sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Site carioca conta vítimas da violência

Os brasileiros se habituaram a comparar a violência de suas metrópoles a conflitos do Oriente Médio, onde atentados a bomba e tiroteios chegam a matar dezenas de pessoas por dia. Dispostos a comprovar a teoria, dois jovens lançaram na quinta-feira (01) o primeiro site que conta as vítimas da criminalidade no Rio de Janeiro.

O site Rio Body Count reúne informações de jornais e em quase dois dias de atividade já conta 20 mortos e 13 feridos na cidade onde vivem os criadores da página na Web, o analista de sistema Vinicius Costa, 25, e o cartunista André Dahmer, 32. A inspiração veio do Iraq Body Count , que contabiliza pelo menos 56 mil mortos desde a invasão dos Estados Unidos ao país árabe.

"A intenção é chocar mesmo. A violência no Rio já ficou parecendo banal, ninguém tem dimensão do tamanho dessa tragédia que a gente vive diariamente", disse Costa à Reuters por telefone, enquanto respondia a alguns dos 500 e-mails que o site recebeu no breve período de funcionamento.

"Só tinha duas pessoas nos contestando, perguntando se não estávamos fazendo má propaganda da cidade. Eu respondi que má propaganda é o sujeito vir passar férias aqui e acabar morto, assaltado. O nosso trabalho foi só reunir as informações."

Nenhum comentário: