quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Cientistas identificam região cerebral responsável pela afeição por crianças

via G1

Até agora, o carinho com crianças - e em geral o cuidado com os filhos - tinha uma explicação darwinista e outra etológica. A primeira, de Charles Darwin, explicava que se trata de um instinto desenvolvido evolutivamente para garantir a perpetuação da espécie; e a segunda, do vencedor do Nobel de Medicina de 1973, Konrad Lorenz, propunha que o rosto e as expressões das crianças eram estímulos que ativavam uma resposta que seria praticamente um reflexo.

Agora, um grupo de pediatras, neurologistas e psiquiatras da Universidade de Oxford (Reino Unido) localizou, no córtex orbitofrontal médio, a região cerebral que é ativada ao se avistar uma criança, segundo o estudo divulgado hoje. A velocidade com que a região do córtex cerebral é ativada - em apenas um sétimo de segundo - indica aos cientistas que a reação não tem origem consciente ou cultural. [+]

"A região orbitofrontal do cérebro fica justamente atrás dos olhos e, antes do estudo, já se sabia que traumatismos nesse local e a baixa vascularização (presença de vasos sangüíneos) ali costumam resultar em hipersexualismo, diminuição da vida social, vício em jogos de azar, alcoolismo e dificuldade de empatia."

Nenhum comentário: