segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cientistas descobrem processo imunológico que ajuda no tratamento do câncer



via
Folha Online [Ciência]
da Efe, em Buenos Aires

Cientistas argentinos descobriram o mecanismo que interrompe o sistema imunológico humano - o que teria importância fundamental para desenvolver tratamentos contra o câncer, diabetes e esclerose múltipla, informaram fontes oficiais nesta segunda-feira (10).

O grupo de pesquisadores, liderado por Gabriel Rabinovich, encontrou 'as engrenagens moleculares' que fazem com que o sistema imunológico seja desativado e permita, por exemplo, a expansão de células cancerígenas, afirmou um comunicado do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) argentino.

A descoberta é fundamental para o desenvolvimento de tratamentos contra tumores ou doenças como a esclerose múltipla, a artrite ou a diabetes, entre outras, que aparecem quando o sistema imunológico age sem necessidade e ataca os próprios tecidos, explicaram os pesquisadores. [Leia+]


"Este circuito capaz de silenciar o sistema de defesa é conhecido como 'tolerância imunológica'. Esta indução de tolerância tem uma importância-chave para evitar o desenvolvimento de doenças autoimunes e de promover a aceitação de transplantes", afirmou o Conicet."

Nenhum comentário: