quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sonda especial "Phoenix" confirma a existência de água em Marte

via G1

Os testes de laboratório realizados pela sonda espacial 'Phoenix' confirmaram a existência de água em Marte, informou hoje a Nasa. Um comunicado da agência espacial americana diz que, na quarta-feira, o braço robótico da 'Phoenix' depositou uma amostra em instrumentos que identificaram vapores de água.

'Temos água' em Marte, destacou William Boynton, cientista do analisador termal da 'Phoenix' na Universidade do Arizona. Segundo Boynton, esta é a primeira vez concreta e segura da presença do líquido no planeta.

Ele acrescentou que tinham sido detectados indícios de água congelada em observações feitas pela nave 'Mars Odyssey' e em outros que se diluíram ao serem observados pela 'Phoenix' em junho. Mas esta é a primeira vez que a água de Marte é tocada e testada', acrescentou. [Leia+]

"A amostra na qual foi confirmada a presença de água foi extraída de uma perfuração de em torno de cinco centímetros no solo de Marte e onde o braço robótico se deparou com uma rígida camada de material congelado."


Pele vira neurônio em novo tratamento de célula-tronco

via Terra

Células cutâneas comuns retiradas de pacientes com uma doença incurável e fatal foram transformadas em células nervosas, no primeiro passo de um possível tratamento para essas pessoas, disseram cientistas em artigo publicado na revista Science. [Leia+]

"Podemos gerar centenas de milhões de neurônios motores que são geneticamente idênticos aos neurônios do próprio paciente"


Novo microscópio pode ser implementado até em celulares



via
Yahoo! Notícias

Cientistas do California Institute of Technology, nos EUA, desenvolveram um chip de microscópio do tamanho de uma moeda, mas de capacidade equivalente às grandes máquinas de laboratório. Espera-se que o dispositivo possa ser acoplado a celulares para examinar instantaneamente amostras de sangue ou água. [Leia+]

"O propósito em desenvolver o dispositivo é descrito como a necessidade de alterar a forma como enxerga-se o microscópio, presente nas ciências desde o século XVI. A intenção dos pesquisadores é mudar o paradigma das lentes e permitir a criação de aparelhos incrivelmente pequenos se comparados a máquinas convencionais."


Add-on para Firefox transforma Gmail em disco virtual

via Yahoo! Notícias

O add-on da empresa FON transforma a conta de email do Gmail, com 2 Gb de capacidade, em um disco virtual, onde o usuário pode fazer uploads de arquivos e compartilhá-los com amigos ou com toda a web, informa o RedFerret. [Leia+]

Peixe é capturado em profundidade recorde



via
Terra

Cientistas capturaram um peixe a uma profundidade recorde de 2,3 mil metros na Dorsal Meso-Atlântica, uma cadeia de montanhas submarina que fica no Oceano Atlântico. O peixe, da espécie Pachycara saldanhai, foi encontrado em uma fonte hidrotermal na cordilheira marinha. [Leia+]

"A captura pressurizada já existe há 30 anos, mas esta foi a mais profunda - o recorde anterior era de 1,4 mil metros. É também a primeira vez que uma captura pressurizada aconteceu em uma fonte hidrotermal."


Yahoo lança versão 2.0 do Delicious

O Globo Online

Entrou no ar nesta quinta-feira a versão 2.0 do Delicious, o mais famoso site de armazenamento e compartilhamento de bookmarks. Segundo o Yahoo, dono do serviço, o site agora será mais rápido, fácil de usar e terá um melhor sistema de buscas.

Para muitos a grande mudança, no entanto, está no nome, que deixa de ser o complicado 'del.icio.us' e passa a ser, simplesmente 'Delicious'. [Leia+]

"O design também foi modificado para se tornar mais simples e incluir alguns pontos há muito pedidos pelos usuários, como classificação alfabética dos bookmarks."


Homens são mais felizes que mulheres após os 40 anos, diz estudo

via Folha Online

Um estudo de pesquisadores das universidades da Califórnia e de Cambridge concluiu que as mulheres são mais infelizes que os homens após os 40 anos.

A pesquisa, elaborada por Anke Plagnol, da Universidade de Cambridge, e Richard Easterlin, da Universidade do Sul da Califórnia, aparecerá no próximo número da revista científica holandesa 'Journal of Happiness Studies'.

Segundo os autores, os resultados mostram que as mulheres são mais felizes que os homens no início de sua idade adulta, mas os papéis se invertem a partir dos 40 anos. [Leia+]

"O estudo também concluiu que homens e mulheres têm objetivos parecidos no campo do amor, já que nove em cada dez pessoas em ambos os sexos esperam chegar à idade adulta com um casamento feliz."


Israel descobre como destruir bactérias resistentes

via Terra

Uma equipe de cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém encontrou novas técnicas para matar bactérias que desenvolveram resistência aos antibióticos, informou hoje a instituição por meio de comunicado.

Alguns grupos de bactérias conseguem evitar a ação destruidora dos antibióticos ao permanecer em estado dormente durante dias. [Leia+]

"Estes resultados podem levar a novos tratamentos bacteriofágicos de luta contra as infecções que persistem, apesar dos antibióticos"


Nova técnica de raios X revela pintura oculta de Van Gogh



via
Folha Online

Uma equipe de pesquisadores da Holanda e na Bélgica reconstruiu com uma exatidão sem precedentes uma pintura do pintor holandês Vincent Van Gogh, oculta embaixo da obra 'Patch of Grass' (1887), por meio do uso de uma nova técnica que emprega raios X aplicados com um acelerador de partículas.

Em comunicado, a Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda), que trabalhou em cooperação com a Universidade de Antuérpia (Bélgica), anunciou que os cientistas conseguiram aplicar com sucesso pela primeira vez esta técnica, que permitiu que obtivessem uma 'foto colorida' do retrato oculto de uma mulher. [Leia+]

"Neste caso, os pesquisadores utilizaram um acelerador de partículas do instituto de pesquisas alemão DESY, com sede em Hamburgo, para aplicar um feixe de raios X sobre o quadro e medir a fluorescência das camadas de pintura."


quarta-feira, 30 de julho de 2008

Equipe revela 'Stonehenge de madeira' com 4.250 anos na Alemanha



O Globo Online

Uma equipe de escavação descobriu em Pömmelte (leste da Alemanha) um novo lugar de culto pré-histórico, similar ao que se encontra em Stonehenge (Inglaterra), mas composto por estruturas de madeira de 4.250 anos.

O jornal 'Der Spiegel' informou que foi a primeira jazida de culto destas características e original da Idade de Bronze descoberta até agora na Europa continental. [Leia+]

"Os trabalhos de escavação em Pömmelte se emolduram em um projeto de pesquisa da Idade de Bronze no estado federado da Saxônia-Anhalt, que procura estudar os vestígios dessa época que ainda se conservam na região."


Nasa confirma presença de líquido na lua de Saturno



via Abril

LOS ANGELES, EUA (AFP) - Cientistas da Nasa confirmaram a presença de líquido em um dos lagos observados em Titã, a maior lua de Saturno, algo até então inédito nos planetas do sistema solar, anunciou a agência espacial americana, nesta quarta-feira.

A descoberta, feita pela sonda Cassini, uma missão conjunta de europeus e americanos, que tem por objetivo o reconhecimento do planeta, indica que esse lago 'contém hidrocarbonetos líquidos', de acordo com os cientistas da Nasa, que identificaram 'formalmente a presença de etano, um componente que se encontra na Terra em estado gasoso.

'Isso faz de Titã o único corpo do nosso sistema, à exceção da Terra, onde foi detectado líquido na superfície', declarou o Jet Propulsion Laboratory (JPL), divisão da Nasa instalada em Pasadena (Califórnia, oeste) e encarregada da análise das informações fornecidas por Cassini. [Leia+]

"Em março passado, Cassini detectou temperatura, vapor d'água e material orgânico na lua Enceladus, de Saturno, o que revela possíveis condições de vida, comentaram fontes da agência americana."


China restringirá internet à imprensa durante Olimpíadas



via BBCBrasil.com

"Jornalistas trabalhando na cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim terão acesso restrito à internet, disse o governo da China nesta quarta-feira, voltando atrás em um compromisso feito anteriormente de levantar as proibições à navegação durante o evento.

Quando o país se candidatou para sediar os Jogos, sete anos atrás, se comprometeu a prover acesso irrestrito à internet para profissionais de comunicação.

Entretanto, porta-vozes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do governo chinês afirmaram que determinados sites sobre assuntos considerados 'sensíveis' permanecerão bloqueados mesmo quando o encontro esportivo começar, no próximo dia 8.

O governo chinês mantém um controle rígido sobre a mídia do país. Um relatório divulgado pelo órgão chinês de monitoramento da internet afirmou que o acesso à rede web já chega a 253 milhões de pessoas – em uma população total de cerca de 1,4 bilhão –, o maior contingente do mundo em termos absolutos. [Leia+]
"Não estou retrocedendo em relação ao que havia dito. Haverá acesso completo, aberto e livre à internet durante os Jogos para que os jornalistas trabalhem", disse o presidente do comitê de imprensa do COI, Kevan Gosper, ao jornal South China Morning Post.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Carro elétrico indiano é lançado no Chile



via
G1

Em meio à onda dos veículos ecologicamente corretos e na busca de soluções para a crise do petróleo, o carro de duas portas pode acomodar - acreditem - até dois adultos no banco da frente e duas crianças no de trás. [Leia+]

"Movido à bateria, ele leva cerca de seis horas para ser completamente carregado e tem autonomia para percorrer até 80 quilômetros dependendo do uso."


Casamento com fumante 'eleva em até 72% risco de infarto'



via BCBrasil.com

Ter um cônjuge fumante pode aumentar em até 72%, no pior dos casos, o risco de sofrer ataque cardíaco, indicam os resultados de uma pesquisa conduzida na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Analisando os dados de mais de 16 mil pessoas, a investigação estimou que um ex-fumante que se casa com alguém que fuma tem até 72% mais chances de ter um infarto que se fosse casado com um não-fumante.

No caso de pessoas que nunca fumaram, ser casado com fumantes aumenta os riscos em 42%, estimou a pesquisa, que sairá na edição de setembro da revista cientifica American Journal of Preventative Medicine.

A incidência de infartos foi acompanhada em cada pessoa por em média 9.1 anos. Os cientistas ajustaram os modelos anulando outros fatores de risco, como idade, genética, renda, obesidade, uso de álcool e doenças que podem prejudicar o coração.

Embora o fumo passivo seja amplamente aceito como fator de risco para doenças coronárias, poucos estudos investigam a associação entre este fator e os riscos de infartos. [Leia+]


“Os benefícios à saúde de abandonar o fumo provavelmente se estendem para além do fumante individual”, escreveu, no artigo, a pesquisadora M. Maria Glymour, da Escola de Saúde Pública de Harvard."


segunda-feira, 28 de julho de 2008

Google detecta um trilhão de páginas na web



via
Yahoo!

A Google anunciou ter detectado mais de um trilhão de endereços únicos na web, com um crescimento de um bilhão de páginas por dia. Alguns analistas contestam: 'não é bem assim'...

Os engenheiros de software Jesse Alpert e Nissan Hajaj, integrantes da equipe interna da companhia conhecida como Web Search Infrastructure Team, explicaram que o Google não precisou catalogar cada uma destas páginas, já que muitas delas são bastante similares ou representam conteúdo gerado automaticamente, conforme noticiou o site The Inquirer. [Leia+]

"Segundo o site TechCrunch, a Google tem em seu cadastro cerca de 40 bilhões de páginas, um número mais baixo para excluir spam e diminuir o custo do processo, que é verificado diariamente, seguindo as páginas do catálogo e fazendo as atualizações necessárias."


Cientistas entendem como bactérias degradam nicotina



via
Terra

Uma equipe de pesquisadores descobriu como as bactérias degradam um componente da nicotina, o que poderia ajudar a desenvolver filtros biológicos que reduzam as emissões poluentes do produto e seus compostos com interesse farmacológico.

O estudo, publicado na revista PNAS, foi dirigido por um membro do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha, Eduardo Díaz, e contou com a participação da Universidade de Varsóvia e do Instituto Bioinfobank (Polônia). [Leia+]

"Os cientistas identificaram os genes implicados na rota de degradação aeróbica (com oxigênio) do ácido nicotínico na bactéria Pseudomonas putida, empregada como modelo em pesquisa ambiental."


Eclipse do Sol será observado por 1 bilhão de pessoas



via Abril

O eclipse total do Sol, o quinto do século XXI, escurecerá a China na próxima sexta-feira, a uma semana da inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo o Instituto de Mecânica Espacial e Cálculo de Efemérides (IMCCE) de Paris.

Esse eclipse será visível por 1 bilhão de pessoas em seu percurso do 'nordeste do Canadá (9h30 GMT/6h30 de Brasília), passando pelo noroeste da Groenlândia, oceano glacial Ártico, norte siberiano e o oeste da Mongólia', até ser concluído na China (11h20 GMT/8h20 de Brasília), de acordo com o site do IMCCE. [Leia+]

"Os eclipses ocorrem com o alinhamento de Sol, Lua e Terra. O Sol é 400 vezes maior do que a Lua, mas também está 400 vezes mais distante: quando a Lua bloqueia por completo a luz solar, ocorre o eclipse total."


A eterna busca pelo Abominável Homem das Neves toma novo impulso



via
JB Online

A até então infrutífera busca do lendário Yeti, o Abominável Homem das Neves, recebeu um novo impulso depois que pesquisadores britânicos confirmaram que estão examinando os pêlos achados na Índia e que alguns acreditam pertencer a uma versão da criatura.

Um especialista da Universidade Oxford Brookes, Inglaterra, confirmou que examinou os pêlos achados numa remota região florestal do nordeste da Índia e que os resultados iniciais assinalam características humanas e simiescas. [Leia+]

"A versão indiana dessa criatura é chamada Mande Barung (homem da selva) e, segundo o que se fala, ela habitaria as florestas do estado de Meghalaya, norte-oriente da Índia."


"A internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas"

via INFO Online

MADRI - Começou nesta segunda-feira (28/07) e durará sete dias a feira de entretenimento digital Campus Party 2008, em Valência, na Espanha.

O tema desta edição é 'A internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas'. O evento terá palestras de Stephen Hawing, Al Gore, Neil Amstrong, Nicholas Negroponte e Rudolph Giuliani. [Leia+] [Saiba+ blog oficial]

“Conseguimos transmitir o entusiasmo dos participantes da Campus Party a profissionais reconhecidos internacionalmente. Mais de 100 comunidades relacionadas à tecnologia escolhem esta feira como local de troca de experiências e conhecimento”


China e Irã são os países que mais executaram prisioneiros em 2007



via Espaço Vital

A China e o Irã são os países que mais executaram prisioneiros em 2007 - divulgou a imprensa espanhola, neste domingo (27), ao dar detalhes do segundo relatório anual sobre penas de morte, elaborado pela organização Anistia Internacional (AI). De acordo com a pesquisa, o governo chinês matou 470 pessoas no ano passado, enquanto o Irã executou 317 criminosos.

Sessenta países legalizam a pena de morte. Em 2007, pelo menos 1.252 pessoas foram executadas em 24 nações de um total de 3.347 sentenciadas à morte em 51 países.

Segundo a organização norte-americana Fundação Dui Hua, o governo chinês matou pelo menos seis mil prisioneiros no ano passado. A mesma entidade revelou que 88% das penas capitais executadas em 2007 ocorreram em cinco países: China, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Estados Unidos. [Leia+]

"Esse número oficial não corresponde à realidade, já que países como China, Cingapura, Malásia e Mongólia se recusam a divulgar os dados oficiais de execuções."

Assista "Doodlebug", o primeiro curta do aclamado diretor Christopher Nolan




Christopher Nolan
(Londres, 3 de Julho de 1970)

Curtas metragens


Longas metragens



Sonda investigará o astere Stein, "parente" da Terra

via Folha Online

A sonda espacial Rosetta, da Agência Espacial Européia, deve chegar a 800 km do asteróide Steins no próximo dia 5 de setembro. A espaçonave-robô, cujo objetivo principal é investigar o cometa Churyumov-Gerasimenko, entre 2014 e 2015, aproveitará a proximidade com o Stein para analisar as propriedades desse bólido espacial de composição incomum.

'Observações remotas indicam que o Steins é feito de minerais com ferro e elementos mais pesados, semelhantes aos que compõem a Terra', diz o astrônomo David Nesvorny. O asteróide pode, portanto, ser um remanescente do processo que formou nosso planeta. [Leia+]

"O Sistema Solar surgiu de uma nuvem de gás e grãos de poeira, feita do material que sobrou da formação do Sol. Esses grãos se aglutinaram até formar rochas chamadas planetesimais, que colidiam entre si. A fusão delas é que originou os planetas rochosos e os asteróides."


Zombar de si mesmo é a chave da sedução, diz estudo

via Estadao

Zombar de si mesmo pode ser a melhor maneira de seduzir o sexo oposto, mas isso só parece funcionar se você tem um status elevado aos olhos do potencial parceiro, de acordo com uma pesquisa publicada pela revista acadêmica Journal of Evolutionary Psychology .

Segundo os autores, apesar de outras pesquisas terem mostrado que o humor é provavelmente a melhor forma de conquista, o novo estudo mostra que o tipo de humor também é importante. [Leia+]

"Muitos estudos mostram que um senso de humor é sexualmente atraente, especialmente para as mulheres, mas nós descobrimos que o humor auto-depreciativo é o mais atraente de todos', diz Gil Greengross, do Departamento de Antropologia da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos."


Blog faz Nike retirar anúncio homofóbico

via INFO Online

A Nike removeu anúncios que pareciam transmitir mensagens homofóbicas, no Oregon, de acordo com o The Oregonian.

O jornal afirma que a controvérsia surgiu na semana passada, a respeito da campanha publicitária criada para o novo tênis de basquete da marca, o Hyperdunk. Blogueiros consideraram os anúncios homofóbicos, segundo o The Oregonian. [Leia+]

De acordo com um porta-voz da Nike, Bob Applegate, outdoors e outros anúncios seriam removidos de Portland, no Oregon “o mais rápido possível”.


Ex-funcionários do Google lançam novo buscador



via
IDG Now!

Uma ex-funcionária do Google e seu marido lançaram um novo mecanismo de buscas chamado Cuil (pronouncia-se 'cool'), com a ambiciosa meta de indexar mais páginas que o gigante das buscas.

O Cuil é uma criação de Anna Patterson, ex-líder de indexação de buscas do Google, e de seu marido Tom Costello, que desenvolvia mecanismos de buscas na Universidade de Stanford e na IBM. [Leia+]

"A ferramenta já indexou 120 bilhões de páginas da web e pode fornecer resultados organizados por idéias com garantia de privacidade aos usuários, segundo os fundadores."


domingo, 27 de julho de 2008

Relógio de unha é opção entre modelos futuristas



via
Terra - Eletrônicos

Numa época em que muitas pessoas controlam as horas pelo celular, os relógios de pulso reivindicam seu lugar no mundo dos acessórios.

Futuristas e diferentes, eles apostam em um design tecnológico ou agregam novos recursos, muitas vezes transformando a contagem do tempo em uma função secundária.

Há modelos com uma aparência tão high-tech que mal parecem relógios. Por outro lado, a maioria mantém o formato pulseira/visor, como o relógio que mostra as horas em braile, o que substitui os ponteiros por um fio enrolado ou o modelo que usa LEDs azuis em círculos para indicar o tempo. [Leia+]


Estudo: continentes permitiram oxigenação da Terra

via Terra

A formação dos grandes continentes terrestres pode ter sido fundamental no aumento da concentração de oxigênio na atmosfera, segundo uma pesquisa publicada neste domingo pela revista científica britânica Nature Geoscience.

Uma equipe da Universidade Nacional da Austrália reconstruiu e analisou os períodos da oxigenação da Terra, que passou dos níveis ínfimos de oxigênio em seus primeiros tempos a quase 21% da atualidade.

Os maiores saltos nas concentrações do oxigênio atmosférico aconteceram há 2.650, 2.450, 1.800, 600, 300 e 40 milhões de anos, datas que coincidem com a fusão das massas de terra em 'supercontinentes'. [Leia+]

"Os cientistas sustentam que as colisões das massas terrestres originaram cordilheiras que passaram rapidamente por erosões e liberaram grandes quantidades de ferro e fósforo nos oceanos."


Evangelhos são obra de autores desconhecidos, dizem pesquisadores



via
G1

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

Para os atuais estudiosos da Bíblia, no entanto, o mais provável é que nenhuma dessas autorias tradicionais esteja totalmente correta. Embora muitos dos fatos contados pelos evangelistas possam realmente remontar à vida de Jesus, inconsistências e contradições deixam claro que nenhum de seus discípulos originais sentou-se pessoalmente para escrever uma biografia de Cristo. [Leia+]

"Os títulos demoraram para aparecer no corpo do texto. Os primeiros papiros com a fórmula atual para os títulos 'Evangelho segundo Marcos' ou 'Evangelho segundo João', por exemplo são de meados do século 3 [mais de 150 anos depois da data em que os textos teriam sido escritos]."


sábado, 26 de julho de 2008

Estado da Califórnia proíbe uso de gorduras trans



via
G1

O Estado americano da Califórnia se tornou o primeiro do país a aprovar uma lei proibindo os restaurantes e comerciantes de alimentos de usar gorduras do tipo trans, que estão ligadas a doenças cardíacas.

O governador Arnold Schwarzenegger disse que a nova lei, que entra em vigor em 2010, representa um passo em direção a um futuro mais saudável. [ Leia+] [ Saiba+ Schwarzenegger extermina gordura trans ]

"As gorduras do tipo trans são óleos vegetais alterados quimicamente e tornados sólidos pelo processo de hidrogenação. Elas permitem aos alimentos processados ter um prazo de validade maior."


sexta-feira, 25 de julho de 2008

Quem usa protetor solar está mesmo seguro?

via Terra

Os dermatologistas vêm nos aconselhando há anos que usemos filtro solar para proteger a pele. Agora, há muita gente questionando esse conselho, depois que um grupo ambientalista desafiou as alegações de segurança de muitas das marcas mais conhecidas. [Leia+]

"O grupo está especialmente preocupado com a segurança de um composto chamado oxibenzone, que é usado na maioria dos filtros solares mais populares. Mas as pesquisas sobre oxibenzone são limitadas."


Audi anuncia sistema que interage com os semáforos



via autoportal

Há poucas semanas, a Opel deu a conhecer o «Opel Eye», um sistema que lê e interpreta sinais de trânsito, em particular de limites de velocidade e que vai equipar o novo Insígnia.

Agora é a vez da Audi anunciar o desenvolvimento de um sistema que interage com os semáforos, denominado «Travolution», para que quando o condutor chegue ao semaforo, este esteja... verde!

A marca dos quatro anéis, juntamente com os responsáveis da câmara da cidade de Ingoslsdat, iniciaram um inédito projeto, que contemplou a colocação de 50 semáforos dotados de sensores, os quais comunicam com os sistemas de navegação de uma série de veículos em testes, de forma a indicar ao condutor a que velocidade deve seguir, adaptando a sua condução para que quando se aproxime do semáforo, este esteja «verde». [Leia+]

Com humor, escocês dá rasteira em golpistas da internet



via
G1

Robert Servant é um escocês sexagenário que, depois de ganhar seu computador na rifa de um clube de boliche, passou a se corresponder com spammers sim, trocar mensagens com os propagadores de lixo eletrônico que todos querem evitar.

Após meses vivendo essa experiência on-line, o limpador de janelas decidiu publicar um livro divulgando esses diálogos insólitos. Mas antes de dar mais detalhes sobre Bob e esse seu estranho hobby de conversar com o inimigo, é importante deixar algo claro: ele não existe.

Tanto o livro 'Delete this at your peril' ('Delete por sua conta e risco', em tradução livre) quanto o personagem que, antes de se dedicar à limpeza de janelas, vendia cheeseburgueres preparados dentro de vans são criações do jornalista escocês e autor de livros Neil Forsyth, 30.

Ele conta que começou a responder as mensagens enviadas por spammers como hobby, adotado sempre que bebia algumas cervejas, até que a brincadeira ganhou força e se transformou em livro." [Leia+]

"Me inspirei em um senhor que conheci. Eu realmente gostava da idéia de ele ser um velho com personalidade de criança: muito empolgado, mas resistente a cair nos golpes e às vezes um pouco mimado"

Os famosos gêiseres de Yellowstone podem parar



via Terra - Aquecimento Global

O Old Faithful (velho fiel) talvez deixe de ser assim tão fiel. Um estudo de longo prazo sobre os conhecidos gêiseres do Parque Nacional de Yellowstone sugere que as secas causadas pelas alterações climáticas estão retardando - e podem até paralisar - as erupções regulares dos gêiseres. [Leia+]

"Entre 1998 e 2006, pesquisadores acompanharam a periodicidade de erupções em cinco dos gêiseres do parque usando sensores de temperatura. Os dois mais conhecidos deles mostravam as maiores mudanças."


Grupo revela fóssil de filhote de dinossauro



via
Folha Online

Após dois anos, cientistas do Japão e da Mongólia conseguiram terminar o trabalho de escavação do fóssil de um filhote de tarbossauro, um dinossauro bípede e carnívoro que viveu há 70 milhões de anos.

O animal, que habitava apenas parte da Ásia, lembra um pouco o popular tiranossauro. O espécime apresentado agora tinha cinco anos. Esqueletos de dinossauros jovens são difíceis de achar, os animais menores em geral morriam trucidados por outros predadores. [Leia+]

"Segundo os cientistas, os tarbossauros adultos costumavam medir até 12 metros e pesar 7 toneladas. O jovem descoberto agora tinha 2 metros."


YouTube e iPod transformam varredor de ruas londrinas em estrela



via
G1

A tecnologia conspirou a favor do varredor de ruas polonês Zbigniew Colbecki, 47, que trabalha em Londres. Sempre acompanhado por um iPod, ele requebra no estilo do cantor Michael Jackson enquanto trabalha e, por isso, virou estrela no site de vídeos YouTube.

Em entrevista à “CNN”, ele contou que ouve de tudo um pouco: inclusive música brasileira e funk australiano. [Leia+]

“Não é o trabalho mais interessante do mundo, mas fico muito feliz em ter essa atividade, porque deixo as pessoas felizes e faço amigos.” Ele nega se inspirar nos movimentos de Michael Jackson, dizendo ter seu próprio estilo. “Improviso nas ruas, enquanto vejo minha sombra nas calçadas e meu reflexo nas vitrines.”


Arqueólogos acham pista de corrida de cavalos das Olimpíadas gregas



via
G1

Sem dar um único golpe de pá ou picareta, arqueólogos de três instituições alemãs desvendaram um dos últimos grandes mistérios das Olimpíadas da Antigüidade: onde diabos acontecia a corrida de cavalos que era o grande evento dos ricos e famosos da Grécia.

Seguindo as indicações de um escritor do século 2 d.C., a equipe usou sensores magnéticos e radares para identificar a pista de corrida, na qual carros puxados por dois e quatro cavalos se digladiavam pela vitória olímpica. [Leia+]

"Acreditava-se que o hipódromo de Olímpia jamais voltaria a ser identificado, porque a área onde ele ficava foi coberta por grossas camadas de sedimentos trazidos por enchentes durante a Idade Média."


Usar o sutiã errado pode causar danos aos seios, diz estudo

via G1

Mulheres que usam o tipo de sutiã errado podem estar causando danos aos seios sem saber, segundo um alerta feito por pesquisadores britânicos.

Uma equipe da Universidade de Portsmouth testou cerca de 50 tipos de sutiã em centenas de mulheres durante os últimos três anos, e disse que os que oferecem pouco suporte podem fazer com que frágeis ligamentos nos seios se estiquem demais.

Segundo os pesquisadores, durante uma sessão de exercícios os seios se movimentam até 21 cm para cima e para baixo, e de um lado para o outro.

Entretanto, a maioria dos sutiãs apenas limita o movimento vertical, eles afirmaram. E alertaram especialmente os modelos esportivos que se parecem a uma camiseta regata mais curta.

'Quando se fala em sutiãs esportivos, por exemplo, muitas mulheres não compram nada que se pareça com um sutiã normal - elas acham que se o sutiã não pode ser retirado pela cabeça, como uma camiseta, então não é um sutiã esportivo de verdade', afirmou. [Leia+]

"A pesquisadora notou que o formato e o tamanho dos seios mudam ao longo da vida de uma mulher, que pode necessitar de diferentes tipos de sutiã com o passar dos anos, especialmente em fases como a amamentação e a menopausa."

Médico sugere menos filhos para salvar planeta

via Terra

Um editorial publicado na edição desta sexta-feira da revista científica britânica British Medical Journal afirma que ter menos filhos é uma forma de contribuir para o combate ao aquecimento global.

O artigo, assinado pelo professor de planejamento familiar do University College, de Londres, John Guillebaund, afirma que 'a população mundial atualmente excede 6,7 bilhões e o consumo de combustíveis fósseis, água potável, colheitas, peixes e florestas excedem a demanda'.

Segundo o especialista, 'estes fatos estão relacionados', uma vez que cada pessoa que nasce contribui para a emissão de gases poluentes e é impossível escapar da pobreza sem que haja um aumento dessas emissões.

Guillebaund conclui que 'aplicar contracepção ajuda, portanto, a combater as mudanças climáticas, ainda que não seja um substituto direto para a redução das emissões per capita de elevados emissores'. [Leia+]

"O editorial afirma que a demanda por anticoncepcionais aumenta quando eles se tornam acessíveis e quando as barreiras à sua obtenção são derrubadas, acompanhadas de informações apropriadas relativas à sua segurança e uso."


quinta-feira, 24 de julho de 2008

Programa de rádio 'Electron' já está disponível na web

via Portal Fiocruz

"O programa tem a coordenação e locução de Luisa Massarani e faz parte do Estação Cultura, veiculado às quintas-feiras, entre 12h30m e 13h, na MEC AM 800 KHz ou pela Internet.

No sítio do Museu da Vida, é possível ouvir na íntegra os programas já veiculados. Informações no radiociencia@fiocruz.br.
"Fruto de parceria entre Rádio MEC e Museu da Vida/Fiocruz, Electron é um bate-papo sobre temas de ciência e tecnologia com tempero de música e literatura."

Astronauta da Apollo 14 afirma que OVNIs são reais



via
Z o o t r ó p o l e

Ontem (23 de julho) o astronauta Edgar Mitchell (que foi o sexto homem a caminhar na Lua) declarou em uma entrevista que o fenômeno OVNI é real, que alienígenas contataram humanos várias vezes e que o acidente de Roswell realmente aconteceu. Além disso, afirmou que os governos têm escondido a verdade da população há mais de 60 anos. [Leia+] [fonte boingboing]

Motion Chair - Cadeira para gamers



via
Tech Alien.net

Comercializada pela Gyroxus, a Motion Chair pode ser usada em uma grande variedade de plataformas: XBOX 360, PS3, PS2, Nintendo e PC/Windows. [Leia+] [Veja o vídeo]

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Robô ajuda a evitar imigração ilegal na Inglaterra



via
Terra

Uma das formas de imigração ilegal mais utilizadas na Inglaterra é a entrada no país utilizando a parte inferior de caminhões de carga. Para tentar barrar esta prática, que também vem sendo usada para o tráfico, os ingleses contam com a ajuda de um pequeno robô espião para fiscalizar os veículos que chegam ao país.

O pequeno Hero, da BAE Systems, foi desenvolvido especialmente para se esgueirar por entre os veículos. Equipado com câmeras e sensores, é capaz até de identificar batimentos cardíacos quando equipado com aparelho específico, segundo o site Gizmodo. [Leia+]

"O Hero também pode detectar materiais químicos, biológicos ou radioativos."


PC baseado totalmente em "cloud computing"



via
Geek

Aproveitando-se da infra-estrutura de serviços fornecidos pela internet, alguns dispositivos simples para acesso à internet surgem no mercado. Um deles, o CherryPal, promete ser realmente pequeno e econômico.

O CherryPal C10 é anunciado pelo fabricante como uma opção ecologicamente correta e de baixo custo, para usuários que necessitam de pouco processamento e que executa atividades diárias simples como ler email e navegar na internet. A pequena caixa de 14 x 10 x 3cm (dimensões similares a um modem ADSL) possui processador 400MHz MPC5121e mobileGT, 4GB de memória flash, 256MB de RAM, Wi-fi 802.11b/g, duas portas USB, uma saída Ethernet e uma VGA, informa o Engadget.

O sistema operacional é uma distribuição Debian Linux, adaptada para o aparelho. Todos os outros aplicativos, como o Google Docs para tarefas de escritório, são executados na nuvem (ou seja, em diversos computadores na internet), utilizando uma versão também modificada do Firefox. Já a questão das atualizações deverá ser abordada futuramente, segundo o fabricante. [Leia+]

"O sistema também agrada aos ativistas ambientais, já que seu consumo gira em torno de 0,002 KW/H. A drástica diminuição na utilização de energia elétrica se deve à eliminação das partes móveis, como HDs, e à utilização de processadores e chipsets mais econômicos como o Via C7, diz o The Register."


Conheça seis novos golpes que circulam pela web

via PC WORLD

Eles tentam convencer o destinatário a clicar em links para sites contaminados ou baixar programas nocivos. Tudo devidamente camuflado por mensagens com ofertas de notícias exclusivas, fotos comprometedoras e programas gratuitos, entre outros. [Leia+]

'Peso de recém-nascido pode determinar saúde cardíaca'

via G1

Pesquisadores britânicos dizem ter encontrado a primeira prova de que crianças que tinham peso menor ao nascer já apresentavam alterações específicas no funcionamento do coração e dos vasos sangüíneos na infância.

O estudo dos cientistas da Universidade de Southampton pode ajudar a explicar a razão de bebês que nascem com pouco peso terem mais chances de desenvolver doenças cardíacas na idade adulta. [Leia+]

"Os pesquisadores analisaram 140 crianças, com idades entre oito e nove anos, que passaram por testes psicológicos envolvendo situações de estresse. As crianças eram bebês saudáveis e estavam dentro da média de peso normal ao nascerem."


Aprenda truques de pesquisas no Google

via Folha Online

Não é novidade para ninguém que dá para encontrar quase tudo no buscador mais popular do mundo. Mas nem todos conhecem recursos que o Google oferece em sua própria interface de pesquisa, como operações matemáticas e conversão de unidades. Veja alguns deles, selecionados pela Folha. [Leia+]

"O Google é capaz de resolver desde operações matemáticas simples, como adição e subtração, até cálculos mais complicados, como logaritmos."


Site de relacionamento aposta em união baseada em DNA



via
Terra

Um novo site para união de casais foi lançado no exterior, mais uma vez com base em análises de DNA na busca por uma maior compatibilidade. O GenePartner não é o primeiro site do estilo a propor uniões baseadas em testes de DNA, mas é o que oferece o serviço mais barato, cinco vezes menos que o concorrente 23andMe, por exemplo.

O novo serviço suíço, que tem o slogan "amor não é coincidência", cobra US$ 199 (equivalente a cerca de R$ 315) pelo teste, realizado a partir da saliva do participante com ajuda de um kit enviado ao seu endereço. O site tem versões em alemão, francês, espanhol, inglês e italiano. [Leia+]

"De acordo com o site TechCrunch, para a análise de compatibilidade entre casais foram estudadas centenas de outros casais bem sucedidos, que tiveram seus modelos genéticos arquivados para comparação com os dos clientes."


Crackers podem explorar falha em DNS em breve, alertam especialistas

via IDG Now

Experts em segurança estão alertando que um ataque ao DNS - sistema de nomes e domínios da internet - é iminente, após a publicação acidental de detalhes de uma falha no sistema.

Vários crackers estão prontos para desenvolver um código de ataque para o bug e mostrarão isso nos próximos dias, disse Dave Aitel, chefe de tecnologia de segurança Immunity. [Leia+]

"Analistas de segurança divergem quando ao alcance do ataque, mas concordam que crackers devem explorar bug no DNS em breve."


Fósseis sugerem que a Antártida já foi muito mais quente



via
Estadao

Um novo fóssil descoberto na Antártida indica que essa região foi, há milhares de anos, mais quente do que é agora, o que tem implicações para o estudo da evolução da calota polar e da mudança climática.

A descoberta, divulgada nesta terça-feira, 22, na revista britânica Proceedings of the Royal Society B, foi feita por um grupo de cientistas de várias universidades do Reino Unido e dos Estados Unidos, na zona do Vales Secos do leste do continente Antártico. [Leia+]

"A descoberta desses fósseis demonstra que houve um resfriamento "substancial e muito intenso" do clima antártico, o que é um dado "importante para traçar a evolução da calota polar, um fator chave para entender os efeitos do aquecimento global."


Wikipedia inspira criação de projeto coletivo de carro elétrico

via Wikipedia

Depois da wikipedia, vem aí o wikicarro. A 'eCars Now!' é uma comunidade finlandesa na Web que procura aplicar a abordagem coletiva usada pelos colaboradores da enciclopédia online Wikipedia na conversão de carros a gasolina para carros elétricos. O primeiro deles deve estar rodando ainda este ano. [Leia+]

"Se conseguirmos muito sucesso, ajudaremos a criar projetos semelhantes em todo o mundo, com os quais poderemos compartilhar o que sabemos", disse Jukka Jarvinen, um participante do projeto, que acrescentou que esquema semelhante estava sendo lançado na Dinamarca. "Estamos esperando criar um movimento mundial"


Engenheiro quer substituir cobaias vivas por chips



via
Terra

Uma nova patente registrada por Wei Li, engenheiro mecânico da Universidade de Washington, em Seattle, Estados Unidos, quer colocar um fim nos gastos com testes de drogas em animais e humanos, substituindo-os por microchips. Segundo o site NewScientist, o cientista acredita que chips podem clonar a estrutura orgânica do corpo humano. [Leia+]

"Bastaria que células do órgão real, como de um fígado, por exemplo, fossem cultivadas nas estruturas de silício para que os efeitos tóxicos de drogas fossem testados sem riscos à saúde de humanos e animais."


Estudo sugere nova data para explosão de diversidade dos dinossauros

via Abril

A hipótese de uma explosão de diversidade entre os dinossauros no final do Cretáceo, pouco antes de seu desaparecimento, é questionada por um estudo, que data as etapas-chave da evolução desses animais.

Uma equipe de cientistas, coordenada por Graeme Lloyd, da Universidade de Bristol (oeste da Inglaterra), reexaminou a hipótese corrente de que os dinossauros tiveram sua maior diversificação, como outras várias espécies, na última parte do Cretáceo, entre 125 e 80 milhões de anos atrás." [Leia+]

"Os pesquisadores analisaram mais de 450 espécies de dinossauros, cerca de 70% das espécies conhecidas até hoje, e criaram uma "superárvore" genealógica, onde uma primeira diversificação em massa ocorreu bem mais cedo, no final do Triássico, entre 225 e 200 milhões de anos atrás."


Via Láctea é mais bela do que se imaginava


[Imagem: Robert Hurt (SSC/JPL/Caltech)]

via Inovação Tecnológica

Nossos mais modernos telescópios permitem-nos enxergar diretamente milhões de galáxias. Mas eles não são capazes de fotografar nossa Via Láctea pelo simples fato de que estamos dentro dela.

Agora, cientistas utilizaram as mais recentes descobertas astronômicas para criar um 'retrato falado' da nossa própria galáxia.

O resultado é de uma beleza que impressionou até quem está acostumado a fotografar diariamente galáxias deslumbrantes, nos mais diversos formatos. [Leia+]

"Nossa galáxia não é tão confusa como muitos pensavam. O que nós descobrimos foram evidências de equilíbrio e ordem, tal como o yin e o yang da filosofia chinesa."


Redes neurais permitem que robôs sintam empatia, sintonizando-se com as emoções dos humanos



via Inovação Tecnológica

Com a ajuda de redes neurais, pesquisadores europeus estão desenvolvendo robôs que poderão sentir empatia, sintonizando-se com as emoções dos humanos com quem eles interagirem e reagindo de acordo com essas emoções.

Tal como uma criança, os robôs conseguem aprender a partir da observação das emoções. Eles já conseguem, por exemplo, distinguir entre os sentimentos de uma pessoa que chora de tristeza daqueles de outra pessoa que chora de alegria. [Leia+]

"O objetivo do projeto, que envolve 25 especialistas de seis países europeus, é fazer com que os robôs tenham empatia, ajustando-se às emoções humanas, o que poderá facilitar sua aceitação no dia-a-dia das pessoas."