quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Entenda como os "nerds"conquistaram o mundo e a indústria do entretenimento

via SUPER



por Bruno Garattoni

Você sabe o que é um nerd: aquele cara meio estranho, sem vida social, que adora ciência e tecnologia e tem hobbies obscuros (tipo colecionar gibis japoneses).

Se alguém o chamar de nerd ou de geek, um subtipo nerd, mais descolado e viciado em brinquedos tecnológicos , provavelmente não está fazendo um elogio. Ou está? Por incrível que pareça, o nerdismo está na moda.

Olhe na TV e no cinema e você perceberá isso. Até o fim dos anos 90, as séries mais populares eram as comédias urbanas, como Friends e Seinfeld. Em 2007, muitos dos sucessos da programação têm uma queda nerd: seja solucionando crimes com alta tecnologia (os detetives de CSI), reinventando a medicina (o cabeçudo doutor de House), discutindo conceitos da física (as teorias por trás de Lost) ou criando computadores (em Heroes).

Essa overdose científica não acontece à toa. É o resultado de uma tendência: a temática dá boa audiências e as emissoras resolvem investir mais dinheiro nela.

Tanto que uma das maiores a postas para a temporada é a série
The Big Bang Theory (“A Teoria do Big-Bang”), onde os protagonistas, físicos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, tentam conquistar garotas declamando conceitos da Teoria da Relatividade. No horário nobre. [Leia+]

Nenhum comentário: