segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Os dez lugares mais poluídos do mundo

via Scientific American Brasil


[ Legado radioativo: o órfão Sasha
sofre com as conseqüências
da explosão nuclear da usina de
Chernobyl ]


Rússia, China e Índia contêm a maioria das áreas onde a poluição tóxica e as pessoas convivem, com efeitos devastadores

Esta semana, Sumqayit, no Azerbaijão, ganhou o prêmio duvidoso de entrar na lista dos dez locais mais poluídos do mundo, publicada pela organização ambientalista americana Blacksmith Institute.

Mais uma herdeira do legado tóxico da indústria soviética, a cidade de 275 mil habitantes convive com uma forte contaminação de metais, petróleo e produtos químicos, conseqüência de seus dias como centro de produção química.

Como resultado, a população tem um número de 22% a 51% maior de casos de câncer que os habitantes do resto do país, e seus filhos sofrem de uma gama de complicações genéticas, de retardo mental a doenças nos ossos.

“Cerca de 12 mil toneladas de emissões nocivas eram despejadas por ano, incluindo mercúrio”, afirma Richard Fuller, fundador da Blacksmith. “Há enormes lixões de resíduos industriais sem tratamento.”

Fuller diz que a lista inclui “locais altamente poluídos nos países em desenvolvimento, onde as crianças morrem aos montes ou vivem com alguma doença crônica... áreas de desolação e repugnância daquilo que o homem causou”. Veja as outras cidades mais poluídas:

Chernobyl, Ucrânia – As partículas radioativas liberadas no maior acidente nuclear da história continuam a se acumular, afetando até 5,5 milhões de pessoas e levando a um grande aumento dos casos de câncer da tireóide.

O acidente também arruinou a perspectiva econômica de áreas e nações adjacentes. “A Bielorússia é um país agrícola mas, por causa de Chernobyl, perdeu acesso aos mercados mundiais para vender sua produção”, explica Stephan Robinson, diretor da Cruz Verde da Suíça, grupo ambiental que colaborou com o relatório
. [Leia+]

2 comentários:

Familia Baobá disse...

O que estamos fazendo conosco? Será que nunca faremos algo genial que vai melhorar a vida das pessoas ao invés de infligir penúria? Sonho com um mundo melhor. Pena não ter tantas palavras para enfrentar as idéias que são as grandes responsáveis por esse mundo degradado.
Acho difícil acreditar nas mensagens de paz quando vejo isso.

Anônimo disse...

Boa pergunta mermão.
O que estamos fazendo conosco?
Ñ sei exatamente a resposta,
mas sei q sim, "faremos" algo genial,
q vai melhorar a vida de todos...

Compartilho seu sonho
e digo q falta pouco,
algumas décadas talvez...
Seu nome é "singularidade"
ou "Singularity",
vc encontra +infos aí no blog
ou na "Wikipédia"...

Mas eu lhe faço
uma outra pergunta,
"sobreviveremos" até lá?

Vlw, gnd abraço.