via Folha Online
A estação será um laboratório de pequena escala e deverá pesar cerca de 20 toneladas, revelou Long Lehao, um cientista do alto escalão do governo chinês, ao jornal estatal 'China Daily'.
Essa é a primeira vez que um cronograma para a construção da estação espacial é divulgado. Com a concretização do projeto, a China seria o único país do mundo a possuir uma estação espacial própria. No passado, apenas a Rússia chegou a desenvolver sozinha uma estação fora da Terra, mas a MIR foi desativada em 2001.
A única estação espacial em operação é a Estação Espacial Internacional, uma estrutura de 400 toneladas na órbita da Terra, fruto de uma parceria que envolve 16 países, entre eles o Brasil e os Estados Unidos.
O lançamento da estação é o terceiro e último passo do programa espacial chinês que envolve o envio de missões tripuladas ao espaço e que foi inaugurado em 1992 pelo então presidente Jiang Zemin.
No mês passado, a China lançou seu primeiro satélite que orbitará ao redor da Lua. O satélite deverá explorar o astro por um ano, tirando fotografias em três dimensões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário