terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cientistas criam novo modelo do universo usando supercomputador que faz mais de um quatrilhão de operações por segundo



via
Geek
Por Luciana Alves

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL), EUA, criaram um modelo espacial com uma das maiores simulações da distribuição de matéria no universo, usando o Roadrunner, o supercomputador mais rápido do mundo.

Em nota à imprensa, o cientista Salman Habib, do Laboratório Nuclear e Física de Partículas, Astrofísica e Cosmologia afirmou que o modelo de universo criado pelo Roadrunner fornecerá uma descrição mais completa e mais precisa do universo observável, auxiliando na elaboração de futuros experimentos e na interpretação das pesquisas já em curso.

Para se ter uma idéia da grandeza do projeto, a unidade básica do modelo é uma partícula com uma massa de cerca de um bilhão de sóis (uma galáxia possui a massa de cerca de um trilhão de sóis), e, ao todo, possui 64 bilhões ou mais dessas partículas.

O modelo ajudará ainda a entender a dinâmica e a distribuição da “matéria escura” e da “energia escura”, responsável por 74 por cento da massa total de energia do universo, de acordo com o modelo padrão da cosmologia. [Leia+]


"O Roadrunner, produzido pelo laboratório em parceria com a IBM e a NASA, foi o primeiro computador a quebrar a barreira do petaflop (um petaflop equivale a um quatrilhão de operações por segundo)."

Nenhum comentário: