quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Evolução forçada: Mutações induzidas poderiam matar os vírus?



via
Diário da Saúde

Soa como um filme de ficção científica: uma nova epidemia ameaça a Terra, mas os cientistas projetam um medicamento que força o vírus a uma mutação que o leva à extinção.

A epidemia, mesmo que possível, ainda é uma ficção. Mas o medicamento poderá se tornar uma realidade antes que ela possa nos ameaçar de fato, graças a uma pesquisa feita por biólogos da Universidade Rice (Estados Unidos).

A idéia de Deem é criar uma espécie de "mutagênese letal" para vírus e bactérias, criando medicamentos que acelerem as taxas de mutação dos vírus e os levem além de um limite conhecido como "transição de fase."

"É isto o que estamos fazendo aqui. Se você souber a taxa de recombinação, a taxa de mutação e a função de adaptação, nossa fórmula pode predizer analiticamente as propriedades do sistema," diz o pesquisador. [Leia+]

"O estudo, que será publicado no jornal Physical Review E, é a mais completa análise matemática já feita dos mecanismos que dirigem a evolução dos vírus e bactérias."

Um comentário:

Unknown disse...

Universidade Rice...mielle/nao levo muita fé em pesquisas de universidades americanas / elas sempre precisam de grana...vou colocar que descobri a cura das hemorroidas através da eliminaçao do anus (cu) no embriao...é..vamos ver mas que o cara tomou um cha de cogumelo tomou antes de ter esta ideia.