segunda-feira, 22 de junho de 2009

Inpe promove observação astronômica via internet



via
MCT

O Miniobservatório Astronômico da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) abriu inscrição para as instituições de ensino interessadas em realizar sessões de observação astronômica remota no segundo semestre do ano.

Numa sessão remota, estudantes de qualquer nível e cidade podem visualizar o céu noturno a partir de suas próprias escolas, pela Internet, como se estivessem diante do telescópio localizado no observatório do Instituto, que fica em São José dos Campos (SP).

Um sistema computacional possibilita o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais dos astros, entre outras tarefas. Não é necessário conhecimento avançado de Informática ou Astronomia para participar.

As observações astronômicas remotas promovidas pelo Inpe integram o projeto educacional Telescópios na Escola (TnE), de caráter multi-institucional coordenado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). As imagens celestes capturadas numa observação remota podem ser utilizadas a posteriori em sala de aula com o intuito de fixar conceitos em Matemática, Física e Astronomia de um modo participativo e bastante lúdico.

Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia (AIA), esta temporada no Miniobservatório oferece novidades, tais como a realização de sessões remotas às terças e quintas-feiras acompanhadas sempre por um pesquisador em Astrofísica, o apontamento dos astros usando uma interface computacional própria de céu virtual, o uso de filtros astronômicos na aquisição das imagens, e a execução de projetos observacionais simples, como acompanhar o movimento aparente de um asteroide em tempo real.

Para participar das sessões de observação remota é necessário que o educador inscreva sua instituição por meio do formulário que se encontra na página da Divisão de Astrofísica. [Leia+]

Nenhum comentário: