segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Circulação do sangue 'pode ajudar raciocínio'

via BBCBrasil



O sangue pode ajudar as pessoas a raciocinar, além de exercer o conhecido papel de transportar nutrientes e oxigênio para as células do cérebro, sugere estudo de cientistas americanos.

Segundo pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a passagem do sangue pelo cérebro pode afetar a forma como os nervos transmitem sinais a outras partes do corpo, e pode regular a forma como a informação passa pelo cérebro.

Se a teoria for confirmada, esse conhecimento pode ser útil para tratamentos de doenças que afetam o cérebro, como mal de Alzheimer, esquizofrenia e epilepsia, que poderiam ser causadas por mudanças na rede de vasos sangüíneos que alimentam o cérebro.

"Muitas doenças neurológicas e psiquiátricas têm associação com alterações na vascularidade", disse Christopher Moore, do Instituto McGovern para Pesquisa do Cérebro do MIT.

"A maioria das pessoas acredita que os sintomas dessas doenças são uma conseqüência secundária de danos aos neurônios. Mas nós propomos que eles podem também ser um fator causal do processo da doença, e este conceito sugere tratamentos completamente novos", afirmou. [Leia+]

Nenhum comentário: