quinta-feira, 8 de novembro de 2007

DNA de cuíca pode ajudar na cura do câncer de pele

via BBCBrasil



Um marsupial da América do Sul chamado no Brasil de cuíca teve seu código genético revelado e, segundo cientistas, a descoberta pode ajudar no combate de doenças como câncer de pele, colesterol alto e paralisia espinhal.

Esta é a primeira vez que o DNA de um marsupial tem sua seqüência desvendada. A pesquisa foi publicada nas revistas científicas Nature e Genome Research.

O pequeno marsupial é usado em laboratórios como um "modelo" experimental para o estudo das causas de doenças humanas, como câncer e problemas neurológicos.

O estudo é parte de um grande projeto para comparar a bioquímica de uma série de animais, como a do Homo sapiens, para entender melhor como o corpo humano é construído e mantido e como todas as espécies se diferenciaram.

"A idéia é obter a informação da seqüência de genoma de organismos que são parentes apropriadamente distantes de nós na árvore da vida", disse Adam Felsenfeld, do Instituto Nacional de Pesquisa em Genoma dos Estados Unidos.

"Por exemplo, ao enfileirar as seqüências é possível detectar regiões do genoma que não mudaram, estão conservadas (...) ou então que estão mudando rapidamente", acrescentou. [Leia+]

Nenhum comentário: