quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Nasa libera fotos inéditas de missões à Lua

via BBCBrasil



A Nasa vai divulgar na internet fotos inéditas da superfície da Lua que permaneceram trancafiadas nos arquivos da agência espacial americana pelos últimos 30 anos.

As imagens de alta definição foram registradas durante as missões Apollo 15, 16 e 17, realizadas pela Nasa na década de 70.

Até hoje, apenas cientistas autorizados pela Nasa tinham obtido acesso às imagens, mas um acordo com a Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, permitiu que a liberação do arquivo na internet.

O departamento de Ciências Geológicas da universidade está digitalizando as imagens em preto e branco em alta resolução.

"Estamos usando uma resolução muito alta, de 14 bits, o que significa que para cada pixel você pode ter 16 mil gradações de cinza", disse Mark Robinson, professor do departamento e principal investigador do projeto, à BBC.

"Normalmente, fotos preto-e-branco são escaneadas a oito bits. Ou seja, não apenas estamos usando uma resolução muito maior, possibilitando detalhes de 0,000005 metro, mas também uma alta resolução de bits, porque queremos preservar o máximo de informação original possível", disse o cientista. [leia+]

Nenhum comentário: