segunda-feira, 22 de junho de 2009

Laseres de alta intensidade surpreendem cientistas



via
Scientific American Brasil

Laseres ultraintensos são muito promissores para o aperfeiçoamento de ferramentas científicas como a espectroscopia atenuada induzida por laser (LIBS, na sigla em inglês) e como auxiliar na compreensão da física atômica, molecular, de plasma e na óptica.

A grande intensidade desses laseres ─ atribuída aos rápidos, mas potentes pulsos de energia que emitem ─, entretanto, é uma barreira que os cientistas precisam vencer para poder compreendê-los e caracterizá-los melhor.

Pesquisadores da University of Arizona, em Tucson, e da University of Central Florida, em Orlando, relataram na revista Science, em abril, ter encontrado uma maneira de curvar um feixe de laser pulsado de alta intensidade, uma descoberta que, certamente, os ajudará a entender melhor o comportamento de pulsos ultra-intensos e a encontrar novas aplicações tecnológicas. [Leia+]

“As pessoas esperam que os laseres se comportem de certa forma, como se propagar em linha reta,” observa Pavel Polynkin, pesquisador-chefe e professor associado do College of Optical Sciences da University of Arizona. “O fato de um raio laser se curvar é realmente incomum.”

Nenhum comentário: