sexta-feira, 28 de agosto de 2009

'District 9' [Trailer HD]

Vida pode ser possível em lua de Saturno, dizem cientistas brasileiros



via
Inovação Tecnológica
Vilma Homero [Faperj]

No experimento, os pesquisadores identificaram a formação de adenina, uma das quatro bases do DNA. Isso leva à pressuposição de que, sob determinadas circunstâncias, a possibilidade de vida em Titã é bastante real.

Com uma atmosfera que combina nitrogênio, metano e certa abundância de material orgânico, dizem os pesquisadores que Titã é, sob certos aspectos, mais parecido com a Terra do que qualquer outro objeto do sistema solar. E isso apesar de temperaturas superficiais baixíssimas, de cerca de 180 graus negativos.

Nele, há vulcões que expelem amônia e metano, lagos de metano e de etano, além de dunas de neve de metano e areia. O que nos parece um ambiente estranho, pode ser bastante similar à Terra em seus primórdios. E entender como a vida pode surgir em Titã nos levará a compreender também o que se passou na Terra depois do Big Bang. [Leia+]


"Na experiência atual, a equipe usou o Laboratório Nacional de Luz Síncroton, em Campinas, para simular o efeito da radiação solar na faixa dos raios X na atmosfera de Titã."

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Terapia genética impede passagem de problemas hereditários da mãe para o filho



via
Diário da Saúde
Agência Fapesp

Pesquisadores nos Estados Unidos desenvolveram uma técnica experimental com potencial para prevenir distúrbios hereditários passados de mãe para filho por meio do DNA mitocondrial. O estudo foi publicado nesta quarta-feira (26/8) na edição on-line da revista Nature e em breve será veiculado na edição impressa.

De acordo com os autores, da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon (OHSU, na sigla em inglês), a técnica deverá resultar no desenvolvimento de uma terapia genética. O objetivo desse tipo de terapia é prevenir doenças sérias em crianças antes do nascimento.

Segundo os cientistas, quando um óvulo é fertilizado por um espermatozóide durante a reprodução, o embrião herda quase que exclusivamente o material mitocondrial presente no óvulo. Com isso, qualquer mutação genética causadora de doenças presente no DNA mitocondrial da mãe pode ser passada para o filho.

O novo método desenvolvido pelo grupo norte-americano transfere os cromossomos da mãe para um óvulo doado cujos cromossomos foram removidos, mas que tem mitocôndrias saudáveis, impedindo que a doença passe de mãe para filho. [Leia+]

"Testes posteriores mostraram que, após o processo, praticamente não houve traços de transferência mitocondrial entre os animais. Isso demonstra, segundo os cientistas, que o experimento obteve sucesso ao isolar o material genético nuclear do material genético mitocondrial durante o processo de transferência."

Cientistas descobrem padrão de mutação genética em humanos



via
Terra

Um grupo de 16 cientistas da China e do Reino Unido descobriram que cada ser humano tem de 100 a 200 mutações acumuladas em seu código genético, sendo que a maioria não tem efeitos evidentes na aparência ou na saúde.

Estes são os resultados da primeira pesquisa direta sobre o padrão de mutação em DNA humano em nível individual, cujos resultados foram publicados nesta quinta-feira pela revista Current Biology.

O estudo demonstra que a maioria destas mutações é inofensiva. Entretanto, conhecer quais são e como se produzem pode ser muito útil, já que 'as mutações novas causam todo tipo de doença genética', explica o coordenador do estudo, Chris Tyler-Smith, membro do Wellcome Trust Sanger Institute. [Leia+]

"Mutações ocorrem ocasionalmente em cada indivíduo, mas agora, graças aos avanços tecnológicos, é possível averiguar exatamente sua regularidade. 'A quantidade de dados gerada seria inimaginável há poucos anos', explicou um dos líderes do projeto, o médico Yali Xue."

Técnica simples ensina pequenos truques para se lembrar de tudo



via Yahoo! Notícias

"Números de telefone, endereços, datas de aniversário, contas bancárias... Existe algum sistema simples para lembrar uma série de dados, nomes, números ou qualquer lista de elementos que não podem ser memorizados facilmente?

Este método não só existe mas também está ao alcance de todo aquele que se proponha a aprendê-lo e aproveitá-lo, assinala o especialista em mnemotécnica José Luis Sanz, porque 'muita gente não tem má memória, mas não sabe utilizá-la'.

A mnemotécnica ou mnemônica (vocábulo derivado dos termos gregos que designam 'memória' e 'técnica') consiste em uma série de procedimentos destinados a facilitar a lembrança de algo, recorrendo para isso à associação de outras ideias mais simples e frequentes que o tragam facilmente à memória." [Leia+]

"O especialista afirma que um dos recursos mais frequentes para favorecer a retenção consiste em fazer listas de palavras encadeadas através de associações ilógicas, exageradas, de movimento, muito visuais e frequentemente grotescas."

Cientistas israelenses conseguem reconstituir corações de ratos com células-tronco

Foto: AFP


via
Yahoo! Notícias
AFP

Os pesquisadores implantaram células-tronco de ratos recém-nascidos nas cobaias enfermas, transplantando com sucesso esses tecidos reconstituídos nas partes avariadas do coração.

Segundo o jornal Haaretz, é a primeira vez que um teste desse tipo tem sucesso com animais de laboratório. [Leia+]


"O estudo foi realizado pelo dr. Tal Dvir da Universidade de Beer Sheva e do americano MIT (Instituto Tecnológico de Massachussets), em cooperação com dois hospitais israelenses, tendo sido publicada na revista médica americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNADS)."

Chá verde pode diminuir a propagação do câncer de próstata, diz estudo



via
Portal do Coração
Fonte Cancer Prevention Research

Um estudo recente demonstrou que compostos ativos encontrados no chá verde podem diminuir a progressão do câncer de próstata. Estes compostos diminuem os níveis de certas proteínas que favorecem o crescimento deste tipo de tumor.

Os níveis do hepatocyte growth factor (HGF) diminuíram em 18,9%, os níveis do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) em 9,9%, e o do antígeno prostático específico (PSA) em 10,4%. O HGF e o VEGF são produzidos quando os tumores se propagam e alguns pacientes apresentaram uma 'significativa' redução do seus níveis (mais de 30%), disseram os autores do estudo. [Leia+]

"Poucos efeitos colaterais foram relatados e a função hepática dos pacientes permaneceu normal. Os pesquisadores ressaltaram que o estudo foi pequeno, sendo desta forma, necessários mais estudos para confirmar estes resultados."

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Regra sobre cavernas começa a valer hoje no Brasil

Arte rupestre - Piauí


via Folha Online

MARTA SALOMON
da Folha de S.Paulo, em Brasília
.

Alvo de disputa entre empreendedores de hidrelétricas, mineradores, espeleólogos e ambientalistas, a proteção de cavernas no país terá novas regras a partir de hoje.

As normas para classificação das cavernas, que vão orientar o processo de licenciamento ambiental, detalham um polêmico decreto editado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Esse decreto supostamente ameaça 70% das cavernas do país e já é contestado por ação no STF (Supremo Tribunal Federal)."

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Companhia italiana lança coleção de sofás com design contemporâneo totalmente customizáveis



via Trendir

A companhia italiana Bonacina Pierantonio projetou essas coleções de sofás modulares. A linha de Sofás Elípticos criados por Giuseppe Vigano distingue-se por seus repetidos motivos elípticos com armação metálica laqueada. [Veja+]

"As coleções estão disponíveis em branco, preto ou mel e vêm com almofadas de assento de espuma de polietileno removíveis e são totalmente customizáveis."

Criatividade para reciclar peças e acessórios de informática



via
Uol Tecnologia

Boas idéias
transformam sucatas de informática em acessórios e objetos de decoração.

"Velhas peças e acessórios de computador deixam de ir para o lixo para se transformar em porta-copos, relógios, chaveiros e muito mais."

Design Concept: Laptop for professional designers




via
Yanko Design
Designer Victor Bivol
[Veja+]

Nanofio bioeletrônico conecta mundos biológico e eletrônico



via
Inovação Tecnológica

Pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, mesclaram nanofios metálicos com moléculas de lipídios, criando um novo tipo de dispositivo para estabelecer uma conexão entre equipamentos eletrônicos e organismos biológicos.

O feito mereceu a capa da última edição da revista Proceedings the National Academy of Sciences.

Embora a primeira utilidade que venha à mente para tais eletrodos sejam os implantes neurais, permitindo que as pessoas controlem equipamentos com instruções emitidas diretamente pelo cérebro, eles abrem novos caminhos para aplicações bem mais amplas e até exóticas, incluindo novos tipos de transdutores e formas avançadas de troca de informações no interior dos computadores.

O transístor é feito com nanofios, cujas espessuras são comparáveis às das moléculas biológicas. Esses nanofios são tão pequenos que os cientistas estão testando seu uso para conectar até mesmo moléculas individuais. [Leia+]

"Desta forma, é possível usar o transístor para ler informações sobre o transporte de moléculas de forma semelhante ao que os organismos vivos fazem, com a diferença de que, em vez do sinal ser lido por outro componente biológico, ele será lido eletronicamente pelo transístor."

Nanolitografia para chips do futuro



via
INFO Online

Ao criar feixes de plasma extremamente finos, pesquisadores conseguem chegar um passo mais perto de chips mais potentes.

Os atuais computadores utilizam a luz ultravioleta para transmissão de informações, mas essa tecnologia possui uma restrição: o comprimento de onda limita o tamanho do chip, impedindo que este fique muito pequeno. O problema de espaço faz com que pesquisadores cheguem ao limite de uma das “regras” não oficiais da computação moderna: a Lei de Moore.

Essa nova tecnologia é baseada em plasma, que gera luz ultravioleta extrema, mas a comprimentos de onda de 13,5 nanômetros, menos de um décimo do tamanho atual. [Leia+]

"O plasma é um material parcialmente ionizado, similar ao gás. Por causa de sua condutividade elétrica, os pesquisadores podem usar campos magnéticos para dar a ele diferentes formas, entre elas, os feixes."



Cern vai além do acelerador de partículas


via Estadão
Renato Cruz

Os principais experimentos da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) estão relacionados ao Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), um projeto que chegou a ser classificado como o maior experimento da física já realizado.

No entanto, a máquina - que pretendia recriar o Big Bang - quebrou logo após a inauguração e só deve voltar a funcionar em novembro.

Mas nem todas as pesquisas do Cern estão relacionadas ao famoso LHC, conhecido também como acelerador de partículas. Outro projeto, chamado de Alpha, pretende armazenar átomos de anti-hidrogênio, Outro projeto, o Cloud (Nuvem), tem como objetivo descobrir a influência dos raios cósmicos na formação das nuvens e, consequentemente, nas mudanças climáticas.

O Alpha tenta descobrir por que existe mais matéria que antimatéria no Universo. Logo após o Big Bang, quando a energia liberada começou a ser transformada em matéria, teoricamente as partículas e as antipartículas foram criadas na mesma quantidade. O motivo de a matéria ter vencido ainda é um mistério. Além do Alpha, a pesquisa no LHC vai procurar uma explicação para isso.

Já o Cloud prevê a construção de uma câmara avançada de nuvens e uma câmara de reator, que permitirão recriar as condições de temperatura e pressão de qualquer ponto da atmosfera. Todas as condições experimentais serão controladas, incluindo intensidade dos raios cósmicos. [Leia+]


"Os experimentos não relacionados ao LHC recebem menos recursos. São cerca de US$ 4,5 milhões por ano. Só o conserto do LHC custou US$ 27,5 milhões. A experiência consiste em fazer com que milhões de prótons percorram os 27 quilômetros dos túneis (entre a Suíça e a França) e se choquem. Essa aceleração das partículas ajudará a decifrar as leis que governam a evolução do Universo."

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atividade solar confunde o campo magnético terrestre

cortesia NASA/MSFC


via
Scientific American Brasil
Agência Espacial Européia

Pesquisadores descobriram que a atividade solar extrema comprime violentamente a magnetosfera terrestre e altera a composição de íons nessa região.

A prioridade agora é encontrar a forma como essas mudanças afetam satélites em órbita, incluindo o sistema de GPS.

Sob condições solares normais, os satélites de GPS orbitam dentro da magnetosfera – “bolha” magnética protetora criada pelo campo magnético da Terra.

Quando a atividade solar aumenta, a situação muda significantemente: gases comprimidos e partículas se tornam energizados, levando os satélites à exposição de doses mais altas de radiação que podem comprometer a recepção de sinais. [Leia+]

"Os resultados foram obtidos por meio de medições coordenadas realizadas in-situ, por quatro satélites Cluster da Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) em conjunto com dois satélites Double Star (um chinês e outro também da ESA)."


Angola abre regiões inexploradas aos caçadores de dinossauros

Foto: AFP


via
Yahoo! [Notícias]
LUANDA (AFP)

Angola, sinônimo de petróleo e de diamantes, oferece hoje outras riquezas inexploradas aos paleontólogos, sob a forma de raras ossadas de dinossauros, que uma longa guerra civil impediu de satisfazer a curiosidade dos cientistas.

"Angola, é o último território desconhecido para os paleontólogos", afirma Louis Jacobs, da Universidade Metodista de Dallas, Texas (EUA), membro de uma equipe internacional de caçadores de dinossauros que tem a missão de explorar esse país da África Austral.

As primeiras ossadas de dinossauros foram descobertas em Angola nos anos 1960.

A maior parte dos fragmentos de esqueletos encontrados permitiram recensear animais aquáticos - tartarugas, tubarões, plessiossauros (répteis do período Jurássico) e mosassauros (cretáceo superior), mais ligados às serpentes do que aos dinossauros, dentre eles um espécime único que foi chamado de Angolassauro. [Leia+]

"Os pesquisadores também esperam que os fósseis possam permitir a reconstituição dos movimentos das placas tectônicas e datar mais precisamente a formação do Oceano Atlântico, que separou a atual América Latina da África."


sábado, 22 de agosto de 2009

Estudo demonstra que vitória de Obama foi dia mais feliz para internautas



via
Terra [Internet]

Uma ferramenta permite saber, por meio da internet, o quanto o mundo está feliz e como esta felicidade e a tristeza estão distribuídas entre usuários da rede de diferentes idades.

O 'We feel fine' foi criado há quatro anos pelo artista Jonathan Harris, 30 anos, e pelo cientista da computação Sep Kamvar, 32 anos, mas, agora, dois professores da Universidade de Vermont, publicaram o primeiro estudo sobre o assunto. A informação é do jornal italiano La Repubblica.

Com base na página, que coleta as palavras 'feel' e 'feeling' (sentir e sentindo, em português) em diversos sites para demonstrar quais os sentimentos manifestados por internautas de todo o mundo. [Leia+]

"A análise mostrou, por exemplo, que o dia mais feliz dos últimos anos foi o da eleição de Barack Obama nos Estados Unidos (4 de novembro de 2008) e o mais triste o da morte de Miachael Jackson (25 de junho de 2009)."

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Jimi Hendrix é eleito melhor guitarrista da história



via
G1 [Música]

Jimi Hendrix foi eleito o melhor guitarrista da história pela revista 'Time', que elaborou uma lista na qual também inclui outros ícones da música como Slash, B.B. King, Keith Richards, Eric Clapton e o recentemente falecido Les Paul. Segundo Tyrangiel, o lendário Hendrix se impõe a artistas de todas as épocas e gêneros. [Leia+]

"'Nunca ninguém combinou com uma guitarra o blues, o rock e a 'psicodelia' com tanta facilidade e carisma' como Hendrix, assegura o crítico musical da 'Time', Josh Tyrangiel, encarregado de elaborar a lista sobre os mestres da guitarra."

Steampunk flash drive

via Boing Boing [Gadgets]



[Leia mais] English Russia.

Cientistas transplantam genoma em novo 'passo' rumo à criação de vida sintética



via
UOL [BBC Brasil]

Cientistas americanos dizem estar mais próximos de criar uma célula sintética após anunciarem a criação de um novo tipo de bactéria a partir de um genoma modificado.

A equipe comandada pelo cientista J. Craig Venter, conhecido expoente no campo da biologia sintética, transferiu o genoma de uma bactéria para uma célula de levedura, modificou o genoma e em seguida o transferiu para uma outra bactéria.

No estudo, publicado na edição mais recente da revista científica Science, os pesquisadores do J.Craig Venter Institute afirmam que a transferência de um genoma fabricado pelo homem para uma célula de bactéria abre caminho para a criação de um organismo sintético. [Leia+]

"Segundo os cientistas, o transplante de um genoma sintético para uma célula de bactéria pode resultar na criação de bactérias programadas para desempenhar funções específicas - como digerir material biológico para a produção de combustível."

Achados arqueológicos questionam origem da civilização chinesa



via
Terra
da Agência EFE S/A

A descoberta de restos arqueológicos no vale do rio Yangtzé, que seriam pertencentes ao reino de Liangzhu (Neolítico), questionam a ideia de que a civilização chinesa tenha se formado nas planícies centrais do rio Amarelo e de que a Xia tenha sido a primeira dinastia.

Segundo o jornal China Daily, em 2007, arqueólogos chineses encontraram vestígios de um núcleo urbano que poderia ser a cidade perdida do reino de Lianghzu, que tem entre 4.000 e 5.300 anos de idade e que seria, portanto, anterior à dinastia Xia, de entre 2100 e 1600 a.C. atrás.

Os novos estudos são feitos pelo Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais e liderados por seu diretor, Wang Wei. Segundo ele, agora estão sendo usados métodos mais empíricos, em vez de se basear no que textos antigos revelam. Desde 2004, o instituto está tentado determinar a cronologia pré-histórica da civilização chinesa através de métodos multidisciplinares. [Leia+]

"'Tínhamos aceitado que a cultura chinesa se originou na bacia do rio Amarelo, mas à medida que avançamos em nossos estudos descobrimos que a evolução de núcleos regionais também contribuiu no desenvolvimento da civilização chinesa', explicou Wang."

Cientistas estudam anfíbio 'monstro' para tratar regeneração de membros



via
BBC Brasil

Cientistas da Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM) estão estudando a capacidade regenerativa do axolote - anfíbio com três pares de brânquias externas - para tentar aplicá-la à medicina.

O anfíbio, nativo de alguns canais do Lago Xochimilco, na Cidade do México, possui, segundo especialistas, uma das maiores capacidades regenerativas do planeta, podendo regenerar extremidades completas do corpo até pedaços de cérebro.

Essa capacidade chamou a atenção de cientistas de várias partes do mundo, que vêm estudando e modificando seu código genético para encontrar formas de ajudar pacientes que tiveram membros amputados ou sofrem de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos já doou mais de US$ 6 milhões a pesquisas sobre o anfíbio de 20 centímetros de comprimento, com a esperança de que algum dia seja desenvolvida uma tecnologia capaz de ajudar, por exemplo, veteranos de guerra.

Os astecas, que comiam axolotes e os usavam na cura de doenças, acreditavam que o animal era a reencarnação do deus do raio fulminante Xólotl, que teria se metamorfoseado para evitar que fosse sacrificado.

Alguns cientistas acreditam que dentro de duas décadas os humanos serão capazes de regenerar suas extremidades como fazem os axolotes, mas outros pesquisadores são mais cautelosos. [Leia+]

"Apesar de estar em risco de extinção, o anfíbio se reproduz com facilidade em laboratório, principalmente na Alemanha e nos Estados Unidos. De fato, hoje em dia há mais axolotes em cativeiro do que em seu habitat natural."

Revista impressa norte-americana terá anúncios em vídeo

[Imagem: BBC]


via
Folha Online [Informática]
da Efe, em Los Angeles

Pela primeira vez na história, a edição impressa da revista 'Entertainment Weekly' incluirá anúncios publicitários em formato de vídeo, informou a imprensa americana nesta quinta-feira (20).

Em sua edição do dia 18 de setembro, a 'Entertainment Weekly', propriedade da Time Warner, terá um reprodutor de vídeo que transmitirá anúncios de programas do canal de televisão CBS e da Pepsi.

Os vídeos serão transmitidos em uma pequena tela de cristal líquido, de 2,7 milímetros de grossura e com uma resolução de 320x240, que incluirá um alto-falante.

O mecanismo (chamado VIP, 'Video-in-Print') é tão simples como o de um cartão eletrônico, já que o anúncio começa depois que a página onde está a tela é aberta, segundo o site ECNmag.com. [Leia+]

"A melhor maneira de mostrar nossos novos programas é através destas telas e uma edição impressa de uma revista nunca tinha apresentado a inovação até agora', disse George Schweitzer, presidente de marketing da CBS."

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oceanos podem estar escondidos sob a crosta da Terra, indica estudo

[Imagem: Humboldt Fundation]


via
BBC Brasil [Ciência & Saúde]

Um estudo que mediu a eletrocondutividade no interior do planeta indica que talvez haja imensos oceanos sob a superfície da Terra.

A água é um condutor extremamente eficiente de eletricidade. Por isso, cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, acreditam que altos níveis de condutividade elétrica em partes do manto terrestre - região espessa situada entre a crosta terrestre e o núcleo - poderiam ser um indício da presença de água.

Os pesquisadores criaram o primeiro mapa global tridimensional de condutividade elétrica do manto. Os resultados do estudo foram publicados nesta semana na revista científica Nature.

As áreas de alta condutividade coincidem com zonas de subducção, regiões onde as placas tectônicas - blocos rígidos que compõem a superfície da Terra - entram em contato e uma, geralmente a mais densa, afunda sob a outra em direção ao manto.

Geólogos acreditam que as zonas de subducção sejam mais frias do que outras áreas do manto e, portanto, deveriam apresentar menor condutividade. [Leia+]


"Na verdade, não sabemos realmente quanta água existe na Terra", disse um outro especialista envolvido no estudo, o oceanógrafo Gary Egbert. "Existem alguns indícios de que haveria muitas vezes mais água sob o fundo do mar do que em todos os oceanos do mundo combinados."

Nasa divulga imagem obtida com combinação de telescópios

Nasa/Divulgação


via
Terra

Na imagem obtida com a combinação dos registros dos telescópios Chandra e Hubble é possível ver a nebulosa Olho de Gato com uma estrela brilhante no centro cercada por uma nuvem de gás. [Leia+]

"As nebulosas são espécies de nuvens de gás, poeira e plasma geradas pelos resquícios da morte de uma estrela. Possuem uma intensa formação de estrelas e desaparecem gradualmente ao longos de dezenas de milhares de anos."

Cientistas movimentam células vivas usando apenas luz



via
Inovação Tecnológica

Pesquisadores da Universidade Central da Flórida, nos Estados Unidos, demonstraram pela primeira vez que a luz pode guiar suavemente e alterar a direção de células vivas no interior de culturas em laboratório.

A possibilidade de dirigir opticamente as células pode se tornar um instrumento importante para explorar o poder curativo das células-tronco, guiando-as para áreas do corpo que estão precisando de tratamento.

Os resultados, apresentados na Conferência Internacional de Lasers e Eletro-óptica e Eletrônica Quântica, foram obtidos pela equipe liderada pelos professores Aristide Dogariu, que é cientista na área de óptica e fotônica, e Kiminobu Sugaya, pesquisador de células-tronco. [Leia+]


"As implicações de longo prazo do trabalho incluem a estimulação e o controle da regeneração de tecidos para promover uma cicatrização mais homogênea e a possibilidade de alterar o formato das células e evitar que tumores malignos espalhem-se pelo corpo."

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Criminosos podem falsificar DNA, alertam cientistas

Reuters


via
VEJA.com

Cientistas israelenses dizem ter conseguido falsificar DNA, em um experimento que traz receios quanto à possível adulteração de evidências criminais.

A constatação partiu de um equipe de pesquisadores que inseriu o código genético de uma pessoa em uma amostra de sangue de outra. O estudo foi publicado na revista Forensic Science International: Genetics.

"De acordo com os pesquisadores, um DNA com qualquer perfil genético desejado pode ser "facilmente sintetizado" através do uso de técnicas biológicas comuns.

Ele pode então ser "integrado ao tecido humano ou aplicado à superfícies e objetos", ou até mesmo "implantado em cenas de crimes". [Leia+]

"Se você pode falsificar saliva, sangue ou qualquer outro tecido, você pode produzir a cena de um crime", ressaltou o líder da pesquisa, Dan Frumkin, segundo o jornal Daily Telegraph. "Você tem controle total da situação. Qualquer estudante de biologia pode fazer isso."

Plásticos se decompõem na água e liberam toxinas, diz pesquisa



via
Terra

Os resíduos plásticos que acreditava-se que eram indestrutíveis se decompõem rapidamente na água e liberam substâncias tóxicas em todos os mares do mundo, afirmou um estudo apresentado hoje na reunião anual da Sociedade Química dos Estados Unidos em Washington.

'Acreditava-se que os plásticos de uso diário eram em geral muito estáveis', indicou Katsuhiko Saido, cientista que dirigiu a pesquisa.

'Descobrimos que o plástico no oceano na realidade se decompõe ao ficar exposto à água e ao sol e a outras condições ambientais. Esta é outra fonte de poluição global que continuará no futuro', disse. [Leia+]

"Saido ressaltou que todos os anos são jogadas nos rios japoneses 150 mil toneladas de resíduos plásticos, principalmente objeto de espuma plástica (Styrofoam) e o mesmo ocorre em outros mares."

Carro a vapor tenta bater recorde mundial de velocidade



via
Inovação Tecnológica

Uma equipe de engenheiros britânicos tenta, a partir desta quarta-feira, quebrar o recorde mundial de velocidade de um veículo a vapor em solo, estabelecido há mais de cem anos.

Eles esperam que, nos próximos quatro dias, eles consigam atingir a velocidade de 274 km/h com o carro a vapor Inspiration, em corridas no deserto de Mojave, na Califórnia.

Segundo o piloto de testes Don Wales, o principal desafio da equipe foi desenvolver um sistema de aquecimento compacto e capaz de transformar, a cada minuto, 40 litros de água em vapor superaquecido a 400ºC, com uma pressão 40 vezes maior do que a pressão atmosférica. [Leia+]

"Os engenheiros disseram à BBC que, durante um teste não-oficial realizado no último sábado, o carro superou a marca de 204 km/h, estabelecida em 1904 pelo americano Fred Marriot, a bordo de um veículo a vapor batizado de 'O Foguete'."

Primeira câmera digital com projetor do mundo chega às lojas em setembro



via
G1

Nikon CoolPix S1000pj tem 12MP e será vendida nos EUA por US$ 430. Modelo permite fazer projeções de fotos e vídeos. O lançamento da Nikon virá com um controle remoto e um suporte para a câmera-projetor. [Leia+]

"Os usuários poderão fazer projeções de suas fotos e vídeos em qualquer lugar, com tamanho de até 40 polegadas."

Pesquisa recente mostra que estudantes estão dando prioridade a netbooks em vez de MacBooks

MacMagazine

Em uma pesquisa conduzida com 300 estudantes que estão voltando às aulas nos Estados Unidos, a Retrevo averiguou que 34% deles estão optando por um um netbook menor e mais leve que um portátil convencional, enquanto apenas 17% estão pensando na aquisição de um portátil da Apple — como o MacBook.

(...) O orçamento médio destinado à compra de computadores neste setor caiu consideravelmente. Pouco menos de 18% dos entrevistados contam com US$1.000 ou mais para adquirir um Mac ou PC, enquanto 58% apresentam orçamento de US$750 ou menos para isso.

Tal fato prejudica bastante a intenção de compra de portáteis, pois o mais barato da Apple custa US$1.000 (US$950, com desconto educacional, ainda inexistente aqui no Brasil). Os netbooks, por sua vez, terão um bom ano de vendas, mesmo sendo criticados pelos executivos de Cupertino. [Leia+]

"A preferência por portáteis de menores custo e dimensões tem crescido em função da recessão financeira e também pela maior portabilidade, mas isso nunca afetou o sucesso da Maçã entre os colégios e faculdades no passado."

Bactérias tornam-se aliadas na limpeza de derramamentos de óleo



via
Inovação Tecnológica
Débora Motta [Faperj]

Um novo produto de limpeza desenvolvido nos laboratórios da Coppe e do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promete ser um aliado para remediar a poluição causada por derramamentos de óleo no mar ou pelo rompimento de oleodutos em terra.

Trata-se de um detergente biodegradável capaz de limpar as manchas de óleo, conhecido tecnicamente como biossurfactante.

'É um produto de origem microbiana, obtido a partir de fontes renováveis de carbono, que pode ser usado para reduzir a contaminação e minimizar o impacto ao meio ambiente', diz um dos coordenadores da pesquisa, Cristiano Borges, do Programa de Engenharia Química da Coppe.

O estudo, realizado em parceria com a Petrobras, é o primeiro do gênero no País. 'É uma pesquisa inédita, que surgiu há 10 anos por iniciativa da pesquisadora Denise Freire, do Instituto de Química, em parceria com a pesquisadora Lidia Santanna, da Petrobras', conta Borges, que participa do projeto há cinco anos.

De acordo com Kronemberger, a ideia é produzir o detergente em maior escala, na Unidade Piloto para Produção de Biossurfactantes, localizada na Coppe e inaugurada no dia 24 de julho último.

O biossurfactante é produzido a partir de um processo de fermentação aeróbia das bactérias Pseudomonas sp, que transformam fontes de carbono no detergente biodegradável. [Leia+]

"Essas bactérias produzem naturalmente o biossurfactante porque são originárias de poços de petróleo, onde sua única maneira de sobrevivência é através do consumo das cadeias orgânicas do petróleo"

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Nasa descobre substância para formação de vida em amostras do cometa 'Wild 2'



via
Yahoo! Notícias
(EFE)

Cientistas da Nasa (agência espacial americana) descobriram glicina, elemento fundamental para a formação de vida, em amostras do cometa 'Wild 2' trazidas à Terra pela sonda Stardust em 2006, revelou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

"A glicina é um aminoácido usados pelos organismos vivos para produzir proteínas e esta é a primeira vez que é encontrada em um cometa", afirmou Jamie Elsila, do Centro de Voos Espaciais da Nasa.

"A descoberta apoia a teoria de que alguns ingredientes da vida surgiram no espaço e chegaram à Terra através do impacto de meteoritos e cometas", acrescentou um comunicado do JPL.

Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, afirmou que a descoberta também respalda a hipótese de que os blocos básicos da vida abundam no espaço e que a vida no universo é mais comum do que se acredita. [Leia+]


"Os resultados da investigação dos cientistas foram apresentados durante uma reunião realizada pela Sociedade Química dos Estados Unidos em Washington no fim de semana passado e serão publicados em breve pela revista "Meteorites and Planetary Science", disse o JPL."

OMS diz que gripe suína "pode se tornar mais séria" com a aproximação do inverno no Hemisfério Norte



via Jornal do Brasil

A Organização Mundial da Saúde declarou em junho que há uma pandemia do vírus H1N1. O vírus já atinge quase 180 países. Em seu último boletim semanal, a OMS disse que houve 1.462 mortes confirmadamente pela doença.

A entidade afirma que pelo menos 177 mil pessoascontraíram a gripe, mas que o número real pode ascender a milhões, já que o número de casos deixou de ser contabilizado. [Leia+]

" 'O mundo deve manter sua vigilância contra a gripe suína, que tem sido branda, mas pode se tornar mais séria com a aproximação do inverno no Hemisfério Norte', disse a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan."

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gina Carano Vs Cris Cyborg [FIGHT VIDEO]

Cris Cyborg nocauteia Gina Carano e vence "maior luta feminina da história"

Jon Kopaloff / AFP


via
Gazeta do Povo

A curitibana Cristiane Justino Venâncio Santos tornou-se na madrugada deste domingo uma das mais importantes lutadoras de Mixed Martial Arts (MMA) do mundo. Popularmente conhecida como Cris Cyborg, de 24 anos, ela nocauteou a bela americana Gina Carano, de 27, em 4min59seg, faltando um segundo para o fim do primeiro round.

Com o nocaute técnico ela conquistou o cinturão da categoria 66kg no torneio Strikeforce, disputado no HP Pavilon, em San José, nos Estados Unidos.

Considerada a “luta feminina da história”, o combate chamou a atenção e praticamente parou o mundo das lutas.

Donas de cartéis semelhantes (ambas tem sete vitórias, mas Cris foi derrotada uma vez), as competidoras viveram um clima de total expectativa durante as semanas que antecederam o encontro.

O duelo entre a “bela” e a “fera”, rótulos maldosos impostos a Gina e Cris, respectivamente, que destacavam a beleza estética da americana e a agressividade da brasileira, foi realmente único. [Leia+]

"Atleta formada na academia curitibana Chute Boxe – referência mundial de Vale Tudo, berço de grandes campões como Wanderlei Silva, Anderson Silva, Maurício Shogun e Murilo Ninja."

'Arquivo X' pode ter influenciado onda de objetos voadores não identificados



via
G1 [Ciência e Saúde]

Uma série de relatos sobre objetos voadores não identificados na Grã-Bretanha, em 1996, pode ter tido mais a ver com a popularidade de programas como 'Arquivo X' do que com uma atividade extraterrestre, segundo documentos divulgados na segunda-feira (17) pelos Arquivos Nacionais.

Os documentos elaborados pelo Ministério da Defesa britânico apontaram 609 relatos sobre Ovnis em 1996, muito mais que os 117 do ano anterior. Isso coincidiu com a popularização do seriado 'Arquivo X' e com o lançamento do filme 'Independence Day,' que tratava de alienígenas.

Os arquivos, que abrangem 15 anos e contêm mais de 4 mil páginas, mostram que a maioria dos casos de visualização de Ovnis tinha explicações banais, como o brilho de estrelas, planetas, meteoros, satélites artificiais e balões. [Leia+]

"Cerca de 10% dos casos, porém, continuaram sem explicação. Nesses casos, o Ministério da Defesa disse que havia "informação insuficiente" e que por isso os relatos continuavam sendo recolhidos."

Designer desenvolve celular em Braille para deficientes visuais



via
G1 [Tecnologia]

O Braille Concept Phone é um celular universal conceito capaz de oferecer liberdade aos deficientes visuais na hora de fazer suas próprias ligações.

O designer Seonkeun Park criou o produto a partir de um plástico eletroativo que facilitou a gravação das teclas em código Braille, segundo o blog 'Tuvie'. [Leia+]

"O celular Braille é um dos vencedores do Red Dot Awards 2009, uma dos mais conceituados prêmios de design do mundo"