segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Equipamento de invisibilidade de segunda geração é criado

via Inovação Tecnológica

Há poucos mais de dois anos, cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, demonstraram um equipamento capaz de criar 'invisibilidade', baseado em metamateriais - uma classe de materiais sintéticos de estrutura complexa, não existentes na natureza.

Agora, a mesma equipe apresentou uma espécie de 'manto da invisibilidade 2.0', a segunda geração do metamaterial que, segundo eles, traz para mais próximo a possibilidade de tornar objetos invisíveis ao olho humano.

A maioria dos experimentos com invisibilidade trabalha na região das micro-ondas [veja Invisibilidade: o que é fato científico e o que é ficção científica]

O novo metamaterial é mais sofisticado, fazendo com que a invisibilidade opere em uma maior faixa de frequências do espectro eletromagnético, e não apenas na faixa das micro-ondas. [Leia+]

"O avanço foi possível graças ao desenvolvimento de uma série de algoritmos de alta complexidade que permitem o projeto e o desenvolvimento de metamateriais mais complexos e com propriedades melhor controladas."

Um comentário:

João S. Magalhães disse...

Olá, amigo

Por que você não colocou o post sobre o vírus Conficker aqui no seu blog?

Acho que você receberia muitas visitas, uma vez que a matéria é de interesse de todos os internautas.

Obrigado pelo alerta.

Grande abraço e sucesso para seu blog