Nanotecnologia, O Futuro é Agora. Este é o título de um documentário inédito, produzido no Brasil, e que pretende trazer para o grande público a discussão sobre os impactos que as nanotecnologias terão sobre os trabalhadores, os consumidores e o meio ambiente.
Com depoimentos de especialistas no assunto, imagens e animações didáticas, o o documentário analisa a complexidade e o alcance das nanotecnologias, e as responsabilidades dos diversos atores envolvidos nesta nova "revolução tecnológica."
Baseado na pesquisa do Dr. Paulo Roberto Martins e dirigido por Alexandre Quaresma, o DVD está sendo lançado pela rede de pesquisas Renanosoma - Rede de Pesquisas em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, - em parceria com a Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego que realiza pesquisas e difusão de conhecimento no campo da segurança e medicina do trabalho.
"Fala-se da 'quinta revolução tecnológica', e de uma nova plataforma tecnológica capaz de mudar a face da Terra e do homem, as cadeias produtivas, as relações de poder, mas pouco se fala sobre pesquisas de risco e prevenção contra os possíveis desarranjos dentro deste mesmo cenário," afirma Quaresma.O lançamento do documentário está previsto para o dia 30/11, na Fundacentro (Rio de Janeiro). Maiores informações poderão ser obtidas no site da Renanosoma (veja links abaixo), ou diretamente com os pesquisadores Paulo Roberto Martins (marpaulo1@uol.com.br) e Valéria Ramos (valeriarspinto@yahoo.com.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário