Um grupo internacional de cientistas descobriu um novo metamaterial - um material sintético, construído a partir de outros materiais - que não apenas poderá ter aplicações diretas na indústria eletrônica, como abre a possibilidade da criação de materiais funcionais hoje inexistentes a partir de um conceito totalmente novo.
O novo metamaterial é uma super-rede atômica, uma estrutura formada por camadas alternadas de várias substâncias, neste caso dois diferentes óxidos - PbTiO3 e SrTiO3. A super-rede apresenta propriedades radicalmente diferentes daquelas dos dois materiais considerados individualmente.
As novas propriedades emergem como conseqüência da estrutura artificial em camadas e são determinadas pelas interações em escala atômica que acontecem nas interfaces entre os dois materiais. [Leia+]
"Além das aplicações imediatas que poderão ser geradas por este novo nanomaterial, esta descoberta abre um campo de investigação completamente novo e a possibilidade de novos materiais funcionais baseados em um novo conceito: a engenharia das interfaces em escala atômica."
Um comentário:
Queria te convidar para a comunidade do Orkut chamada Blogosfera Intelectual.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=46268609
Te espero lá!
Abs.
Postar um comentário