segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pequenos organismos podem agitar o oceano como o vento

via Ciência e Saúde
Henry Fountain
The New York Times

O que agita o mar? Ventos e ondas, certamente. No entanto, cientistas há muito tempo se perguntam como o movimento de peixes e outros organismos - mesmo os mais pequeninos, como o zooplâncton - pode contribuir para a agitação do oceano.

Um estudo realizado por Kakani Katija, doutorando da California Institute of Technology, e seu orientador, John O. Dabiri, determinou que o movimento dos organismos do oceano gera uma contribuição significativa.

No entanto, os pesquisadores não se referem aos efeitos de barbatanas ou nadadeiras farfalhantes. Em vez disso, como relatam na 'Nature', a agitação é causada apenas pelo movimento dos corpos na água.

O conceito, chamado de 'corrente fluida', foi proposto inicialmente pelo neto de Charles Darwin, também chamado de Charles.

A ideia é que um corpo que se movimenta através de um fluido coloca em movimento o fluido ao seu redor. O efeito depende da forma e do tamanho do corpo e é acentuado se o fluido é viscoso. Para pequenos organismos, a água do mar é relativamente bastante viscosa. [Leia+] [Tradução Gabriela d'Avila]

"Os pesquisadores estimaram que, globalmente, a agitação do oceano causada pelo efeito de pequenas criaturas marinhas era praticamente igual àquela causada por ventos e ondas. Entretanto, a estimativa dos pesquisadores foi conservadora, dizem eles, pois consideraram apenas as criaturas que nadavam sozinhas."

Nenhum comentário: