domingo, 31 de agosto de 2008

Cérebro gera novos neurônios para substituir as células nervosas do bulbo olfatório e do hipocampo

via Folha Online

O cérebro adulto gera novos neurônios para substituir as células nervosas do bulbo olfatório, que controla o olfato, e do hipocampo, que contribui para a aprendizagem espacial e a memória.

Em artigo publicado neste domingo pela revista científica britânica 'Nature Neuroscience', pesquisadores da Universidade de Kyoto explicam que essas duas áreas precisam de um fluxo contínuo de novos neurônios para manutenção. [Leia+]

"Os especialistas sabem há alguns anos que o cérebro adulto perde gradualmente células nervosas e que é capaz de gerar outras novas, em um processo denominado neurogênese. No entanto, era desconhecido se esses novos neurônios desempenhavam um papel importante."


Brasil é um dos países com pior nível de educação de ciências

via Luis Nassif

O Brasil é um dos países com pior nível de educação de ciências para estudantes de 15 anos, segundo uma lista de 57 países organizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

De acordo com a lista, a ser publicada em detalhes na semana que vem, o Brasil fica a frente apenas da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Catar e Quirguistão.

O estudo testou as habilidades de mais de 400 mil estudantes nos 57 países que, juntos, correspondem a cerca de 90% da economia mundial.

Os estudantes da Finlândia ficaram em primeiro lugar, seguidos pelos de Hong Kong (na China) e do Canadá.

A pesquisa, baseada em testes realizados em 2006, é o principal instrumento de comparação internacional do desempenho entre estudantes do ensino médio. [Leia+]

"O teste mediu basicamente o conhecimento de ciências, mas também mediu a capacidade de leitura e incluiu noções de matemática, e como os estudantes aplicavam esse conhecimento para resolver problemas do dia-a-dia."

Toshiba exibirá ecoprodutos na IFA 2008



via
BUSINESS WIRE

A Toshiba Corporation anunciou hoje que exibirá os mais recentes avanços de produtos e tecnologias ecologicamente conscientes na IFA 2008, em Berlim, Alemanha, de 29 de agosto a 3 de setembro.

Em linha com a sua antiga e duradoura determinação de promover uma administração ecologicamente consciente, a Toshiba publicou a sua Environmental Vision 2050 (Visão Ambiental 2050) em novembro de 2007 e está promovendo vários programas para contribuir para um meio ambiente melhor.

Como líder do ramo na promoção de iniciativas ambientais, a Toshiba irá demonstrar as suas mais recentes conquistas tecnológicas na IFA, feira de produtos eletrônicos de consumo líder da Europa (o estande número 101 da Toshiba está localizado no corredor 21A).


Avanços no corte de consumo de energia nas televisões serão exibidos por duas TVs LCD: o modelo de baixo impacto ambiental 42XV515D e um modelo de conceito futurístico. [Leia+]

"A Toshiba esforça-se para melhorar o valor e a co-eficiência dos seus produtos e processos de negócios e para reduzir o dióxido de carbono emitido pelos grupos de produtos Toshiba no equivalente a 117,7 milhões de toneladas por ano no ano fiscal de 2025 comparado com o ano fiscal de 2000."

sábado, 30 de agosto de 2008

Republicanos tentam se afastar de Bush



O Partido Republicano tem uma escolha difícil pela frente na eleição americana. Com o alto índice de rejeição do presidente, muitos republicanos preferem não ter George Bush no palanque.

Em eleições passadas, o cabo eleitoral George Bush ajudou muitos republicanos a chegarem ao congresso. Agora, quanta ingratidão! [Leia+]

"O senador Norm Coleman, de Minnesota, se elegeu há seis anos, com o apoio de Bush. Desta vez, o presidente foi substituído nos comerciais pela mulher do candidato."

Paco de Lucia [Entre dos Aguas]

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paco de Lucía, nome artístico de Francisco Sánchez Gómez (Algeciras, 21 de Dezembro de 1947) é um guitarrista espanhol de flamenco reconhecido internacionalmente.

Paco é o mais novo de cinco irmãos, filhos do também guitarrista de flamenco António Sánchez. Os seus irmãos Pepe de Lucía e Ramón de Algeciras também são músicos de flamenco; Pepe é cantor e Ramón é também guitarrista.

O seu nome artístico foi adoptado em honra de sua mãe Lucia, de origem portuguesa, que por sua vez adoptou o nome de Lucía Gómez. Foi com seu pai e seu irmão Ramón que aprendeu a tocar guitarra. [Leia+]

"Em 2004 foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias, por ser um músico que transcendeu fronteiras e estilos."


Paco De Lucia, John Mclaughlin y Al Di Meola [Mediterranean Sundance]

Site localiza sobrenomes ao redor do mundo

via G1

Uma equipe de geógrafos de uma universidade britânica lançou um site que identifica em quais países um determinado sobrenome pode ser encontrado.

O site Public Profiler reuniu 10,8 milhões de sobrenomes usando informações de registros eleitorais e listas telefônicas.

O site - www.publicprofiler.org/worldnames cobre um bilhão de pessoas em 26 países, mostrando a origem dos nomes e para onde eles se espalharam, mas não inclui o Brasil. [Leia+]

"Nós podemos ligar nomes a lugares - um nome, agora, não é apenas uma indicação de quem você é, mas também de onde você está"


Escolas usam games e blogs para ensinar

Danilo Verpa/Folha Imagem


via
BOL Notícias

Para conseguirem a atenção das crianças, instituições de ensino se adaptam à realidade do seu público-alvo, acostumado, desde cedo, a ter acesso a ferramentas tecnológicas.

Desde o ano passado, alunos do sexto ao nono ano do Colégio Santa Maria, em SP, têm a opção de participar da oficina de criação de games, que é oferecida como atividade extra.

"A gente desenvolve pequenos jogos para computador. A idéia é usar o interesse que o aluno já tem nesse tipo de atividade para desenvolver alguns conceitos importantes no sentido pedagógico", afirma o professor de informática Muriel Vieira Rubens, 27.

"Os alunos estudam conceitos de física, como velocidade e gravidade, para construir personagens. E, também, têm noções de arte, como sombra e luz, para construir cenários."

Para atender aos pais que nem sempre podem acompanhar os eventos de que os filhos participam, o Colégio Santo Américo, em SP, faz transmissões pela rede (www.colegiosantoamerico.com.br). [Leia+]

"Com a TV on-line, pais que moram longe ou viajam muito podem acompanhar seus filhos. Na transmissão mais recente, tivemos pais que viram os filhos do México, da Guatemala, do Chile"


Cientistas desvendam mistério dos sons do oceano



via
Terra - Pesquisas

Cientistas neozelandeses afirmam ter comprovado que essas espinhosas criaturas marinhas são as responsáveis por um misterioso ruído escutado sob a água duas vezes por dia.

O ruído de 20 a 30 decibéis é causado pelos dentes das criaturas espinhosas raspando nos recifes, enquanto seus familiares famintos, as estrelas-do-mar, se alimentam de algas e invertebrados. [Leia+]

"Craig Radford e Andrew Jeffs, biólogos marinhos da universidade de Auckland, solucionaram o mistério durante um estudo do som ambiente nos recifes do norte da Nova Zelândia."


sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Vício em games atinge 4 milhões de jovens na China



via
Folha Online

Cerca de 4 milhões de jovens chineses são viciados em internet, principalmente os 'pouco saudáveis' os adolescentes com o problema representam 10% dos usuários de internet menores de 18 anos no país. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela imprensa local. [Leia+]

"Com esse diagnóstico, a Assembléia Nacional Popular (Legislativo) pediu que seja feito um monitoramento austero dos games que tenham conteúdo ilegal ou inapropriado."


Dor emocional 'dura mais que dor física', diz estudo

via Estadao

Experiências emocionalmente dolorosas sobrevivem mais tempo na memória que a dor física, afirmaram psicólogos americanos.

O estudo da Universidade Purdue, em Indiana, foi feito com base em respostas de voluntários, todos universitários, sobre os eventos dolorosos que eles tinham vivenciado nos últimos cinco anos.

O psicólogo Michael Hughesman concorda que é possível que a dor emocional seja processada em uma parte do cérebro diferente da que processa a dor física, e que por isso a 'duração' da dor seja diferente nos dois casos. [Leia+]

"Há algo de intangível em relação ao dano emocional. Com a dor física, você pode ver a ferida, mas no abuso emocional normalmente há temor e ansiedade remanescentes"


Britânicos criam 'pirulito eletrônico' que simula efeito de drogas


via G1

Uma empresa inglesa promete lançar nos próximos dias um aparelho que provoca no cérebro efeitos parecidos com o das drogas. Batizado de Eye Candy, o produto se assemelha a um pirulito, e funciona ligado à porta USB do computador.

De acordo com os criadores, o Eye Candy transmite estímulos elétricos para a língua. Por meio de um conceito chamado de 'substituição sensorial', ao chegarem ao cérebro os estímulos não-visuais aplicados na língua se transformariam em imagens e outras sensações. [Leia+]

"O comprador pode escolher entre seis tipos de 'drogas eletrônicas', cada uma prometendo um efeito diferente, como relaxamento, meditação e aumento da sociabilidade."


Internet via rede elétrica (Power Line Communication) chegará a 98% das residências brasileiras

via Baguete

Em poucos anos, a internet via rede elétrica (Power Line Communication) chegará a 98% das residências brasileiras, tornando-se o meio de acesso com maior capilaridade para a oferta de banda larga. É o que prevê o gerente de Engenharia de Espectro da Anatel, Marcos de Souza Oliveira, em entrevista à Gazeta Mercantil. [Leia+]

"Na agência, as velocidades alcançadas pelo PLC nos testes variaram de 1 a 16 Mbps, adequando-se ao conceito de banda larga da União Internacional de Telecomunicações (UIT), braço da Organização das Nações Unidas (ONU). O piso é de 2 Mbps."


Vírus infecta computadores portáteis da Estação Espacial Internacional

via O Globo Online

Os computadores portáteis enviados à Estação Espacial Internacional (EEI) no mês de julho estão infectados com o vírus W32.Gammima.AG, informou nesta quarta-feira a agência oficial russa RIA-Nóvosti.

O vírus, que tem como objetivo roubar senhas de vários jogos populares na Ásia, como o Maple Story, o Huang Yi Online e o Talesweaver, fez sua primeira aparição no planeta Terra em agosto do ano passado. [Leia+]

"Esta não é a primeira vez que vírus de computador chegam ao cosmos, mas a agência espacial norte-americana garante que isto ocorre com pouca freqüência e não afeta o funcionamento da plataforma orbital."


Telescópio espacial faz mapa de buracos negros gigantes no Universo


via Folha Online

Quem sente desconforto ao imaginar que o Universo é salpicado de megaburacos negros pode olhar a imagem à direita e entrar em pânico: boa parte dos pontos avermelhados no mapa são as adjacências de um desses monstros cósmicos.

O mapa, foi produzido pelo telescópio espacial Fermi, da Nasa. Ele mostra como é o Universo visto em raios gama, a radiação mais energética do espectro.

O Fermi (antes chamado Glast) foi lançado neste ano para investigar as fontes de raios gama existentes no cosmo. Os cientistas acreditam que essa radiação emane principalmente de núcleos de galáxias, habitados por buracos negros com massas milhões de vezes maiores que as do Sol. [Leia+]

"O novo instrumento deve investigar, ainda, as misteriosas explosões de raios gama, os eventos mais energéticos do Universo -provavelmente também ligados à atividade dos núcleos galácticos."


Fumar durante a gravidez: nem pensar!


via G1
"Nesta sexta (29), comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Não é preciso reforçar que fumar faz mal à saúde. Mas muitas pessoas ainda não sabem os problemas que podem causar na gravidez.

De acordo com Carolina Ambrogini, ginecologista da Unifesp, o fumo na gestação pode trazer sérias conseqüências para a criança e para a mãe. [Leia+]

"O bebê, com certeza, nascerá com baixo peso e, em alguns casos, ter morte súbita. E a mãe poderá desenvolver trombose e pressão alta".


Cientistas acham sinais de cidades ancestrais no Xingu

via BBCBrasil

Cientistas disseram ter encontrado evidências da existência de comunidades urbanas tão complexas quanto as da Europa Medieval ou as da Grécia Antiga na região do Alto Xingu, na Amazônia.

Em um artigo publicado na revista científica Nature, pesquisadores da Universidade da Flórida afirmaram ter encontrado sinais da existência de vilarejos e cidades cercadas por muralhas, conectadas por redes de estradas e organizadas ao redor de grandes praças centrais.

Há também sinais de atividades agropecuárias extensivas, inclusive possíveis resquícios de criações de peixes.

Essas aglomerações urbanas datam de antes da chegada dos europeus, em 1492, e estão quase completamente cobertas pela floresta tropical, segundo os cientistas. [Leia+]


"Conforme os cientistas, essas descobertas poderão fornecer lições para estimular o desenvolvimento sustentável da região."


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Depois do 'home theater', conheça o 'Portable PC Theater'



via Techfresh.net

Que home theater que nada! Que tal um "cineminha" portátil, pra gente assistir a qualquer hora e em qualquer lugar? No sítio, na praia... basta encontrar uma tomada elétrica! Infelizmente, não há informação de quando este PC conceito será produzido para venda no mercado.

"Criado por Han Jin Woo, o Portable PC Theater Concept é uma combinação de projetor e notebook, que tem as funcionalidades multimídia de um PC e som sorround 5.1, além de um belo design."

Cientistas criam remédio antioverdose de cocaína


via Folha Online

Um estudo publicado por cientistas que trabalham nos Estados Unidos afirma ter descoberto uma molécula que pode impedir os efeitos de uma overdose de cocaína.

A enzima testada em ratos combina a cocaína com água e, após uma seqüência de reações, quebra as moléculas em partículas que não afetam o corpo. A técnica ainda não foi testada em humanos.

A pesquisa dos cientistas da Universidade de Kentucky foi publicada na revista científica 'Journal of the American Chemical Society'." [Leia+]

"A molécula foi criada sinteticamente e testada em 12 de 18 ratos que haviam sido injetados com altas doses de cocaína. Os 12 ratos sobreviveram. Dois deles tiveram convulsões. Os seis que não receberam a molécula morreram."


Videogames permitirão experiência em 3D

via INFO Online

A Nvidia revelou nesta quinta-feira (28/08) a primeira tecnologia 3D para videogames, durante a conferência NVISION 2008, que acontece em San Jose e é dedicada à convergência de hardware e software com a indústria de entretenimento.

Inspirado pelos novos filmes em 3D de Hollywood, como o 'Jornada ao centro da Terra' e o “Avatar”, de James Cameron, que vai estrear no ano que vem, o mercado de games está se esforçando para permitir que consoles e PCs também ofereçam experiências em 3D. [Leia+]

“Os jogadores voltarão a se interessar por títulos hoje considerados obsoletos, porque poderão ver como eles ficam em um ambiente 3D”


quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Anabolizantes podem levar ao câncer de fígado, de testículos e à feminização



via
G1

O caso do jovem alemão que acabou com o peito e as costas desfigurados por cicatrizes pelo uso de anabolizantes chamou a atenção nesta semana e fez muitos usuários dessas substâncias duvidarem da história.

Ouvido pelo G1, no entanto, o médico esportivo Renato Romani alerta: o problema do rapaz não só é comum, como é a menor das conseqüências do uso de esteróides. A prática, ele alerta, pode levar a transtornos psiquiátricos, à feminização do homem e ao câncer de fígado e de testículos.

Para o especialista da Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), essa “ilusão” a respeito da segurança do uso de esteróides vem de dois problemas: o primeiro é a proliferação de sites e livros que alegam que não há perigo na prática. “Essas publicações não têm base nenhuma na ciência”, diz ele. [Leia+]

“Quem afirma que usar anabolizante é seguro no esporte é uma pessoa desatualizada, sem acesso às informações científicas e que corre um sério risco.”


Equipe recria células do ouvido que se perdem em deficientes auditivos




via
G1

Alterações genéticas em embriões de camundongo podem ser um passo importante para uma futura terapia contra deficiências auditivas severas, mostra um estudo na última edição da revista científica 'Nature' .

Uma equipe de pesquisadores americanos usou a inserção de um gene para criar uma quantidade extra de células capilares internas nas estruturas que transmitem as vibrações do som para o sistema nervoso. [Leia+]

"Pode-se considerar as células capilares como o 'meio de campo' do sistema auditivo. Localizadas no ouvido interno, elas primeiro captam as vibrações sonoras, que são transmitidas pela vibração do ar e do líquido que existe nessa região do sistema auditivo. Depois, outras células capilares traduzem essas vibrações em sinais elétricos, os quais, então, são repassados por neurônios ao cérebro, finalmente levando à percepção do som."


STF ensina pelo YouTube como fazer pedido de habeas corpus

via G1

O Supremo Tribunal Federal (STF) pôs no YouTube um vídeo em que ensina como as pessoas podem fazer uma petição de habeas corpus sem a necessidade de contratar advogado. A “videoaula” é apresentada pelo professor de Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo Carlos Alberto Zacharias Toron.

Toron detalha como redigir o pedido, em quais casos se aplica e as exceções constitucionais do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para expedição do documento. [Leia+]

"O professor lembra que qualquer cidadão pode fazer um habeas corpus sem auxílio de advogado."

Coréia do Norte 'suspende' desarmamento nuclear

via BBCBrasil.com

A Coréia do Norte anunciou nesta terça-feira ter suspendido o desmantelamento de seu programa nuclear porque os Estados Unidos não estariam cumprindo partes do acordo de desarmamento fechado em julho, segundo informações da agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Em declarações à agência, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano disse que as medidas para desaparelhar as instalações nucleares foram interrompidas no dia 14 de agosto porque o governo americano ainda “não removeu o nome do país de uma lista de países financiadores de terrorismo”. [Leia+]

“Como os Estados Unidos falharam em cumprir sua parte no acordo, temos de tomar tais medidas sob o princípio da ação por ação”, disse o porta-voz."


ONG acusa China de manipular cobertura de Olimpíada

via BCBrasil.com

A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras emitiu um comunicado nesta terça-feira acusando o governo da China de emitir uma diretiva 'politizando' e manipulando a cobertura da Olimpíada.

A lista de diretrizes contém 21 pontos que a imprensa chinesa foi obrigada a seguir durante os Jogos, sob pena de ser notificada pelo Departamento de Propaganda do governo.

O jornal de Hong Kong South China Morning Post já havia mencionado a existência do documento em uma reportagem publicada há duas semanas, mas somente agora a ONG conseguiu ter acesso ao conteúdo das diretrizes, que foram postadas na internet por um blogueiro chinês. [Leia+]

"Nós pedimos que o Comitê Olímpico Internacional, COI, investigue essa diretiva de censura, que é uma violação das garantias dadas em 2001 e um desrespeito ao livre fluxo de notícias na China', afirma o comunicado da RSF."

Carbono neutro: cidade-pirâmide de Dubai poderá 'sustentar' 1 milhão de habitantes



via Inhabitat

Impressionante é a cidade do futuro, projetada por designers ambientalistas da empresa Timelinks, baseada em Dubai. O projeto é baseado no conceito de carbono neutro e energias renováveis. A gigantesca superestrutura em forma de pirâmide irá abranger uma área de 2,3 quilômetros quadrados e será capaz de sustentar uma comunidade de até 1 milhão de habitantes.

A Timelinks afirma que os seus Ziggurat (originalmente o nome de um templo da antiga Mesopotâmia) serão totalmente auto-suficientes, capazes de funcionar utilizando vapor de água, vento e outros recursos naturais. As áreas verdes públicas e privadas serão projetadas para áreas de lazer e agricultura irrigada (tornando o complexo auto-sustentável), e todo o lixo tratado e reaproveitado.

O sistema de transporte público, supereficiente, conectado em todo o complexo por uma rede integrada de 360 graus, funciona tando vertical quanto horizontalmente, dispensando o uso de carros particulares.

A enorme ecopirâmide será apresentada no Cityscape Dubai 2008, evento que ocorrerá entre 6 e 9 de outubro e proporciona um fórum anual que celebra o melhor em imóveis, arquitetura, urbanismo e design de todo o mundo.

"De acordo com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento Urbano, as tecnologias incorporadas ao projeto Ziggurat irão torná-lo uma metrópole viável."


terça-feira, 26 de agosto de 2008

Lente de contato futurista insere usuário em realidade virtual



via
G1

Ao colocar lentes de contato criadas por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o usuário ganhará “poderes” dignos de super-heróis – mais especificamente, poderes no estilo daqueles da Mulher Biônica.

Isso porque, no futuro, essa novidade promete exibir imagens visíveis somente ao usuário, permitindo uma série de aplicações.

O acessório (ainda um protótipo) permitirá, por exemplo, que os jogadores sejam inseridos no universo virtual dos games sem se preocuparem com limitações de espaço eles não ficarão presos em frente à tela para jogar, por exemplo.

Além disso, o campo de visão do usuário poderá exibir informações, como o limite de velocidade ... Outra possibilidade é a navegação na internet, com acesso a páginas visíveis somente ao usuário das lentes de contato. [Leia+]

“A lente sobrepõe imagens àquelas já existentes no mundo externo”, explicou Babak Parviz, professor de engenharia elétrica envolvido no projeto."

Processador de seis núcleos Dunnington da Intel chega em setembro

via COMPUTERWORLD

A Intel lançará seu chip chip X7460 Xeon, com seis núcleos, em setembro, segundo confirmou o vice-presidente sênior da empresa, Patrick Gelsinger.

O chip, apelidado de Dunnington, foi criado com a arquitetura de 45 nanômetros da Intel. “Este é um grande passo para distanciar a empresa da AMD”, opina o analista do Gabriel Consulting Group, Dan Olds. [Leia+]

“Ainda não sabemos quanto de energia os chips consomem e como o calor será dissipado. Estas são as principais preocupações”

Ligue seu computador ao maior experimento científico da história



via
Inovação Tecnológica

Enquanto alguns afirmam que a maior máquina já construída pelo homem, o Grande Colisor de Hadrons, ou LHC ('Large Hadron Collider'), poderá até ameaçar a Terra, outros afirmam que ela poderá descobrir a 'Partícula de Deus'.

O fato é que o LHC vai gerar tantos dados que nem mesmo os maiores supercomputadores do mundo poderão lidar com todos eles.

Acaba de ser lançado o LHC at Home, um programa que funciona como um protetor de tela e que, em vez de deixar seu computador ocioso quando você não o está utilizando, faz uma simulação de uma partícula subatômica viajando ao longo de um anel acelerador de partículas de 27 quilômetros de perímetro. [Leia+]

"O programa que roda por trás do LHC@Home é chamado SixTrack, que não apenas simula a trajetória da partícula, mas também estuda a estabilidade de sua órbita, gerando informações essenciais para a verificação da estabilidade de longo prazo das partículas de alta energia que viajarão de fato no LHC."

Ravinas de Marte foram criadas por água corrente, afirma novo estudo



via
G1

Em artigo na edição desta semana da revista científica 'PNAS', James Head e seus colegas da Universidade Brown examinaram imagens de uma subdivisão da cratera Newton, perto do pólo Sul marciano.

De acordo com eles, as ravinas na rocha são quase idênticas a estruturas na Antártida, causadas pelo derretimento de geleiras e pelo escoamento de água sobre a pedra. [Leia+]


"A idéia é que a atmosfera de Marte no passado recente teria permitido a existência ao menos temporária de água no estado líquido. "


Polícia investiga plano para matar Obama em Denver

O Globo Online

Quatro pessoas foram presas por posse ilegal de armas e drogas entre domingo e segunda-feira. Elas teriam ligação com um suposto plano para assassinar o senador Barack Obama durante seu discurso de aceitação da indicação democrata à Presidência dos Estados Unidos na noite de quinta-feira.

Autoridades marcaram uma entrevista coletiva na tarde desta terça (horário local) para discutir a investigação sobre o suposto plano. [Leia+]

"... os policiais teriam encontrado dois rifles, lunetas telescópicas, roupas de camuflagem, walkie-talkies, colete a prova de bala, carteiras de habilitação em nome de outras pessoas e metanfetamina."

Jeff Healey [As The Years Passing By]



via Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jeff Healey (nascido Norman Jeffrey Healey, Toronto, 25 de março de 1966 – Toronto, 2 de março de 2008[1]) foi um canadense cego, vocalista e guitarrista de jazz e blues-rock.

Em 1985 formou a The Jeff Healey Band junto com os amigos e músicos Joe Rockman (baixista) e Tom Stephen (baterista). No mesmo ano, participou do filme Road House, onde Jeff aparecia tocando num bar.

Gravaram discos como o álbum "See the Light", indicado ao GRAMMY Awards em 1988 como "Melhor Instrumental" e que ultrapassou a marca de um milhão de unidades nos Estados Unidos da América.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Bondade também é virtude dos macacos capuchinos, segundo estudo



via
Terra

A solidariedade e a bondade são sentimentos gratificantes não só para os seres humanos, mas também para os macacos capuchinos, segundo um estudo que foi divulgado hoje pela revista 'Proceedings of the National Academy of Sciences'.

Essa conclusão foi obtida após uma recente pesquisa tomográfica em seres humanos que documentou um aumento na atividade dos centros de gratificação do cérebro após uma doação ou um presente.

A empatia, uma expressão de satisfação e a alegria pela sorte de outra "pessoa" é uma característica presente nas espécies primatas, afirmou o estudo, realizado por cientistas do Centro Yerkes de Pesquisas de Primatas da Universidade de Emory (Atlanta). [Leia+]

"Achamos que o comportamento social se baseia na empatia, a qual aumenta nos seres humanos e nos animais com a proximidade social"


Neandertais eram tão inteligentes quanto homo sapiens



via
Estadao

A extinção dos neandertais não foi porque eram menos inteligentes do que o homo sapiens, o antepassado direto do homem moderno, assegura um estudo realizado sobre as ferramentas usadas por ambos os grupos primatas.

Os resultados da pesquisa publicados nesta segunda-feira, 25, pela revista Journal of Human Evolution são uma nova prova que refuta a suposta superioridade intelectual dos homo sapiens e que foi defendida durante mais de 60 anos, segundo os cientistas.

No entanto, os cientistas da Universidade de Exeter, da Universidade Metodista do Sul e da Universidade Estadual do Texas, dizem que não existe diferença na eficácia das duas tecnologias e, mais ainda, é possível que as ferramentas usadas pelos neandertais tenham sido melhores do que as do homo sapiens. [Leia+]

"Acredita-se que os neandertais tenham se extinguido há cerca de 28 mil anos, o que sugere pelo menos dez mil anos de possível interação com os homo sapiens."

O observatório astronômico europeu XMM-Newton encontrou o maior grupo de galáxias jamais visto no Universo



via
AFP

Este 'monstro', batizado 2XMM J083026+524133, deve conter 'uma massa correspondente a mil galáxias' e foi observado quando o XMM-Newton, que tem como missão estabelecer um catálogo de fontes cósmicas emissoras de raios X (planetas, cometas, quasares...) estava focalizado em outro objeto.

O J083026+524133 foi visto porque forma uma mancha muito brilhante. Observado em seguida com um potente telescópio de Arizona, se revelou um grupo de galáxias com mil vezes a massa de nossa galáxia, a Via Láctea. [Leia+]

"O J083026+524133 foi visto porque forma uma mancha muito brilhante. Observado em seguida com um potente telescópio de Arizona, se revelou um grupo de galáxias com mil vezes a massa de nossa galáxia, a Via Láctea."


Avião a energia solar faz vôo recorde



via
BBCBrasil

Um avião movido a energia solar construído na Grã-Bretanha estabeleceu um recorde não-oficial de duração de vôo por nave não tripulada.

O Zephyr-6 voou ininterruptamente por mais de três dias, utilizando, durante as noites, energia de baterias carregadas pelo sol durante o dia. [Leia+]

"Temos de avançar mais um passo, estamos tentando criar um sistema robusto e confiável que realmente fique lá em cima durante meses, e queremos melhorar o desempenho (do avião)."


Acesso ao Firefox cresce 34% no Brasil; Internet Explorer cai

via Folha Online

O acesso à internet pelo navegador Firefox cresceu 34% nos primeiros sete meses deste ano, enquanto o uso do Internet Explorer encolheu 2,5% o programa da Microsoft ainda domina amplamente o mercado.

O dado foi divulgado nesta segunda-feira (25) pela consultoria Predicta, que aponta o 'marketing boca-a-boca' como responsável pelo resultado. [Leia+]

"No âmbito mundial, a participação do navegador da Fundação Mozilla é maior. As várias versões do Firefox representam 18,41% do mercado mundial de navegadores, segundo a NetApplications. Mas o Internet Explorer ainda domina o mercado, com 73,75%."


Aparição de óvnis é filmada e fotografada na Romênia



via
Estadao

Um grupo de objetos voadores não identificados - entre nove e onze, segundo os observadores - foi filmado por um cinegrafista amador e por um fotógrafo enquanto se movimentavam em formação simétrica sobre o céu de Sibiu, no centro da Romênia, publicam os jornais romenos Tribuna e Ziua.

"Turistas estranhos", é o título da nota da edição desta segunda-feira, 25, do jornal Tribuna (http://www.tribuna.ro/stiri/eveniment/turisti-neobisnuiti-a-sibiu-galerie-foto-25282.html), que trata do fenômeno ocorrido na noite de 23 para 24 de agosto, captado em uma série de nove fotografias que mostram 11 pontos luminosos que mudam de lugar, alterando sua formação. [Leia+]

"Várias aparições de supostos óvnis sempre foram citadas na Romênia, mas nunca tinham sido acompanhadas de imagens tão claras."


Menina suicida de 13 anos se entrega e não detona explosivos

via Último Segundo

Uma menina de 13 anos com um colete de explosivos se entregou neste domingo à Polícia iraquiana sem detonar sua carga, evitando um novo atentado suicida em Baquba, informou hoje o comando militar americano no Iraque.

Segundo as fontes, os agentes iraquianos, após confirmar que a menina estava com o colete de explosivos, alertaram as equipes de especialistas, que desativaram o mecanismo.

Após a detenção, a jovem levou os membros da Polícia até outro cinto de explosivos. Neste momento, a menina, que foi detida, continua sob custódia das forças de segurança.

(...) O número de mulheres que cometem atentados suicidas no Iraque disparou nos últimos meses, especialmente na província de Diyala. [Leia+]

"Para lutar contra esta situação, em junho, foi criado na província de Diyala, que tem Baquba como capital, um grupo denominado 'Filhas do Iraque', formado por voluntárias e respaldado pelo Governo do país e pelo Exército americano."

domingo, 24 de agosto de 2008

'Bus Chassis' apresenta alternativa para o transporte público



via Auto Motto

Limpa e verde, esta tecnologia é uma alternativa para desafogar o tráfego nas estradas e cidades, reduzindo, também, o consumo de combustível. O veículo é uma cápsula com 15 assentos, podendo acomodar mais 5 passageiros em pé.

"Projetado para Melbourn, Austrália, seria útil em qualquer cidade moderna."

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Estado norte-americano do Alabama multará funcionários públicos por obesidade

Ilustração: Fernando Botero (The Nap, 1982)


via Espaço Vital

O Estado norte-americano do Alabama, que está em terceiro lugar no ranking de obesidade do país, está fechando o cerco aos funcionários públicos que estão acima do peso.

O Alabama vai ser o primeiro Estado a impor uma penalidade aos trabalhadores acima do peso, de maneira que se sintam obrigados a emagrecer. Diversos outros Estados dão recompensas por comportamentos saudáveis.

O Alabama cobra de trabalhadores que fumam - e conseguiu um certo sucesso para fazê-los parar - e agora voltou sua atenção a um problema que atrapalha muitas pessoas no sul: a obesidade.

"O Estado deu aos seus 37.527 funcionários um ano para ficarem em forma - ou serão multados em US$ 25 (R$ 50) por mês pelo seguro de saúde que, caso contrário, é gratuito."

Cadela 'heroína' salva bebê abandonado na Argentina



via
BBCBrasil.com

Uma cadela de oito anos resgatou um bebê prematuro recém-nascido abandonado por sua mãe em um terreno baldio de Buenos Aires, na Argentina.

A cadela, La China, encontrou a criança ao lado de um monte de madeira e lixo e carregou-a por 50 m até onde estavam seus próprios filhotes.

Ao ouvir o choro da criança, a dona da cadela encontrou o recém-nascido coberto com um pano e apenas alguns ferimentos leves, mas sem marcas de mordida.

Ela então chamou a polícia, que levou a criança para uma instituição assistencial até que se decida sobre o seu futuro. A mãe, uma adolescente de 14 anos, reapareceu pouco depois que o bebê foi encontrado. [Leia+]

"O repórter da BBC acrescentou, entretanto, que a fama não parece estar fazendo bem a La China: a cadela está "petrificada" com o assédio da mídia, e seus donos se dizem preocupados porque ela não está comendo."

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Astrônomos desvendam rede de filamentos galáticos



via
BBCBrasil

Uma equipe de astrônomos da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, diz ter desvendado o mistério em torno da rede de filamentos de uma galáxia 235 milhões de anos luz distante da Terra.

A pesquisa foi possível graças a imagens capturadas pelo telescópio Hubble, que conseguiu fotografar a galáxia denominada NGC 1275. [Leia+]

“Nós pudemos constatar que os campos magnéticos são cruciais para a sobrevivência da rede de filamentos da galáxia”, disse Fabian. “Sem eles, essas belas estruturas não conseguiriam se sustentar e virariam estrelas.”


Teste baseado em associações mentais permitiria prever voto de indecisos

via G1

Um teste psicológico comum baseado em associações mentais espontâneas permitiria prever de modo mais acurado a escolha feita por parte de eleitores indecisos, com votos considerados determinantes, na maioria das vezes, numa disputa eleitoral, segundo estudo publicado nesta quinta-feira.

O trabalho, dirigido por Bertram Gawronski, professor de psicologia social da Universidade de Ontário Ocidental (Canadá), está sendo publicado na edição de 22 de agosto da revista americana 'Science'. Utilizando um método muito comum denominado 'teste de associação mental implícita', os cientistas puderam revelar as associações mentais automáticas de participantes que se mostravam indecisos em relação a um tema político controverso. [Leia+]

"Não pode responder a todas as perguntas mas poderia ajudar os especialistas em sondagens de opinião a discernir de modo mais apurado as intenções das pessoas questionadas."


Satélite mostra destruição de geleira na Groenlândia



via
Estadao

Um enorme pedaço de 29 km² da geleira de Petermann, no norte da Groenlândia, se separou entre 10 e 24 de julho. A perda para a geleira é igual a metade da área da ilha de Manhattan. A última grande perda da Petermann ocorreu quando ela perdeu 86 km² de gelo flutuante entre 2000 e 2001. Petermann tem uma área de gelo flutuante de 16 por 81 quilômetros, que cobre uma área de 1.295 km². [Leia+]

"O que mais preocupa Jason Box, professor da Universidade Ohio State, e seus colegas, Russell Benson e David Decker, quanto às últimas imagens é o que parece ser uma grande rachadura longe da margem da geleira."


Chip sob a pele vira medida anti-seqüestro

via INFO Online

Pequenos chips capazes de revelar a localização de uma pessoa fazem sucesso em países com muitos seqüestros.

A companhia mexicana Xega revelou, este mês, vendas recordes de seu chip anti-seqüestro. A tecnologia usa um pequeno chip, do tamanho de um grão de arroz, que pode ser implantado debaixo da pele dos clientes, em regiões como antebraço, costas ou pernas. [Leia+]


"Além de uso contra a criminalidade, a tecnologia de microchips sob a pele pode ser útil em tratamentos médicos, como controlar os deslocamentos de uma pessoa que tenha problemas de memória ou idosos que precisem de atenção constante."


Far Beyond The Sun [ Yngwie Malmsteen ]



Lars Johann Yngwie Lannerback nasceu em Estocolmo, Suécia, 30 de junho de 1963. Guitarrista conhecido por sua incrível velocidade,teve aulas de piano e trompete e aos 5 anos ganhou seu primeiro violão, que ficou parado até 18 de setembro de 1970 quando viu um especial na TV sobre a morte de Jimi Hendrix.O que lhe chamou a atenção não foi a técnica de Hendrix mas sim o momento em que ele pôs fogo em sua guitarra após quebrá-la.

Aplicando sua intensa curiosidade e tenacidade primeiro com uma velha guitarra Mosrite e depois uma barata Stratocaster, Yngwie entrou na música de bandas como Deep Purple. Sua admiração pelas influências clássicas de Ritchie Blackmore levaram-no a conhecer Bach, Vivaldi, Beethoven, Mozart e Paganini, entre outros compositores.

O primeiro disco solo de Yngwie, "Rising Force", entrou nas paradas da Billboad no #60 lugar, uma ótima marca para um disco quase todo instrumental. Esse álbum ganhou uma indicação para o Grammy e várias votações em revistas como Revelação, Melhor Guitarrista, etc. Seus duelos com o grande tecladista Jens Johansson (ex Stratovarius) fizeram nascer um novo estilo musical: o metal neo-clássico.

As composições neo-clássicas de Yngwie alcançaram novas alturas em 1986 no álbum "Trilogy". No dia 22 de junho de 1987, bateu seu Jaguar e passou uma semana em coma, além de perder alguns movimentos de suas mãos. Quando estava se recuperando soube que sua mãe havia morrido de câncer e percebeu que a sua única salvação era a música. [Leia+]

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Intel prevê 15 bilhões de dispositivos conectados à internet em 2015

via IDG Now!

O próximo passo na evolução da internet é tornar-se onipresente em nossas vidas, integrando-se a todos os dispositivos pessoais e ambientes públicos. Esta é a visão da Intel para a quarta geração da internet, que conectará mais de 15 bilhões de dispositivos em 2015, de acordo com a companhia.

Para ilustrar este cenário, a companhia apresentou durante o primeiro dia do Intel Developer Forum 2008 soluções de controle digital da casa, telefonia inteligente, além de carros e motocicletas conectados. [Leia+]

"Para ilustrar este cenário, a companhia apresentou durante o primeiro dia do Intel Developer Forum 2008 soluções de controle digital da casa, telefonia inteligente, além de carros e motocicletas conectados."


Hotel em órbita da Terra já tem reservas de 38 turistas



via
Estadao

Trinta e oito pessoas já reservaram um quarto na Galactic Suite, o primeiro hotel do espaço, que prevê abrir suas portas em 2012, a 450 quilômetros da Terra e contará com um spa em gravidade zero para que seus hóspedes possam aproveitar uma bolha de água.

Das 38 reservas realizadas desde janeiro passado no site da companhia, quatro são de espanhóis, oito de norte-americanos, sete dos Emirados Árabes, seis da China, cinco da Rússia e outras cinco da Austrália, explicou Xavier Claramunt, criador do projeto. [Leia+]

"A viagem terá um custo de 3 milhões de euros (R$ 7 milhões) por pessoa e inclui, além da estadia no espaço, 18 semanas de preparação em uma ilha do Caribe, para onde o turista espacial poderá ir com sua família."


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Google investirá milhões para produzir energia geotérmica

via Estadao

A empresa de informática Google anunciou nesta terça-feira, 19, que investirá US$ 10,25 milhões em tecnologia para produzir energia geotérmica, como parte de seu plano para reduzir os custos de obtenção de eletricidade de fontes renováveis.

A divisão filantrópica da empresa, Google.org, revelou que o investimento terá como objetivo incentivar os sistemas geotérmicos (EGS), pelos quais se obtém vapor para movimentar uma turbina ao passar água por uma zona subterrânea a altas temperaturas.

Os EGS poderiam ser uma aplicação definitiva para a produção energética no mundo. Têm o potencial de gerar vastas quantidades de energia de forma constante, e podem ser obtidos em quase qualquer lugar do planeta', assegurou Dan Reicher, diretor de Iniciativas de Clima e Energia da Google.org. [Leia+]

"Um estudo recente do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) revelou que somente 2% do calor existente sob os Estados Unidos a uma profundidade de entre 3 e 10 quilômetros cobriria em mais de 2.500 vezes a necessidade de consumo energético anual do país."


Lembranças falsas podem mudar comportamento, diz estudo

via Estadao

Você conhece alguém que diz se lembrar do primeiro dia no jardim da infância? Ou de uma viagem feita quando ainda era bebê? Embora algumas pessoas consigam mesmo se lembrar de informações ordinárias do passado, uma pesquisa mostra que a memória humana é muito frágil e, até mesmo, influenciável.

Na realidade, as pessoas podem facilmente criar memórias falsas, e um novo estudo mostra que tais memórias podem ter efeitos comportamentais. [Leia+]

"Elke Geraerts e seus colegas psicólogos de diversas universidades descobriram que é possível mudar comportamentos de longo prazo usando apenas uma técnica de sugestão."


AVC: tratamento errado pode causar nova crise

via Terra - Saúde

O paciente que não se tratar direito após um acidente vascular cerebral (AVC) - doença caracterizada pela interrupção de circulação sangüínea no cérebro devido à obstrução de artéria - corre sério risco de sofrer outro AVC em até cinco anos.

O alerta é do neurologista Rubens José Gagliardi, que abre nesta sexta-feira o 23º Congresso Brasileiro de Neurologia. [Leia+]

"Quando ocorre um AVC, com ou sem seqüelas, acende uma luz amarela. Pode até não ter acontecido nada de grave, mas o indivíduo precisa saber que, no futuro, poderá acontecer. Por isso, se nenhuma providência for tomada, o risco de o indivíduo sofrer novo AVC existe e precisa ser evitado."