via Clube do Hardware
Assim como todos os componentes eletrônicos, o processador produz calor durante o seu funcionamento. O excesso de calor é prejudicial e pode chegar as vias de fato de queimar o processador ou fazê-lo funcionar de maneira instável.
Neste tutorial você aprenderá quais são os efeitos da temperatura sobre o processador, aprenderá a medir a temperatura atual do seu processador e verá tabelas com a temperatura máxima suportada pelos principais processadores disponíveis no mercado.
Os processadores esquentam devido ao efeito Joule, que é o processo de transformação de energia elétrica em calor. Dentro do processador existem vários fios (condutores) responsáveis pelas ligações internas. O efeito Joule surge em razão dos choques dos elétrons contra a rede de íons do condutor. Isso se manifesta no condutor como aumento de temperatura.
O calor gerado por um dispositivo eletrônico precisa ser rapidamente removido, caso contrário produzirá um aumento de temperatura. Se o calor não for removido a temperatura do dispositivo pode aumentar cada vez mais, até um ponto que ela é tão alta que danifica os circuitos internos do processador, o que obviamente não é desejável. [Leia+]
Nenhum comentário:
Postar um comentário