terça-feira, 17 de novembro de 2009

Supercomputadores com milhões de núcleos chegarão em 2018

via COMPUTERWORLD

O mundo da tecnologia presencia uma corrida além do desenvolvimento de tecnologias emergentes e inovações: o desenvolvimento de supercomputadores com poder bastante superior aos atuais, para resolver alguns dos problemas globais mais importantes, como mudanças climáticas e a necessidade de baterias para carros com duração muito longa.

Essas máquinas são vistas como a salvação, ao permitir que pesquisadores criem visualizações tridimensionais para executar infinitos ambientes, com número muito grande de detalhes. Estima-se que o desempenho necessário deve estar na escala de exabytes exascale, o que representaria um quintilhão (um milhão de trilhões) de cálculos por segundo. Para se ter uma ideia, cinco exabytes (EB) equivaleriam a todos os tons de cada palavra já pronunciada pela humanidade.

Os sistemas de exascale serão necessários para modelos climáticos de alta resolução, produtos de bioenergia e desenvolvimento de smart grids, além do design de fusão de energia. “Há sérios problemas de exascale que não podem ser resolvidos em qualquer tempo razoável com os computadores que temos hoje”, afirmou Bland. Afinal, por mais incrível que os sistemas de supercomputação sejam, eles continuam primitivos, além de ter formatos que consomem muita energia, espaço e dinheiro. [Leia+]

"O Departamento de Energia, responsável por financiar muitos dos maiores sistemas do mundo, planeja duas máquinas, para algo entre 2011 e 2013, com capacidade de aproximadamente 10 petaflops, segundo Bland. A escala de exabytes deve ser atingida em torno de 2018."

Nenhum comentário: