sexta-feira, 13 de abril de 2007
Ondas de calor, enchentes e extinções aguardam a Europa
via Estadao
"Multidões de golfinhos do Mediterrâneo poderão morrer com a elevação da temperatura do mar. No norte, focas terão dificuldade em encontrar geleiras para se reproduzir. Verões abafados colocarão a vida dos rebanhos britânicos em risco, e reduzirão o rendimento das lavouras ao longo da costa do Atlântico. Milhões de pessoas em regiões costeiras poderão ver suas casas engolidas pelo oceano. Ondas de calor brutais serão lugar-comum.
Esta é a perspectiva para a Europa delineada no segundo relatório internacional de cientistas sobre o aquecimento global. Membros do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC) divulgaram um resumo de suas conclusões na sexta-feira, 6, e publicaram o capítulo específico sobre a Europa nesta quarta-feira, 11.
'Pelo menos um verão de cada dois será tão quente quanto o de 2003... até o fim do século', disse Martin Beniston, da Universidade de Genebra, que participou da elaboração do relatório. Ele se referia à onda de calor que causou dezenas de milhares de mortes e prejuízos da ordem de US$ 15 milhões (R$ 30 milhões) à agricultura européia."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário