terça-feira, 2 de junho de 2009

Maioria dos astronautas tem dor de cabeça no espaço



via
Terra

Uma pesquisa realizada na Holanda sugere que mais de 60% dos astronautas sofrem de dores de cabeça quando estão no espaço.

Depois de entrevistar 17 astronautas experientes, especialistas do departamento de neurologia da Universidade de Leiden descobriram que eles deixavam de sofrer com o problema quando voltavam à Terra.

Nove dos casos começaram durante o lançamento das espaçonaves, outros nove durante a estadia na Estação Espacial Internacional, um durante atividades fora da Estação e dois no pouso.

Os pesquisadores acreditam que há vários motivos para as viagens espaciais provocarem dor de cabeça, e a principal delas é a microgravidade.

O fenômeno causa a queda dos níveis de oxigênio no sangue e uma mudança na irrigação do cérebro, o que poderia aumentar a pressão intracraniana - dois fatores que poderiam resultar na dor. [Leia+]

"Apesar de esse tipo de problema não ser considerado muito grave, nosso estudo demonstra que dores de cabeça incapacitantes ocorrem frequentemente em astronautas que não sofrem disso quando estão na Terra, afirmou Alla Vein, um dos cientistas envolvidos na pesquisa."

Nenhum comentário: