quinta-feira, 28 de junho de 2007

Aparelho 'de bolso' prevê terremoto no Japão



via
G1

Uma empresa japonesa criou um aparelho doméstico do tamanho de um livro de bolso que pode alertar sobre terremotos segundos antes que eles aconteçam.

Usando a rede do sistema de alerta antecipado e dados fornecidos pela Agência Meteorológica Japonesa (Jama) na internet, o aparelho inicia uma contagem regressiva ruidosa de 20 segundos quando 'sente' a aproximação de um terremoto. O grupo de segurança SunShine afirma que isso daria às pessoas tempo suficiente para se esconder embaixo de mesas, desligar o gás e possíveis fontes de incêndio ou pelo menos de se afastar de peças de mobília perigosas.

A partir de outubro, os alertas da Jama também serão transmitidos pela TV e rádio e enviado aos celulares que optem por recebê-los, em modelos que serão colocados à venda este ano. Mas a empresa espera que seu 'EQGuard', que chegará às lojas em outubro, ajude as pessoas que não estejam assistindo TV no momento de um alerta.

'Existem pelo menos 51 milhões de domicílios no Japão, e esperamos que o sistema seja usado em ao menos 20%', disse Kazuo Sasaki, presidente da SunShine. [full]

Nenhum comentário: