terça-feira, 28 de agosto de 2007

Filme 3D será projetado no festival de Veneza pela primeira vez

via UOL Cinema



Pela primeira vez na história dos festivais de cinema de Veneza, na Itália, será projetado um filme inteiro em formato digital de terceira dimensão.

O evento está programado para 5 de setembro no especial 'Tim Burton Day', quando será proposta uma nova versão 3D do longa-metragem idealizado e produzido por Tim Burton e dirigido por Henry Selick 'O Estranho Mundo de Jack', apresentado em Veneza em 1994.

Segundo uma nota, isso foi possível devido ao trabalho constante e a colaboração da equipe de cinema digital da Bienal de Veneza com a equipe de produção da Disney. Com os novos óculos 3D "Shutter", o público terá a possibilidade de "entrar em contato" com os personagens do filme. A tecnologia 3D obtém um efeito tridimensional projetando uma imagem dupla, uma para o olho esquerdo e outra para o direito, que cria a sensação de profundidade e realidade.

A Disney Digital 3D explorou essa tecnologia em um nível nunca experimentado por meio da utilização de somente um projetor, que muito rapidamente (144 vezes por segundo) alterna as imagens para o olho direito e o esquerdo, fazendo assim com que o cérebro receba o estímulo da terceira dimensão.

O novo procedimento da Disney Digital 3D foi usado pela primeira vez no filme "O Galinho Chicken Little" (2005), mas "O Estranho Mundo de Jack" explora um nível superior. O filme, de fato, marca a primeira vez em que uma película analógica em duas dimensões é convertida em formato digital 3D. O filme na versão 3D será lançado no cinema europeu na próxima festa de Halloween, em 31 de outubro.

Nenhum comentário: