segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Seringa sem agulha promete injeção indolor



Terra

O cientista japonês Yoshio Oyama apresentou uma seringa que, em vez de agulhas, utiliza gás ou ar pressurizado para aplicar medicamentos. [Leia+]

"O dispositivo, chamado Mother's Kiss ('beijo de mãe'), usa pequenas ampolas de plástico para as aplicações, segundo o Gizmodo, e promete injeções indolores."

Astrofísica brasileira recebe prêmio na Itália por estudo sobre a evolução da composição química das estrelas

iG Educação

A astrofísica brasileira Beatriz Barbury, professora titular do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo, recebeu o prêmio 'Trieste Science Prize', instituído pela Academia de Ciência para os Países em Desenvolvimento (TWAS) e a empresa de café Illycaffé. [Leia+]

"O prêmio de US$ 100 mil, entregue hoje na cidade italiana de Trieste, é destinado aos cientistas que vivem e trabalham no Hemisfério Sul. Barbury foi premiada por sua contribuição aos estudos sobre a evolução da composição química das estrelas."

Reino Unido cria agência para proteger crianças na Web

via Terra

Crianças serão protegidas de sites que incentivam o suicídio e a pornografia por uma nova agência criada pelo governo britânico.

A secretária do Interior, Jacqui Smith, afirmou que a nova agência é a maior coalizão de organismos públicos e privados para salvaguardar jovens dos sites daninhos da Web. [Leia+]

"A agência tem como meta ensinar jovens sobre possíveis perigos, combater sites que contém material ilegal e estabelecer um código de conduta para sites que permitem pessoas publicarem seus vídeos ou mensagens."

Amamentar reduz risco de câncer de mama, diz estudo

via Terra

O estudo foi conduzido por pesquisadores da World Cancer Research Fund, uma organização de pesquisa sobre a doença. Eles fizeram uma revisão de quatro estudos sobre amamentação e concluíram que amamentar por pelo menos um ano reduz os riscos de desenvolver esse tipo de câncer em 4,8%. [Leia+]

"Mães que amamentam seus filhos por um total de um ano reduzem em quase 5% os riscos de desenvolver câncer de mama, sugere uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha."

MIT cria robô submarino que consegue parar debaixo d’água

via IDG Now!

O laboratório Sea Grant College Program's Autonomous Underwater Vehicles Laboratory, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criou um robô submarino que consegue pairar sobre o mesmo lugar.

Batizada de Odyssey IV, a máquina supera a limitação de outros robôs, que só conseguem operar enquanto se mantém em movimento constante. As séries anteriores do Odyssey também tinham este limite. [Leia+]

"Outra vantagem do Odyssey IV é poder carregar objetos - podendo, assim, trazer ‘amostras’ de materiais submersos. Além disso, graças às potentes barbatanas laterais, o robô se locomove dois metros por segundo."

Browsers são vulneráveis a ataques de seqüestro de cliques

via PC WORLD

Pesquisadores de segurança alertaram, na sexta-feira (26/09), para uma nova classe de vulnerabilidades apelidada de 'clickjacking', que coloca usuários da maioria dos browsers sob risco de ataque.

Clickjacking é uma espécie de 'seqüestro' do clique do usuário que, percebendo ou não, clica em um link - que pode estar invisível - inserido em um site por meio de uma falha considerada 'zero day', presente no Internet Explorer, Firefox, Safari, Opera, Google Chrome e outros. O bug afeta também o Flash, da Adobe. [Leia+]

"Há boatos, inclusive, de que a falha esteja associada ao Flash, o "onipresente" player multimídia da Adobe que a maioria dos usuários executa como plug-in em seus navegadores. Não é preciso comprometer um site legítimo para conduzir este ataque."

Brasil terá 150 milhões de internautas em 2010

via Imasters

As iniciativas do governo para promover a inclusão digital podem levar internet a 80% da população brasileira até 2010.

A previsão foi feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, na última sexta-feira durante uma entrevista no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

'Estimamos que até 2010 teremos 80% da população brasileira acessando regularmente a internet de uma forma ou de outra. Essa é uma meta global', afirmou o ministro. [Leia+]

"A intenção é triplicar o número de brasileiros com acesso à rede, passando dos atuais 60 milhões para, no mínimo, 150 milhões de usuários."

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Cientistas explicam como o cérebro reage à leitura

via G1

O prazer de ler, todo mundo compreende. O que ninguém nunca soube explicar é de que forma isso acontece na cabeça das pessoas. Com a participação de pesquisadores brasileiros, a ciência conseguiu, pela primeira vez, fazer o mapa da leitura no cérebro humano.

Cientistas afirmam que, para cada sentido, para cada função, o cérebro reservou uma área. A região da audição, por exemplo, é acima da orelha. A da visão, atrás da cabeça. Mas, para a leitura, o cérebro ainda não teve tempo de desenvolver uma região específica. “A escrita tem cinco mil anos. Considerando o desenvolvimento da espécie humana, é muito recente”, explica a neurocientista do Hospital Sarah, Lúcia Braga. [Leia+]

"A descoberta foi feita ao se submeter estímulos visuais dois grupos de pessoas examinadas pela máquina de ressonância magnética: alfabetizados e analfabetos."

Rochas mais antigas da Terra são achadas no norte do Canadá

via JB Online

Um veio rosado de rochas na costa leste da Baía de Hudson, no norte do Canadá, contém algumas das pedras mais antigas da Terra, formadas há 4,28 bilhões de anos, relativamente pouco depois do surgimento do planeta, disseram cientistas nesta quinta-feira.

Essas rochas podem ser remanescentes da crosta primordial da Terra, que se formou quando o planeta esfriou, ainda nos primórdios do Sistema Solar, segundo Jonathan O'Neil, da Universidade McGill, de Montreal. [Leia+]

"Esse terreno no norte do Québec, com cerca de 10 quilômetros quadrados, é composto por basalto vulcânico. Para determinar a idade das rochas, os geoquímicos usam métodos isotópicos de datação que analisam os elementos samário e neodímio."

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Rubiks mirror blocks puzzle



via Technabob

Prontos para um enigma desafiador? Confira esta nova variante clássica sobre a Rubik's Cube (Cubo Mágico).

Em vez de belas cores, cada bloco é coberto por uma superfície espelhada, tornando-se muito mais difíceis de descobrir.

"O novo 'Rubik’s Mirror Blocks puzzle' torna as coisas um pouco mais complicadas do que o original, trazendo todos e cada um de seus blocos de um tamanho ligeiramente diferente."


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Uso de acetominofen eleva o risco de asma em crianças

via Jornal Correio do Brasil

O uso de paracetamol (acetominofen) no primeiro ano de vida eleva, em 46%, o risco de crianças desenvolverem asma ao cumprir entre seis e sete anos de vida.

O consumo deste analgésico, comum para tratar a dor e a febre, também aumenta as possibilidades da criança sofrer rinoconjuntivite (alergias nos olhos e nariz) e eczema (transtorno da pele similar a erupções).

Assim sugere um trabalho cientifico realizado a 205.000 crianças com entre seis e sete anos de idade de 31 países. [Leia+]

"Segundo explicaram os cientistas, o paracetamol poderia modificar os mecanismos de defesa dos pulmões, favorecendo uma reação alérgica e o desenvolvimento ou complicação de uma crise asma."

Cientistas britânicos relançam geladeira ecológica de Einstein


via G1

Uma equipe de cientistas britânicos reconstruiu um protótipo de uma geladeira ecológica inventada pelo físico Albert Einstein em 1930, que tem a vantagem de não se alimentar de eletricidade.

Os refrigeradores modernos são prejudiciais para o meio ambiente, pois funcionam mediante compressão e expansão dos gases fréons, que contribuem para intensificar o efeito estufa.

Com o aumento do nível de vida em muitos países em desenvolvimento, cada vez mais refrigeradores são vendidos, o que amplia a chegada à atmosfera desses gases, mais prejudiciais que o dióxido de carbono.

Na tentativa de amenizar essa situação, Malcolm McCulloch, um engenheiro elétrico de Oxford que se dedica às tecnologias ecologicamente corretas, coordena um projeto de três anos para o desenvolvimento de mecanismos que podem ser utilizados sem eletricidade, informou hoje o jornal 'The Observer'. [Leia+]

"O projeto, que só utilizava gases à pressão para congelar os alimentos, foi aplicado parcialmente nas primeiras geladeiras domésticas, mas a tecnologia foi abandonada quando outros compressores mais eficazes ganharam popularidade no meado do século passado."

LHC deve ficar sem funcionar por 2 meses

via Estadao

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), que começou a funcionar no dia 10, ficará fora de serviço por pelo menos dois meses por causa de um vazamento de hélio, informou ontem a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern). [Leia+]

"Em nota, foi explicado que o problema, ocorrido na sexta-feira, pode ter sido provocado por um defeito em uma ligação elétrica entre dois ímãs."

Estudo: meditação Zen pode prevenir o Alzheimer

via Terra

A prática Zen de 'pensar em não pensar', que nunca foi muito levada a sério pela ciência, poderia ajudar a tratar distúrbios marcados por distração de pensamentos como déficit de atenção (o chamado DDA ou TDAH), hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno ansiedade, depressão e até a prevenir o Alzheimer. [Leia+]

"Segundo a tradição budista, a meditação Zen desencoraja a divagação mental e solicita ao praticante a manutenção de um foco na postura e respiração, mantendo plena consciência e uma atitude vigilante."

Arqueólogos egípcios fazem imagens de satélite do complexo de templos de Medinet Habu

via Terra

Segundo informou neste domingo o Conselho Supremo de Antiguidades (CSA) em comunicado, foram empregadas as últimas tecnologias em fotografia 3D e aviões para fazer imagens dos templos a partir de cima.

A catalogação de Medinet Habu faz parte de um projeto para registrar e restaurar as antiguidades no Egito, além de utilizar tecnologia avançada para encontrar novas descobertas arqueológicas. [Leia+]

"O projeto deve se desenvolver também nas zonas arqueológicas do Vale dos Reis e do Vale das Rainhas, em Luxor, e no planalto das Pirâmides de Gizé e de Saqqara, no Cairo."

Número de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção quadruplica em 16 anos

via Folha Online

O número de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção passou de 108 espécies, em 1992, para 472 espécies, mais do quadruplicando em um período de apenas 16 anos. Os dados fazem parte da nova Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pela Fundação Biodiversidade, sob encomenda do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a lista, os biomas com maior número de espécies ameaçadas são as da mata atlântica (276), do cerrado (131) e da caatinga (46). A Amazônia aparece com 24 espécies, o pampa com 17 e o Pantanal com apenas duas. A disparidade de números em relação às 472 espécies hoje ameaçadas é justificada pelo fato de que algumas espécies aparecem em mais de um bioma. [Leia+]

"Ao comentar os resultados da lista divulgada, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reconheceu que há uma preocupação maior com as espécies da mata atlântica, o bioma mais ameaçado, embora também haja outros que estão seguindo na mesma direção."

domingo, 21 de setembro de 2008

Reciclagem coloca Nokia no topo do ranking de eletrônicos verdes



via Ecoblogs

Saiu o novo ranking do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace. A lista traz a Nokia como líder, seguida de perto pela Samsung, Fujitsu Siemens, Sony e Sony Ericsson. A Nokia alcançou a liderança graças à sua política de reciclagem de lixo eletrônica. Na rabeira do ranking estão fabricantes de jogos eletrônicos como Microsoft e Nintendo.

Apesar de ter anunciado uma nova linha de iPods livre de substâncias tóxicas como PVC e mercúrio, a Apple ainda está na modesta 13a. posição, porque precisa melhorar em suas políticas de eficiência energética e reciclagem. [Leia a lista completa]

"Mas no geral, a lista mostra que as empresas estão se mexendo para melhorar suas práticas, produzindo aparelhos menos poluidores e adotando políticas de reciclagem."


sábado, 20 de setembro de 2008

Deep Purple + London Symphony Orchestra = Smoke On The Water


Deep Purple
London Symphony Orchestra
Smoke On The Water
Royal Albert Hall
1999

OMS não aprova uso de cigarro eletrônico

via Terra

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta que não apóia o uso de cigarro eletrônico como método seguro e eficaz para parar de fumar.

A agência da ONU garantiu que várias empresas utilizaram o logotipo da instituição como propaganda de um produto 'que não foi testado corretamente e sequer conta com as garantias sanitárias mínimas', afirmou em entrevista coletiva o diretor da Iniciativa Sem Tabaco da OMS, Douglas Bettcher.

O cigarro eletrônico é um aparelho de metal que imita o tradicional e que conta com uma bateria e um sofisticado sistema que permite a inalação de nicotina.

(...) Por enquanto, a OMS detectou que o cigarro é vendido em Israel, Brasil, Canadá, Finlândia, Líbano, Holanda, Suécia, Turquia e Reino Unido. [Leia+]
"'Sabemos que o aparelho tem nicotina e muitos outros elementos que ainda não identificamos e que entram diretamente nos pulmões', acrescentou Douglas."



Parar de fumar dá mais anos de vida, diz estudo

via G1

Parar de fumar pode significar diminuir até a metade seu risco de morrer de doenças cardíacas ou câncer de pulmão. Pesquisadores do governo norte-americano descobriram que o esforço em parar de fumar é recompensado com anos de vida a mais e com mais qualidade.

Para chegar a essa conclusão os cientistas acompanharam seis mil pessoas de média idade que eram saudáveis no início da pesquisa por mais de 15 anos.

A dificuldade em ficar livre do cigarro foi muito grande, como sempre. Após cinco anos, 22% dos participantes, permaneciam sem fumar, e ao chegar aos 15 anos, 90% haviam retornado ao vício.

(...) A incidência de mortes por doenças cardíacas no grupo que parou de fumar foi 30% menor. O câncer de pulmão matou 50% menos no mesmo grupo. [Leia+]

"Segundo o responsável pela pesquisa 'apesar do pequeno número de pessoas que consegue ficar sem o cigarro, o resultado da pesquisa mostra que o impacto é significativo em doenças que têm um custo muito alto em vidas a cada ano'."


Sistema Bluetooth usa áudio para indicar pontos de interesse a cegos

via PC WORLD

Pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveram o protótipo de um sistema Bluetooth para mostrar pontos de interesse a pedestres com deficiência visual.

O Talking Points, revelado na quinta-feira (18/09), auxiliará as pessoas oferecendo informações sobre transporte público e restaurantes com cardápio em braile, por exemplo.

O sistema funciona por meio de etiquetas inteligentes e mostra - ou fala - os dados das redondezas aos usuários.

Empresas podem comprar as tags Bluetooth para oferecê-las nos locais em que desejam oferecer dados pelo Talking Points. Uma vez dono de um desses pontos, é possível inserir informações por um site - onde usuários podem comentar sobre os locais. Os comentários podem ser lidos pelos pedestres.

Os dados do Talking Points podem ser lidos por qualquer dispositivo Bluetooth dos pedestres.

"Embora também possa ser utilizado por interessados com a visão perfeita, o enfoque do sistema é auxiliar os deficientes visuais - e por isso ele pode ser operado por comandos de voz."

Cadeira de rodas se movimenta a partir de comandos de voz do ocupante



via
PC WORLD

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão desenvolvendo uma cadeira de rodas autônoma, que aprende sobre os locais de um prédio e obedece comandos verbais de seu ocupante.

O deficiente pode, com o sistema, controlar a cadeira de rodas pedindo, verbalmente, “me leve à minha sala” ou “vá até a lanchonete”.

Esta não é a primeira vez que o MIT cria sistemas que atuam como humanos - em agosto, a instituição desenvolveu algoritmos que organizam dados como as pessoas.

A cadeira de rodas inteligente confia em conectividade Wi-Fi para mapear as rotas e navegar por elas. Após testes realizados em Boston, nos Estados Unidos, os pesquisadores querem usar detectores para evitar que a cadeira colida com obstáculos.

Diferente de outros sistemas, que adotam o mapeamento local por meio de um processo manual, o sistema do MIT aprende as ‘rotas’ como os humanos. A pesquisa foi patrocinada pela Nokia e Microsoft.

"Uma vez que a cadeira é levada para um ‘tour’ guiado, e ouve instruções como 'aqui é o meu quarto' e 'nós estamos no hall', ela aprende onde está."


sexta-feira, 19 de setembro de 2008

20 de Setembro e a Revolução Farroupilha



via JOTASA

Ela foi maior em três grandes sentidos: maior, porque foi a que mais longe, no Brasil, estendeu as suas raízes revolucionárias; maior porque foi a que maiores proporções atingiu na nossa história; maior, porque foi a de maior significação, a de significação mais elevada das que já houve entre nós.

O Brasil, terra de tanta bravura e heroísmo, já foi teatro de numerosos movimentos de revolta. Não há, talvez, uma região de seu imenso território que ainda não fosse abalada pelos ânimos exaltados de seu povo. [Leia+]

"Entretanto, nenhum desses movimentos que, sem conta, encontram-se na nossa história, atingiu tão grandes proporções como esse que, por 10 anos, manchou de vermelho as verdes coxilhas do Rio Grande. Esse movimento foi a Guerra dos Farrapos."


Plantas fazem ‘transgênico natural’, mostra estudo alemão

via G1

Quem vê a transferência de DNA de uma espécie para outra – criando os famigerados transgênicos – como um fenômeno totalmente artificial precisa rever logo seus conceitos.

Um pesquisador alemão está mostrando que, em plantas, a passagem de material genético de um indivíduo para outro e de uma espécie para outra pode acontecer de forma impressionantemente natural.

O fenômeno parece estar presente em enxertos – uma técnica agrícola com milhares de anos de idade – e, provavelmente, no contato natural entre as raízes ou caules de vegetais.

“É claramente algo que borra a fronteira entre a engenharia genética e a natureza”, afirma o responsável pela pesquisa, Ralph Bock, do Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular Vegetal, na Alemanha. [Leia+]

"O pesquisador alemão e seus colegas desenvolveram uma série de técnicas engenhosas para rastrear a viagem de genes dentro das células, e de uma célula para outra, em plantas cultivadas em laboratório."

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Brasil vai ter fábrica para desmontar geladeiras velhas



via Nova Consciência

O Ministério do Meio Ambiente anunciou que o País vai receber 5 milhões de euros do governo alemão para o desmonte de geladeiras com mais de 10 anos de uso. O objetivo é montar no Brasil a primeira fábrica com capacidade de desmontar e recolher o CFC presente na espuma das geladeiras.

De acordo com o ministro Carlos Minc, a primeira fábrica tem previsão de estar funcionando em meados de 2009. Atualmente, no Brasil, recolhe-se o CFC apenas do circuito de refrigeração e o gás contido na espuma acaba sendo lançado na atmosfera.

"Ainda conforme o ministério, o Brasil possui 11 milhões de geladeiras que necessitam fazer a troca. A meta é trocar 1 milhão de geladeiras nos próximos três anos."

Cientistas declaram guerra a cosméticos para bebês



via
Terra

Cientistas, médicos e diretores de centros de saúde franceses declaram guerra contra os 'kits de recém-nascidos' distribuídos para as mães nas maternidades, considerando-os um verdadeiro 'coquetel tóxico'.

Estes estojos contêm diversos produtos, com cremes, gel de banho, água mineral, toalhinhas umedecidas perfumadas, entre outros. [Leia+]

"O químico especialista em tóxicos André Cicolella destacou que estes produtos contêm cada vez mais conservantes, alguns dos quais interferem no sistema hormonal dos usuários."


Mais de 25% das casas no Brasil têm PC, mas acesso ainda é restrito

via Folha Online

Com facilidades para compra, o computador já está presente em mais de um quarto do total de residências no Brasil.

Em 2007, cerca de 15 milhões de domicílios tinham pelo menos um microcomputador, a maioria deles com acesso à internet, de acordo com a Pnad 2007 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira. [Leia+]

"O número representa 27% do total de domicílios no país (56,3 milhões), mais que os 22,4% de 2006. Isso quer dizer que, no ano passado, 2,9 milhões de casas passaram a ter computadores. Foi o maior crescimento desde que a Pnad passou a investigar domicílios que tinham computadores, em 2001."

Dieta mediterrânea previne câncer e problemas cardiovasculares

via G1

A dieta mediterrânea, típica daquela região da Europa, pode diminuir o risco de morte cardiovascular e câncer. Essa foi a conclusão de pesquisadores da Universidade de Florença, na Itália. Os especialistas realizaram uma revisão em artigos já publicados sobre o tema. A pesquisa abrangeu 12 estudos, com mais de 1,5 milhões de participantes, acompanhados durante 18 anos. [Leia+]

"Um prato da dieta mediterrânea é diferente da ocidental por conter apenas 8,5% de gorduras contra 20 a 25% dos pratos ocidentais. As bases da dieta mediterrânea são trigo, azeite de oliva, verduras e legumes. As carnes e os queijos são magros. Ainda aparece a figura de uma dose de vinho tinto a cada refeição."

Pulso de raios X é descoberto pela primeira vez em buraco negro supermassivo, estudo põe fim a uma busca de 20 anos

via FAPESP

Cientistas britânicos apresentaram, pela primeira vez, evidências de que há relação entre os buracos negros de pequeno porte e os buracos negros supermassivos.

Os pesquisadores da Universidade de Durham, na Inglaterra, descobriram que um forte pulso de raios X está sendo emitido de um buraco negro gigante em uma galáxia a 500 milhões de anos-luz da Terra.

O pulso é emitido pelo gás que é sugado pela gravidade do buraco negro no centro da galáxia REJ1034+396. A descoberta foi descrita na edição desta quinta-feira (18/9) da revista Nature.

Pulsos de raios X são comuns entre os buracos negros de pequeno porte, mas pela primeira vez essa atividade foi identificada em um buraco negro supermassivo. Acredita-se que a maioria das galáxias, incluindo a Via Láctea, contenha buracos negros supermassivos em seus centros. [Leia+]

"Segundo o estudo, esses buracos negros pequenos são conhecidos como sistemas binários de raios X por serem compostos por uma estrela próxima a um buraco negro com massa dez vezes maior que a do Sol. Já os buracos negros supermassivos, localizados nos núcleos das galáxias ativas, têm massa extraordinariamente alta, de centenas de milhões de vezes a do Sol."

Cientistas estudam imunoterapia contra câncer

via Terra

Pesquisadores internacionais reunidos em Zaragoza, na Espanha, anunciaram nesta quarta-feira que estão trabalhando na aplicação da imunoterapia para a destruição dos tumores cancerígenos.

O anúncio foi feito durante a apresentação de um congresso sobre "Citotoxicidade, morte celular e sistema imune", que reúne 120 pesquisadores de 24 países na Universidade de Zaragoza.

O estudo procura compreender os mecanismos pelos quais determinadas células do organismo são capazes de matar as células tumorais. [Leia+]


"Essa pesquisa básica poderá ser transferida em um futuro não muito distante para as clínicas, acrescentou Alberto Anel."

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Yngwie Malmsteen [Trilogy Suite Op.5 - First Movement]



Quando Yngwie Malmsteen decidiu lançar Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in E flat minor Op. 1, a idéia de combinar música erudita e rock'n'roll já não era mais tão inovadora.

Entretanto, pela primeira vez na história da música, a guitarra foi o principal instrumento do concerto, e nada mais lógico do que Yngwie Malmsteen ser o autor de tal façanha, afinal, o músico é um dos grandes especialistas na mistura dos dois gêneros. O resultado é simplesmente impressionante.[+ Malmsteen]

Casca de alimento tem até 11 vezes mais nutriente que polpa

via Estadao

Estudo feito com 19 alimentos, que vão compor uma tabela de avaliação do teor nutritivo, apontou que a folha do brócolis chega a ter 5 vezes mais proteínas e 20 vezes mais carotenóides (precursor da vitamina A) que o talo. Já a laranja, conhecida por ser rica em vitamina C, fica atrás, por exemplo, da casca da jaca, que tem 11 vezes mais.

A pesquisa comprova que a casca e folhas de algumas frutas, verduras e legumes, que normalmente vão para o lixo, são tão nutritivas quanto a própria polpa.

Os resultados, divulgados nesta terça-feira, fazem parte da nova lista de alimentos da tabela de composição nutricional de partes não-convencionais, geralmente descartadas. Já estavam na relação 20 outros alimentos. A tabela traz a análise de 11 itens: proteínas, carboidratos, lipídeos, fibras, vitamina C, carotenóides, cálcio, potássio, fósforo, ferro e água. [Leia+]

"O estudo vem sendo realizado desde 2003 pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu (SP), a pedido do Sesi-SP. Conforme os resultados, todos os novos alimentos da tabela têm algum tipo de nutriente na casca, talo, rama, folha ou semente. "

Embalagem "anti-roubo de sanduíche"



via skforlee

Se você já teve o seu almoço roubado, sabe bem a raiva que dá! E sabe que não importa o quão bem você tente escondê-lo na parte de trás do refrigerador, ele não vai estar lá quando você abrir.

Pois bem, não se lamente mais, porque a "Sacola Anti-Roubo de Almoço" (The Anti-Theft Lunch Bag) vai salvar você. Após colocar o seu sanduíche ali dentro, ninguém vai querer tocá-lo mais.

Se estiver interessado envie um e-mail para skforlee@gmail.com e você será informado quando elas estiverem disponíveis
. [Leia+]

"Trata-se de embalagens plásticas para sanduíche que têm manchas verdes de "mofo" impressas de ambos os lados."

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Conjunto de copos de Coca-Cola em forma de latinha de refri



via Inspire me, now!

Os amantes do refrigerante Coca-Cola vão adorar esta novidade!

"Conjunto de copos de vidro em forma de latinhas do refri... Enjoy!"

The Solar Stik: gerador portátil de energia solar



via
Inhabitat

O Solar Stik ™ é um gerador de energia em pequena escala que é capaz de fornecer energia limpa e verde em qualquer lugar que se faça necessário.

O versátil sistema leva vantagem sobre ambas as tecnologias, solares e turbinas eólicas, e é rápido de montar, tornando-se ideal para as mais diversas aplicações, desde mover barcos, fornecer energia de emergência para atividades de lazer e recreação até prestar ajuda humanitária.
O preço inicial é de US $ 5000. [Leia+]

"Solução energética alternativa, pesando pouco menos de 80 libras, o versátil gerador pode ser montado rapidamente por apenas uma pessoa, e seu duplo painel solar de 50-watt é capaz de produzir cerca de 80 amperes-hora por dia."

Vaticano aceita evolução, mas não se desculpa com Darwin

via G1

O Vaticano disse nesta terça-feira (16) que a teoria da evolução é compatível com a Bíblia, mas não planeja um pedido de desculpas póstumo a Charles Darwin pela fria recepção dada a ele há 150 anos.

O arcebispo Gianfranco Ravasi, o ministro da Cultura do Vaticano, deu a declaração durante o anúncio de uma conferência de cientistas, teólogos e filósofos que acontecerá em Roma em março de 2009, marcando os 150 anos da publicação da obra 'A Origem das Espécies', de Darwin.

Igrejas cristãs foram por muito tempo hostis a Darwin, pois sua teoria conflitava com a acepção bíblica literal da criação. [Leia+]

"Talvez devêssemos abandonar a idéia de emitir pedidos de desculpas como se a história fosse um tribunal que está eternamente em sessão", disse, acrescentando que as teorias de Darwin 'nunca foram condenadas pela Igreja Católica e nem seu livro havia sido banido'."

Vídeo na web anuncia chegada de ETs em outubro

via Terra

Uma mensagem supostamente enviada por extraterrestres, que está sendo divulgada por vídeos na web, anuncia a vinda de uma nave espacial à Terra no dia 14 de outubro, o que comprovaria a existência de outras formas de vida inteligente no Universo.

A mensagem extraterrestre, que teria sido "canalizada" pela australiana Blossom Goodchild, anuncia a presença de uma nave-mãe sobre algumas regiões não-especificadas da Terra - apenas "Alabama" e "Hemisfério Sul" são mencionados - a partir de 14 de outubro, por um período mínimo de três dias.

O vídeo se multiplicou, foi visto por milhares de internautas e ganhou até versão em português - que pode ser vista em http://tiny.cc/Awq0y, com a tradução da mensagem na íntegra. [Leia+]

"O anúncio 'ditado' pelos seres cósmicos da entidade foi feito em 1º de agosto e enviado por e-mail pela australiana a 128 pessoas, segundo ela mesma. A notícia se espalhou pela Internet e logo foi postada em forma de vídeo no YouTube."


Inteligência artificial pilota helicópteros

via INFO Online

Um helicóptero sobrevoou sozinho o campus da Universidade de Stanford, nos EUA, na segunda-feira (15/09), em um teste de inteligência artificial.

O helicóptero autônomo girou em torno de seu próprio eixo longitudinal, fez curvas e manobras dos mais variados tipos. [Leia+]

"A máquina é equipada com um sistema de inteligência artificial desenvolvido por cientistas de Stanford e aprendeu a voar observando acrobacias aéreas de um helicóptero controlado por seres-humanos usando rádio."


José Saramago estréia blog na internet



via
BBCBrasil.com

O escritor português José Saramago lançou, nesta semana, um blog na internet para estabelecer uma nova forma de comunicação com seus leitores.

Intitulado O Caderno de Saramago, o blog está disponível dentro do site da Fundação Saramago e já conta com dois textos publicados pelo Prêmio Nobel de Literatura. [Leia+]

"Segundo o autor, o espaço irá trazer 'o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice'."


Estudo: mudar de dieta e estilo de vida retarda envelhecimento

via Estudo

Um estudo piloto mostrou pela primeira vez que uma mudança de dieta e estilo de vida eleva os níveis da enzima telomerase, fundamental para a conservação dos telômeros nas células, que controlam o envelhecimento, segundo a revista médica The Lancet.

Os telômeros são os extremos dos cromossomos. Trata-se de complexos de DNA cuja função principal é a estabilidade estrutural dos cromossomos nas células, a divisão celular e a duração das raízes celulares. Estão também envolvidos em doenças como o câncer.

A telomerase é a enzima que repara e alarga os telômeros, uma função vital para a manutenção das células do sistema imunológico. O encurtamento dos telômeros é um indicador do risco de doença e de morte prematura em muitos tipos de câncer, entre eles os de mama, próstata, intestino e pulmão. [Leia+]

"À medida que as células se dividem, os telômeros se cortam e os cromossomos se desestabilizam, o que leva ao envelhecimento e, finalmente, à morte. Ou seja, à medida que os telômeros se cortam, diminui a vida do indivíduo."


Fotografado planeta em órbita de estrela semelhante ao Sol



via
Estadao

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciaram nesta segunda-feira, 15, a primeira fotografia já feita de um planeta girando em torno de uma estrela semelhante ao Sol.

O mundo fotografado, no entanto, é bem diferente da Terra: trata-se de um 'Júpiter quente', uma categoria de planetas com massa comparável à do maior mundo do Sistema Solar. No caso, o planeta tem oito vezes a massa de Júpiter e temperatura estimada em 1.500º C.

Até agora, os únicos planetas de fora do Sistema Solar que já haviam sido fotografados eram corpos errantes, que não estão presos gravitacionalmente a nenhuma estrela, ou que orbitam uma categoria específica de estrela de pouco brilho, as anãs marrons.

A maioria dos mais de 300 planetas já descobertos além do Sol foi encontrada por meio da influência gravitacional que os mundos exercem em suas estrelas. [Leia+]

"O trabalho que levou à descoberta do novo planeta é parte de um levantamento de mais de 85 estrelas jovens, formadas a cerca de 5 milhões de anos - o Sol, em comparação, tem quase 5 bilhões."


Cientistas testam com sucesso em ratos vacina contra câncer

via Estadao

Um grupo de pesquisadores da Wayne State University testou com sucesso uma vacina contra um tipo de câncer de mama em ratos, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira, 15, na revista americana Cancer Research.

São os tumores de mama causados por um excesso da chamada proteína HER2, encontrada em baixas concentrações nas células normais da mama e cuja função é promover o crescimento.

Este tipo de tumores é especialmente agressivo e afeta de 20% a 30% das pacientes com câncer de mama. Os medicamentos existentes hoje em dia combatê-lo, como o trastuzumab (Herceptin) ou o lapatinib, geram, no entanto, resistência em uma proporção significativa de pacientes. [Leia+]

"Através da aplicação de impulsos elétricos, os pesquisadores introduziram o gene que produz a proteína HER2 nos músculos das patas dos ratos, junto com um estimulante do sistema imunológico."


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Descoberta espécie primitiva de formiga na Amazônia



via
Estadao

Cientistas alemães descobriram na selva amazônica uma nova espécie de formiga, tão estranha e diferente de suas irmãs, que se pode considerar como 'marciana', ou vinda de outro planeta, anunciou nesta segunda-feira, 15, um porta-voz do Museu de Ciências Naturais de Karlsruhe.

A raridade da nova formiga, considerada a mais primitiva das existentes, está presente no nome científico que recebeu: Martialis heureka, que traduzido livremente poderia significar 'Hurra, achei uma vinda de Marte!'

De cor branca, depredadora, cega e de três milímetros de comprimento, ela é uma formiga fêmea, trabalhadora e estéril, encontrada casualmente pelo entomologista alemão Christian Rabeling. [Leia+]

"Rabeling e Verhaagh destacaram que o novo inseto é tão estranho que, pela primeira vez em 85 anos, foi aberta uma nova subfamília das formigas, batizada como Martialinae, as 'que vêm de Marte'. "

Templo de Ramsés II é descoberto no Cairo

via G1

Uma equipe de arqueólogos egípcios desenterrou no Cairo um templo de Ramsés II e pedaços de uma estátua do conhecido faraó, uma descoberta rara na capital do Egito, informou a agência oficial MENA nesta segunda-feira (15). [Leia+]

"O templo construído por Ramsés II, um dos mais famosos faraós, membro da XIX dinastia (século XIII antes de Cristo), foi encontrado na região de Ain Shams, no leste do Cairo, frisou a agência."


domingo, 14 de setembro de 2008

Estudo descreve 'GPS' em cérebro de taxistas londrinos



via
Terra

Cientistas descreveram o que chamaram uma espécie de 'sistema de navegação' nos cérebros de motoristas de táxi londrinos.

Os pesquisadores da University College of London analisaram imagens dos cérebros dos motoristas enquanto eles simulavam dirigir por uma recriação das ruas de Londres.

Diferentes regiões do cérebro eram ativadas à medida que eles examinavam opções de rota, avistavam locais familiares ou observavam o comportamento de seus passageiros.

Estudos anteriores já haviam mostrado que os motoristas de táxi possuem maior hipocampo - região do cérebro que desempenha um papel crucial na localização espacial e na navegação.

Segundo os cientistas, o cérebro até 'cresce de tamanho' à medida que coleta informações detalhadas necessárias para percorrer e se localizar nas labirínticas ruas da capital britânica. [Leia+]

"Os cientistas utilizaram ressonância magnética para obter imagens "minuto a minuto" do cérebro de 20 taxistas que foram encarregados de levar passageiros em um simulador das ruas de Londres."


Cabo permite gravar solo de guitarra no PC

via Folha Online

É o StealthPlug, cabo com conexão USB que permite gravar guitarra e baixo diretamente no computador.

Além disso, dá para substituir, por meio de software, os tradicionais pedais em gravações ou em apresentações ao vivo. [Leia+]

"O cabo, de 2,5 m, vem com o software AmpliTube 2 Live, para Mac OS X e Windows, que traz 15 combinações de amplificadores e 11 efeitos, como overdrive, delay e chorus."


Toyota Prius: ar-condicionado movido a energia solar



via
Ecoscraps

Elegante e dinâmica, a próxima geração do Toyota Prius tem ar-condicionado alimentado por energia solar.

"Os painéis solares no teto do veículo produzirão 1KW de eletricidade. É o início da energia solar."

Tetris Tiles: decore sua casa com azulejos coloridos


via NOTCOT

Os fãs do Tetris vão adorar estes azulejos! Que tal um Tetris Tiles na sua piscina? Ou na cozinha, sala de jogos, banheiro...

"São pequenas pastilhas de azulejos personalizados, produzidos no Reino Unido a partir das melhores cerâmicas italianas, já disponíveis numa vasta gama de cores, podendo ser disponibilizados em qualquer cor pantone de sua escolha…."


Disco Externo Wester Digital 1TB My Book Essential


via Tecnosh
Disco externo da Western Digital de 3.5″ com 1TB de armazenamento.

"A caixa, compacta, torna este Western Digital My Book Essential de 1TB o auxilio ideal para fazer os seus backups."


sábado, 13 de setembro de 2008

Droga vai poder melhorar a visão em até 40%

via JB Online

Estudos clínicos submetidos para avaliação da Anvisa, já publicados no New England Journal of Medicine, demonstram que cerca de 95% dos pacientes tratados com Lucentis tiveram a progressão da doença interrompida e cerca de 40% tiveram melhora da visão. [Leia+]

"A principal causa da perda de visão é a catarata, seguida pelo glaucoma e DMRI. De acordo com as informações divulgadas pelo médico retinologista Edgard Lion durante o XVII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, a patologia deve afetar cerca de 240 milhões de pessoas até 2010."


Disputa das eleições americanas inspira jogos de estratégia

via G1

John McCain aparece na segunda-feira em rede nacional na TV norte-americana para atacar seu opositor na disputa pela Casa Branca, o que o faz subir nas pesquisas de intenção de voto.

No dia seguinte, Barack Obama responde com um anúncio no mesmo tom, e volta a ultrapassar o republicano nas sondagens - e o ciclo se prolonga por longos meses.

Se em muitos momentos a campanha presidencial norte-americana parece uma brincadeira, ela se torna inspiração para jogos em que qualquer pessoa pode fingir disputar o cargo mais poderoso do mundo. [Leia+]

"Em “Political machine 2008”, por exemplo, o jogador simula uma campanha eleitoral completa, incluindo discursos, viagens, anúncios na TV, arrecadação de verbas, encontros com grupos de interesses, tudo o que Obama e McCain vêm enfrentando nos últimos meses. O jogo foi lançado para computadores e pode ser disputado em rede com outros 'candidatos'."


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Dinossauros sobreviveram milhões de anos por sorte, diz estudo

via O Globo Online

Estudo publicado na revista 'Science', nesta quinta-feira, afirma que os dinossauros sobreviveram durante milhões de anos na Terra porque tiveram sorte. A pesquisa liderada pelo paleontólogo Steve Brusatte, do Museu de História Natural da Universidade de Columbia, desmente teses anteriores de que atribuíam sua longa presença no planeta à sua superioridade sobre outras espécies. [Leia+]

"Ao contrário do que se acreditava até agora, os dinossauros não substituíram os "arcosaurios" - dos quais descendem crocodilos, répteis e aves - por serem uma raça dominante na disputa por habitat e recursos."


Britânicos fazem maior estudo da história sobre pessoas que 'voltaram da morte'



via
G1

Neurologistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, estão se preparando para iniciar o maior estudo de todos os tempos sobre as misteriosas experiências de quase-morte eventos em que pessoas dizem ter ido até a fronteira do Além e voltado para contar a história.

O trabalho vai monitorar pacientes que passam raspando pela morte em solo britânico, em países da Europa continental e nos Estados Unidos, anunciou a instituição. [Leia+]

"Alguns dos achados mais recentes da neurociência apontam como possível explicação para as experiências de quase-morte uma pane na região do cérebro responsável pelo senso de identidade e autopercepção do corpo. "

Arqueólogos encontram na Grécia sepulcros de cerca de 2.650 anos

via Folha Online

Uma equipe de arqueólogos desenterrou na província grega da Macedônia (norte) um total de 43 sepulcros que abrangem um período de quase quatro séculos, do ano 650 a.C. (antes de Cristo) a 279 a.C. As descobertas foram relatadas nesta quinta-feira pelo Ministério da Cultura grego. [Leia+]

"O assentamento de Arjontiko ficava em um cruzamento de caminhos de grande importância estratégica, tanto militar como para o comércio de objetos de luxo e de matérias-primas através dos séculos, segundo informaram os cientistas."


Metais biodegradáveis criarão nova geração de implantes médicos



via
Inovação Tecnológica

Três universidades norte americanas (Pittsburgh, Carolina do Norte e Cincinnati) estão unindo esforços para criar uma nova geração de dispositivos ortopédicos, craniofaciais e cardiovasculares que se adaptam à anatomia física do paciente e se dissolvem quando não são mais necessários.

O principal objetivo da pesquisa é reduzir a necessidade de cirurgias adicionais de acompanhamento e retirada dos dispositivos quando eles não são mais necessários, evitando o grande número de complicações que hoje acontecem nos procedimentos ortopédicos, evitando gastos com médicos e hospitais e reduzindo as necessidades de internações. [Leia+]

"As próteses, órteses e equipamentos médicos serão construídos a partir de ligas especiais de magnésio, às quais serão adicionados diversos tipos de agentes biológicos para promover a cicatrização e evitar a rejeição e as inflamações."


Brasil tem papel essencial no projeto de simulação do Big Bang



via
O Globo Online

Alguns dos sistemas do superacelerador de partículas acionado na quarta-feira para simular o momento da criação do Universo foram desenvolvidos com a colaboração de cientistas brasileiros, informa reportagem de Antonio Marinho, publicada no jornal 'O Globo'.

Pesquisadores da Coppe/UFRJ, por exemplo, atuaram em estudos de calorimetria, filtragem de dados e computação, além de terem ajudado a construir circuitos para registrar o choque entre prótons que vai tentar reproduzir o Big Bang num anel de 27 quilômetros de circunferência, a cem metros de profundidade, na fronteira da França com a Suiça. [Leia+]

"Cerca de dez mil cientistas de 180 instituições de pesquisa em 50 países participam da experiência, que busca encontrar a origem das massas das partículas e decifrar a origem do Universo."


Modem que viabilizará banda larga pela rede elétrica custará R$ 100

via IDG Now!

A estréia da banda larga pela rede elétrica em São Paulo e em Curitiba, organizadas, respectivamente, pela AES Eletropaulo e pela Copel, se beneficiarão de um modem com preço máximo de 100 reais.

A Universidade Federal de Juiz de Fora está desenvolvendo um modem nacional com preço de 100 reais e com velocidade atual de 500 MB na camada física. [Leia+]

"Com a produção nacional de modem, a oferta de banda larga pela rede elétrica poderá ter valores mais acessíveis do que as tecnologias de TV a cabo e ADSL."