segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Golfinhos e baleias, e não seres humanos, podem ter o cérebro mais complexo do planeta



via
Visões da Vida (G1)

Reinaldo José Lopes

Em vários atributos tamanho absoluto, tamanho relativo e até quantidade de “dobrinhas” no córtex cerebral , o cérebro desses bichos parece ganhar do nosso. Tais dados se juntam a uma série de evidências comportamentais para demonstrar que existe algo de muito incomum nas capacidades mentais desses mamíferos marinhos. Quão incomum? Ninguém ainda está em posição de dizer com certeza absoluta.

Bem, a área do córtex humano é de 2.275 centímetros quadrados (equivalente à de um guardanapo), enquanto a do golfinho "comum" (Delphinus delphis) é de 3.745 centímetros quadrados (ou seja, mais ou menos uma folha de jornal aberta). OK, o bicho é bem maior que uma pessoa. Mas, peso por peso, o cérebro do bicho ainda é mais cheio de dobrinhas: cerca de 50% mais circunvoluções, como são chamadas e elas são consideradas um indício confiável de inteligência. [+]

"...Talvez o mais racional seja sonhar menos com o contato improvável com um ET e se concentrar nos alienígenas que já estão entre nós, criaturas cujo berço é o mesmo que o nosso, cujo sangue quente difere muito pouco do que corre nas nossas veias. Desse ponto de vista, chega a ser absurdo ficar se perguntando se estamos sozinhos no Universo. Não estamos. Nunca estivemos."

Nenhum comentário: