quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

'Super-Terra': Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra



via
Terra
arte David A. Aguilar


Um grupo de astrônomos descobriu um novo planeta muito parecido com a Terra, maior do que ela, e que poderia ter mais da metade de sua superfície coberta por água, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira na revista especializada Nature.

A 'Super-Terra', como está sendo chamado o planeta (cujo nome oficial é GJ 1214b), está a 42 anos-luz de distância em outro sistema solar, e seu raio é 2,7 vezes maior que o da Terra.

Sua descoberta, relatada no estudo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, representa 'um grande passo à frente' na busca por mundos semelhantes à Terra, estimou Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, que escreveu um comentário sobre a 'Super-Terra' na Nature. O que ainda falta descobrir é a composição gasosa de seu entorno, destacou.

Sua relativa proximidade torna possível estudá-lo a ponto de determinar sua atmosfera. 'Isso faria dele a primeira 'Super-Terra' com atmosfera confirmada.

Sua densidade sugere que 'é composto por cerca de três quartos de água e gelo, e um quarto é rocha', segundo a pesquisa. 'Há também fortes indícios de que o planeta possua uma atmosfera gasosa'.

Os cientistas calcularam a temperatura do GJ 1214b entre 120 e 280 graus Celsius - apesar da estrela central de seu sistema solar ter cerca de um quinto do tamanho do Sol.

'Apesar de sua temperatura alta, este parece ser um mundo de água', disse Zachory Berta, estudante que primeiro identificou indicações da presença do planeta.

'Para manter a densidade do planeta tão baixa assim é preciso que contenha grandes quantidades de água', afirmou Marcy. 'Deve haver uma enorme quantidade de água, pelo menos 50% de sua massa'. [Leia+]


'É muito menor, mais frio e mais parecido com a Terra do que qualquer outro exoplaneta', indicou Berta em uma nota. Exoplaneta ou planeta extra-solar é qualquer um localizado fora do nosso Sistema Solar.

Nenhum comentário: