quarta-feira, 16 de abril de 2008

Descobertos materiais superisolantes



via
Inovação Tecnológica

Os supercondutores - materiais que deixam a corrente elétrica fluir sem qualquer resistência - já são conhecidos há tempos. Agora, um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova classe de materiais, batizados de superisolantes, que aumentam a resistência elétrica com a queda na temperatura ou sob a ação de um campo magnético externo.

Da mesma forma que os supercondutores, os superisolantes deverão ter aplicação em várias áreas de física, incluindo aceleradores de partículas, trens magnéticos e equipamentos de ressonância magnética.

Outra possibilidade é a criação de sistemas de proteção que evitarão que as baterias se descarreguem. Se deixada sem uso, a carga de uma bateria lentamente se esvai porque o ar não é um isolante perfeito. "Se você passa uma corrente por um supercondutor, então ele irá transportar a corrente para sempre; de forma inversa, se você tem um superisolante, então ele irá reter a carga para sempre," explica o professor Valerii Vinokur. [Leia+]

Passa a ser possível, por exemplo, a criação de um revestimento superisolante para fios supercondutores, uma forma para transportar energia no interior de chips com total eficiência, sem qualquer perda na forma de calor.

Nenhum comentário: