terça-feira, 3 de novembro de 2009

Teclado autolimpante usa luz ultravioleta para eliminar bactérias


via Terra [Hardware & Software]
foto Vioguard/Divulgação

O teclado, chamado de UVKB50, fica guardado numa espécie de gabinete quando não está em uso. Uma vez lá dentro, recebe raios ultravioletas, gerados por duas lâmpadas fluorescentes de 25 watts e distribuídos uniformemente sobre sua superfície por um refletor e um difusor. Nenhum hardware ou software adicional são exigidos para a utilização do aparelho.

O usuário é informado por LEDs quando a limpeza é concluída, mas o processo pode ser interrompido antes, caso seja necessário o uso do teclado. Para trazer o teclado para fora do gabinete, basta passar a mão por um sensor infravermelho.

Segundo o site Gizmag, um estudo da revista Which? Magazine concluiu que os teclados de computador podem hospedar bactérias mais prejudiciais e em maior quantidade do que um assento comum de vaso sanitário. No teclado usado durante os testes foi encontrado uma quantidade de bactérias 150 vezes maior do que o limite recomendado. [Leia+]

"O produto custa US$ 899 e já está disponível no Canadá. A Vioguard está aguardando a aprovação da FDA, órgão americano que regula a comercialização de produtos ligados à saúde, para iniciar as vendas nos Estados Unidos, o que está previsto para o início de 2010."

Um comentário:

Anônimo disse...

Que barato, velho! Imagino a quantidade de bactérias que tem no meu teclado de 2 anos de vida. Quantas mãos sujas (quem sabe, pés e bundas, também) já não pousaram sobre essas teclas! Pior, é que, depois de teclar o dia inteiro, às vezes costumo roer as unhas O.o

Eéééé... eu preciso desses teclado auto-limpante aí :P

Abraços o/