quinta-feira, 5 de abril de 2007

Blog para celular, "Twitter" vira moda nos Estados Unidos

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Fonte inesgotável de inovação científica e tecnológica, o Vale do Silício, na Califórnia, adotou o Twitter, um serviço de "miniblog" para os telefones celulares, como o item do momento que, agora, ameaça se tornar o próximo fenômeno "tecnocultural" da geração YouTube.

Recompensador para alguns, perda de tempo para outros, o Twitter é uma maneira simples e efetiva de atingir grandes audiências através do telefone celular ou de mensagens de texto curtas, de no máximo 140 caracteres.

O Twitter se define como uma "comunidade global de amigos e desconhecidos que respondem uma simples pergunta: O que está fazendo?".

As respostas são das mais variadas: "Meu nariz dói", diz a usuária "Edubya"; "Estou comprando um computador novo", diz Clay Woolam, de San Francisco; "Eu gostaria de estar na rua. Estou certo de que se não estivesse teclando tanto no Twitter, poderia ter saído antes", escreve "Pixel", de Louisville.

Por trás desta suposta banalidade se esconde uma ferramenta que pode ser bastante poderosa. O pré-candidato democrata à Presidência dos EUA John Edwards, por exemplo, está fazendo uso do serviço e, não por menos, já é conhecido como "candidato eletrônico" por tentar usar a rede para ampliar seu eleitorado.

Os partidários de Edwards podem saber, graças ao Twitter, o que o ex-senador tem feito. Recentemente, por exemplo, Edwards dava informações sobre sua incursão por vários estados em um esforço final de coleta de fundos para sua campanha.

O serviço foi lançado há alguns meses, mas só ganhou notoriedade em meados de março, durante o festival multimídia South by Southwest, no Texas, quando foi eleito a melhor ferramenta "blog".

O certo é que em seus sete meses de vida o sistema já supera os 100 mil usuários. O "Financial Times" não exagera quando afirma que o Twitter chegou ao "tipo de hipérbole numa região que se dedica a encontrar a próxima estrela da internet".

Jonathan Schwartz, presidente-executivo da Sun Mycrosystems, disse há poucos dias que o Twitter é o último acerto da geração YouTube. Schwartz se referiu ao Twitter como um aplicativo "viral", ou seja, com potencial de atingir audiências maciças através da rede e do boca a boca.

O Twitter é obra da Obvious, uma pequena companhia de San Francisco fundada por Evan Williams, de 34 anos, que tem em seu histórico a criação do "Blogger", software que permite a construção de diários pessoais comprado pelo Google em 2003.

Já o nome veio da idéia de Biz Stone, de 33 anos, que, segundo o próprio, "evoca pássaros, pequenas explosões de informação, algo trivial". "Todo mundo está piando, e até seus telefones trinam".


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