Saiba+ BBCBrasil
"Cientistas descobriram uma seqüência genética que passou por mudanças evolucionárias aceleradas nos humanos e pode explicar por que o cérebro humano é mais desenvolvido que o dos outros animais.
O estudo internacional, liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, usou computadores para comparar os genomas de chimpanzés, humanos e outros vertebrados para identificar quais elementos do genoma humano haviam passado por mudanças radicais ao longo dos milênios.
No topo da lista que foi feita pelos pesquisadores ficou a região genética chamada de HAR1, ativa no cérebro humano durante uma época fundamental em seu desenvolvimento: as primeiras semanas de vida dos fetos.
O gene atua em células nervosas chamadas Cajal-Retzius, que têm papel fundamental na formação da estrutura em camadas do córtex cerebral humano e no crescimento e formação das conexões entre os neurônios.
'A descoberta é muito interessante porque o córtex humano é três vezes maior que nos nossos predecessores. Alguma coisa fez com que nossos cérebros evoluíssem para ser muito maiores e ter mais funções que os cérebros de outros mamíferos', diz David Haussler."
Nenhum comentário:
Postar um comentário