quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Boeing construirá foguetes para retorno do homem à Lua

via Folha Online



A Boeing, gigante americano do setor de aeronáutica, construirá parte do sistema de foguetes com os quais a Nasa (agência espacial americana) planeja concretizar o retorno do homem à Lua no final da próxima década.

Um comunicado da empresa afirmou que a agência firmou um contrato de US$ 514,7 milhões para produzir a parte superior do foguete Ares, que levará a nave Orion até a órbita terrestre.

A Orion, de maior tamanho e capacidade de carga, substituirá as naves que serão retiradas da atividade regular a partir de 2010, no marco do programa Constellation.

A Boeing irá "produzir a parte superior mais segura, confiável e de menor custo para a Nasa", segundo Roger Krnoe, presidente do departamento de sistemas integrados da empresa.

A empresa produzirá de dois a seis estágios superiores do foguete por ano, segundo as necessidades da Nasa.

"Temos uma equipe de qualidade comprovada, ansiosa para ajudar a Nasa e a nação a escrever o próximo capítulo da história da prospecção humana do espaço", disse em comunicado Brewster Shaw, vice-presidente do departamento de sistemas de lançamento da empresa.

Este é o quarto contrato gigantesco concedido pela Nasa a empresas aeroespaciais para fabricar os foguetes e sistemas das futuras naves que levarão os astronautas à Lua no final da próxima década.

Nenhum comentário: