivos problemas após entrar em serviço, no dia 10 de setembro de 2008.

O circuito mede nada menos que 27 km e está a 100 metros sob a terra, em uma região da fronteira entre França e Suíça, passando pelo território dos dois países. [Leia+]

"Os sinais (gerados pelas colisões de partículas) que vimos são magníficos', disse Andrei Golutvin, outro porta-voz do CERN. O maior acelerador de partículas do mundo, que funcionou por apenas algumas horas, em setembro de 2008, antes de apresentar um grave problema, voltou à atividade nesta sexta-feira passada."

Nenhum comentário: