domingo, 23 de setembro de 2007

Joystick telepático


via
SUPERINTERESSANTE

Você compra um game, vai correndo pra casa jogar. Só que aí a ansiedade vira frustração: haja paciência para decorar todos os comandos - um joystick moderno, afinal, chega a ter 15 botões.

Mas e se desse para aposentar o controle e jogar usando só a 'força da mente'? É isso que um acessório recém-criado promete.

É o Epoc, da americana Emotiv. Você coloca o bicho na cabeça e aí basta pensar para controlar os games - você imagina um gesto e o bonequinho do jogo obedece.

'O sistema monitora a atividade elétrica no córtex cerebral', diz o americano Randy Breen, diretor da Emotiv. Ou seja: o Epoc é uma versão caseira dos aparelhos de eletroencefalograma (EEG), usados em hospitais e pesquisas científicas.

A diferença é que, enquanto os EEGs são uma maçaroca cheia de eletrodos, o Epoc é uma touquinha sem fios, com apenas 16 sensores. A Emotiv não dá detalhes sobre como ele traduz os impulsos elétricos do cérebro em movimentos na tela. Mas a coisa funciona.

Num vídeo de demonstração que a Emotiv divulgou recentemente, o jogador acompanha seus pensamentos com gestos: para dar um soco virtual, por exemplo, ele mexe o braço. Ué... mas o Epoc não é um joystick 100% mental? Pra que mexer o braço? Segundo a Emotiv, não é necessário.

"Isso só deixa a coisa mais fácil, ajuda a visualizar mentalmente o gesto", diz Breen. O Epoc, que chega em 2008, não tem preço definido. Mas a empresa diz que será "acessível aos fãs de videogame". Agora é fazer pensamento positivo para isso acontecer.

Nenhum comentário: