quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Noticiário interativo promove futilidades

INFO Online

As manchetes de sites como Digg e Delicious seriam mais fúteis e menos úteis do que a de jornais tradicionais. Essa foi a conclusão de um estudo do PEJ (Projeto de Excelência no Jornalismo), uma iniciativa da Columbia University, dos Estados Unidos.

A pesquisa (disponível no site Journalism.org) acompanhou quais foram os assuntos que receberam maior atenção dos veículos tradicionais e comparou com as notícias mais lidas do Digg, do Delicious e do Reddit. Também foram analisadas as notícias recomendadas pelos serviços do Yahoo!, como o conteúdo mais visitado e o mais enviado por e-mail para outros usuários.

Na mídia tradicional, as manchetes mais importantes falavam dos conflitos no Iraque e das discussões sobre leis de imigração nos Estados Unidos. Nos sites, por outro lado, todas as atenções estavam voltadas para o desbloqueio do iPhone e para o crescimento da Nintendo, que ultrapassou a Sony no mundo dos videogames.

Uma das explicações para a escolha do conteúdo mais 'leve', diz o estudo, é que as pessoas usam os sites de noticiário interativo como fontes secundárias de informação.

Nenhum comentário: