quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Segundo maior supercomputador do mundo desvenda mistérios do universo

via htmlstaff.org
por xKuRt

O supercomputador Ranger, que pode ser o segundo mais poderoso do mundo, foi revelado na sexta-feira (22/02) na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

Criado pela Sun Microsystems, ele tem 15.744 processadores quad-core AMD Opteron - roda um total de 62.976 núcleos , além de ter 123 Terabytes de memória e 1,7 Pentabyte de armazenamento.

O supercomputador tem desempenho de 504 Teraflops, o que é equivalente a 500 trilhões de pontos de operação por segundo.

Os cientistas estão formatando previsões com as condições iniciais do Big Bang. “As informações alimentam o computador e assistem a evolução por milhares de anos, e assistimos à formação das primeiras estrelas. O Ranger é uma máquina do tempo”, explica Bromm. [+]

“Estamos começando a ter resultados animadores”, afirma o professor do departamento de astronomia da Universidade, Volker Bromm, que usa o sistema para estudar a Idade das Trevas Cósmica, período de milhões de anos entre o Big Bang e a formação das primeiras estrelas e galáxias."

Nenhum comentário: